Varizes tem relação com CIGARRO?

O que o tabagismo faz na sua circulação?

Filipe Damasceno // 31 de Julho de 2023

Olá! Tudo bem com você? Eu sei que esse artigo vai ser um fracasso!!! Aliás, TOMARA QUE SEJA!

Por quê? Pois graças ao bom Deus cada vez menos pessoas no mundo fumam. Finalmente a humanidade caiu na real e está entendendo que o tabagismo é tão prejudicial como você respirar direto do escapamento de um carro.

Aqui mesmo no consultório, nas minha consultas eu sempre pergunto a todas as pacientes se elas fumam, pois faz parte da avaliação das varizes, e ainda bem que o número de fumantes é mínimo!

E o cigarro tem a ver com as varizes? O tabagismo pode piorar a doença varicosa? Bom, se eu faço a pergunta na avaliação você já pode desconfiar que sim né?

Mesmo sendo poucos fumantes, eu tenho o objetivo de falar literalmente tudo sobre esse mundo das varizes e se eu puder ajudar uma única pessoa com esse artigo pra mim já valeu a pena.

Hoje então vamos conversar tudo sobre isso: qual é a relação entre cigarro e varizes? Como o cigarro age na sua circulação e por que você deveria procurar ajuda pra parar de fumar, se ainda não o fez. Vamos lá?

Você sabe quais são as maiores causas de morte no mundo? 

Galera, que o cigarro é um veneno (não só o cigarro, o tabagismo como um todo), eu não vou nem tentar me fazer de guru aqui por que você já está cansado de saber.

Você sabe quais são as maiores causas de morte no mundo todo?

“É tiro! No brasil deve ser tiro né? Não
Ah, é covid, ah é vacina. Nem perto
Ah é guerra, guerra da ucrânia. Nada disso!

As maiores causas de morte no mundo todo são as DOENÇAS CARDIOVASCULARES (e aqui pode ser entendido como infartos, AVCs etc). Além dessas temos câncer, diabetes, e depois bem mais atrás temos doenças infecto-contagiosas, problemas respiratórios e de saúde mental.

E qual é o problema do tabagismo?

Bom, o tabagismo é justamente um dos mais importantes fatores de risco para não somente um, mas algumas das maiores causas de morte que eu citei. Por exemplo, doenças cardiovasculares (que é a maior de todas), doenças pulmonares e até mesmo certos tipos de câncer.

Isso mesmo, certoS tipoS de câncer (no plural). Se engana redondamente quem acha que o tabagismo só traz câncer de pulmão.

Logo a gente pode afirmar que o tabagismo está relacionado às maiores causas de morte no planeta.



Como o cigarro e o tabagismo afetam a sua circulação?

Pessoal, nós temos, de maneira bem simplificada, 2 tipos principais de circulação: a circulação das artérias e a circulação das veias.

As artérias são os vasos que LEVAM o sangue para todas as áreas do corpo, ao contrário das veias que devolvem o sangue ao coração.

Não que o cigarro não prejudique as veias, como a gente vai ver mais pra frente. Mas o tabagismo vai prejudicar principalmente as artérias.

Ele vai lesando a parede dos vasos e com o tempo vão se formando placas endurecidas nas paredes das artérias que progressivamente vão diminuindo o fluxo sanguíneo, podendo chegar ao ponto de ocluir totalmente a artéria.

Essa é a chamada DAOP (Doença Arterial Obstrutiva (ou Oclusiva) Periférica). Ela acomete todas as artérias do corpo, mas basicamente algumas são mais “sensíveis” que outras. Por exemplo, de órgãos como rins, coração, cérebro e também das extremidades, especialmente membros inferiores.

Vários fatores podem causar essa doença mas os principais são tabagismo (claro né, se o artigo é de tabagismo) e diabetes descontrolado.

Aqui a dor é causada por isquemia, pela falta de sangue e oxigênio para uma certa área, portanto é normalmente intensa, que aparece quando o músculo demanda mais sangue, como ao caminhar e impede o paciente de continuar, obrigando-o a fazer várias paradas ao longo de alguns metros para parar a dor.

Conforme piora, a dor pode aparecer até em repouso e levar até a gangrenas pela falta de sangue.

Na medicina vascular ele é conhecido como mutilador de pernas. Sinto muito mas tenho que ser verdadeiro aqui. As figuras da parte de trás do maço de cigarros, como essa aqui, são até fofinhas comparadas com a realidade.

Depois parece que mudaram. Essa outra já é um pouco mais verdadeira (e impactante também né). Me desculpa tacar isso na sua tela, mas a realidade do tabagismo não é bonitinha mesmo não.

Além da DAOP, o tabagismo também é fator de risco para infartos, tromboses, aneurismas e a lista continua. Tem artigo completão sobre trombose aqui no blog também.



E o que o tabagismo tem a ver com as varizes?

Além de tudo isso, claro que o cigarro não ia escolher prejudicar somente artérias né? Ele é lesivo também para a parede das veias.

Embora possa parecer improvável, há evidências crescentes de que o tabagismo está relacionado ao desenvolvimento de varizes.

As varizes, como você que me acompanha já sabe, são causadas por uma série de fatores, incluindo idade, histórico familiar, obesidade e sedentarismo.

No entanto, o tabagismo pode contribuir para o desenvolvimento de varizes de várias maneiras. Ele afeta diretamente a saúde das veias, prejudicando as válvulas que são pequenas estruturas no interior das veias que ajudam a manter o sangue fluindo na direção correta e assim evitando o refluxo.

Essas válvulas são importantes porque evitam que o sangue flua no sentido invertido e se acumule nas veias, levando ao desenvolvimento das varizes.

Além disso, o tabagismo pode danificar o revestimento interno das veias, o que pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos, que é a nossa famosa trombose.

Além disso, o tabagismo também pode piorar os sintomas de varizes em pessoas que já as possuem.

Além disso, fumar pode aumentar a inflamação nas veias, o que pode piorar o inchaço e a dor associados às varizes.

Além disso, fumar pode aumentar o risco de úlceras nas pernas em pessoas com varizes, uma complicação grave que pode levar a infecções e outras complicações.

 

O que fazer então??

“Então pra mim já era! Eu já fumo há muito tempo”… NÃO!!

Não tem essa de tempo. A gente sabe que não é simples. Eu não sou ignorante pra falar aqui que é só você decidir parar de fumar e pronto. Vai precirar de uma determinação descomunal e muitas vezes vai precisar de ajuda profissional. Mas vale a pena!

Felizmente, parar de fumar pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de varizes e melhorar os sintomas em pessoas que já as possuem. Quando você para de fumar, o fluxo sanguíneo nas pernas pode melhorar, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de varizes. Além disso, parar de fumar pode ajudar a melhorar a saúde das veias, o que pode reduzir o risco de coágulos sanguíneos e outras complicações.

Além disso, há outras medidas que você pode tomar para reduzir o risco circulatório, mesmo se você ainda não conseguiu parar de fumar. Uma das maneiras mais eficazes de prevenir varizes é manter um peso saudável e fazer exercícios regularmente.

O exercício ajuda a controlar a pressão, o diabetes e melhorar a circulação sanguínea nas pernas, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento ou a piora das varizes. Além disso, o exercício regular vai te ajudar a manter um peso saudável, que como a gente sabe, é fator de risco conhecido para doenças circulatórias.

Tem artigo onde falo várias outras medidas que você pode tomar para prevenir as varizes ainda hoje que você pode conferir aqui!


Em resumo galera, ainda não foi inventado algum mal que o cigarro não faça. Se tem alguma parte do corpo que não sofre os prejuízos do tabagismo é porque a ciência ainda não descobriu. Você viu aqui apenas alguns dos males e sofrimentos que ele pode causar.

Ele prejudica a circulação como um todo e causa danos à parede dos vasos sanguíneos, levando a gangrena, trombose e com sorte, somente irá piorar suas varizes (pronto, falei).


Então se permita receber ajuda nessa transformação. Tome atitudes para parar de fumar o mais rápido possível (nada disso de semana que vem, no meu aniversário eu paro. HOJE!) e procure um profissional para te ajudar nessa missão. E conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.