Veias e Varizes nos pés.

Por que aparecem? Até quando é normal?

Filipe Damasceno // 10 de Novembro de 2021

Olá. Tudo bem com você? Hoje vamos conversar sobre veias nos pés. Elas incomodam uma grande quantidade de mulheres.

Por que elas aparecem? Será que elas são veias normais ou são consideradas varizes? Ou em quais situações podem ser caracterizadas como varizes?

Então vamos responder todas essas dúvidas e algumas outras ainda hoje. Vamos lá?!

Varizes ou veias aparentes?

Eu não sei se você lembra, mas eu já escrevi um artigo falando o que são essas veias que você enxerga nos braços ou nas pernas.

Se você quiser conferir o artigo “Varizes ou apenas Veias aparentes?“, clique aqui.

Lá eu expliquei que em atletas e praticantes de musculação, estas veias mais aparentes também podem estar nos membros inferiores e serem absolutamente normais. A não ser em casos de sintomas ou exame de doppler alterado.

Falei também que se você não for um atleta de alto desempenho, pode tirar o cavalinho da chuva que suas veias visíveis nas pernas não são normais.

Porém eu senti um vazio, a sensação que nesse artigo ficou faltando “alguma coisa”. E então… lembrei o que era!!

Não cheguei a falar sobre uma parte que tem algumas particularidades e que em alguns casos fogem à regra. São as VEIAS DOS PÉS.

Será que todas as veias visíveis nos pés são varizes?

As veias visíveis nos pés são sempre varizes? Nem sempre! Existem sim casos que as veias visíveis nos pés são normais.

Claro que uma avaliação com seu médico vascular é sempre necessária para indicar se as veias que você está vendo nos pés são normais ou se já estão doentes e ou se são varizes.

Mas vou te explicar da forma mais prática possível como você também pode identificar essas veias.

Primeiramente vamos entender que a circulação venosa nos pés funciona de um jeito um pouco diferente da circulação do restante das pernas.

Nas pernas e coxas aproximadamente 90% da circulação venosa passa pelas veias profundas (aquelas mais internas e que não sofrem com problema de varizes). Já nos pés, assim como nas mãos, como são áreas muito delicadas, a divisão do trabalho das veias é dividido quase meio a meio entre as veias profundas e as veias superficiais (aquelas mais próximas da pele).

Logo, as veias superficiais nos pés existem em maior quantidade e comportam naturalmente mais sangue. Confere nessa figura ao lado a complexidade da anatomia das veias superficiais dos pés.

Quando as veias nos pés são normais?

As veias que são consideradas normais são, por incrível que pareça, veias mais dilatadas e que fazem certo relevo na pele dos pés. Especialmente sobre o dorso (a parte de cima ou peito do pé).

Elas normalmente não tem alteração da cor, ou seja, os vasos visíveis são da mesma cor da pele.

São justamente as veias da anatomia normal do pé, como visto na figura da anatomia, porém visíveis.

Exemplo é a fotos aqui do lado. E por que elas ficam aparentes? Vamos descobrir.

Por que essas veias nos pés aparecem?

a partir dos 30 anos, mas principalmente conforme envelhecemos, tendemos a perder colágeno e tecido subcutâneo (a gordurinha abaixo da pele) em algumas regiões do corpo e, assim, perdemos também o tônus (firmeza) e a elasticidade nessas áreas. Isso acontece, por exemplo, nos pés e nas mãos.

Também por detalhes da anatomia dos pés, por serem veias bastante superficiais, por onde passa tanto sangue quanto nas veias profundas e por estarem sobre regiões ósseas, com pouco tecido entre a pele e o osso.

Por esses motivos, em alguns casos essa veias podem ficar bastante aparentes.

Veias normais também podem ser indesejadas. Existe tratamento pra elas?

Mesmo sabendo que algumas veias aparentes nos pés e mãos são normais, não quer dizer que elas serão sempre agradáveis e super desejadas. Veias dilatadas nas mãos e pés podem ser um incômodo estético para muitas mulheres. Quando preferimos que elas não estivessem ali, podemos chamá-las de veias inestéticas.

Por isso, as veias ficam muito aparentes, conferindo um aspecto envelhecido e “condenam” a dona delas de que a idade está chegando.

Nesses casos, devemos ter certa moderação no tratamento dessas veias, pois como já disse, são veias normais e podem ser úteis para a circulação do membro.

Porém, se a paciente não estiver satisfeita com seu aspecto, mesmo elas sendo normais, essas veias também podem ser tratadas com métodos modernos sem cirurgia como o laser transdérmico e o endolaser.

Quando vasos nos pés podem ser varizes?

Existe, porém, casos que aparecem vasinhos finos ou até um pouco grossos, de cor alterada podendo ser escuros, vermelhos ou arroxeados.

Eles geralmente estão na parte mais lateral dos pés (tanto de fora como de dentro), também estão próximas ao calcanhar ou aos tornozelos.

Nesses casos, sinto dizer que esses vasos não são normais como os anteriores. São como esses vasinhos das fotos.

Por que surgem veias anormais ou varizes nos pés?

Os pés são os responsáveis pela árdua tarefa de suportar todo o nosso corpo, por isso são constantemente submetidos a altíssimas pressões.

Se lembrarmos que as veias tem a função de levar todo o sangue das pernas, contra a gravidade, de volta ao coração, e que os pés são a parte do corpo mais distante do coração, fica fácil entender o tamanho da dificuldade que as veias dos pés passam.

As veias dos pés são, dentre todas do membro inferior, onde a pressão do sangue é maior. Por isso, quando se ultrapassam as pressões que esses vasos toleram constantemente, eles se enfraquecem e dilatam, tomando aquele aspecto tão indesejado.

E esses vasos? Também podem ser tratados?

Algumas pessoas terão apenas vasinhos muito pequenos a vida inteira. Caso eles não representem um problema maior, como:

  • – gerar muito desconforto estético,
  • – ou incômodos sintomas,
  • – estarem presentes em grande quantidade,
  • – ou ainda serem um sinal de um problema de veias maiores, como as safenas.

Caso não apresente nenhum desses podem ser preservados e, lógico, devidamente acompanhados.

Já quando apresenta algum deles, o ideal é que seja tratados. O tratamento passa pela identificação e tratamento primeiro da causa, como uma safena doente, por exemplo.

Posteriormente podem ser tratados diretamente os vasinhos. Podem ser tratados também logo de início caso não haja um problema causador a ser corrigido primeiro.

O tratamento também é possível com técnicas não invasivas, sem cirurgia, como o uso do laser transdérmico e a escleroterapia.

Evitando complicações no tratamento de varizes nos pés

Como as veias superficiais dos pés tem uma importância maior do que no restante do membro inferior, e o fluxo de sangue é similar entre as veias profundas e as veias superficiais, os tratamentos dessa região precisam respeitar alguns cuidados.

Seja o tratamento de veias normais inestéticas ou de telangiectasias (vasinhos), devem ser feitos com muita cautela e em pequena quantidade a cada visita.

Caso sejam fechadas muitas delas ao mesmo tempo, não há tempo para a circulação se adaptar e pode causar inchaço do pé. Um inchaço que obviamente gera apreensão e que pode demorar pra se resolver.

Por isso, o ideal é que o tratamento seja sempre feito por cirurgião vascular e que seja realizado em pequenas sessões mais espassadas.

Outro caso de veias normais que incomodam

Existe ainda uma situação especial, que não é exatamente no pé mas que vale mencionar.

A parte da frente da perna (na conhecida canela), é uma região em que praticamente o osso da tíbia fica imediatamente abaixo da pele. Há pouco tecido entre um e outro.

Caso um vaso passe caprichosamente por essa região ele possivelmente também vai ficar aparente e também pode representar um vaso NORMAL.


Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e seus sintomas e viva plenamente.

Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.