Varizes ou apenas Veias aparentes??

O que são na verdade essas veias que você enxerga nos braços ou nas pernas

Filipe Damasceno // 08 de Julho de 2021

Olá! Tudo bem com você? Você já parou pra se perguntar o que são essas veias mais salientes que você observa nos braços e nas pernas?

Elas são apenas veias normais ou já podem ser consideradas varizes? Será que todas as veias visíveis são varizes?

Você vai conhecer a resposta desse grande dilema nesse artigo. Então vem comigo!

Veias salientes nos braços

Primeiramente precisamos entender que a circulação venosa nos braços funciona de um jeito um pouco diferente da circulação das pernas.

Nos membros inferiores aproximadamente 90% da circulação venosa passa pelas veias profundas (aquelas mais internas e que não sofrem com problema de varizes). Já nos braços ou membros superiores a divisão do trabalho de levar o sangue em direção ao coração é dividido quase meio a meio entre as veias profundas e as veias superficiais (aquelas mais próximas da pele).

Logo as veias superficiais nos braços comportam naturalmente mais sangue. Além disso, nos braços por estarem muito mais próximas do coração, as veias não sofrem com problemas de refluxo e insuficiência venosa (a não ser em casos raros).

Tanto em situações normais como em alguns casos especiais elas podem ficar bastante aparentes. Por exemplo, nos praticantes de atividades físicas que usam muito os braços, especialmente a musculação.

Neles os músculos precisam de uma maior quantidade de nutrientes, energia e oxigênio. Por isso, o maior fluxo de sangue por essas veias, deixando-as mais aparentes.

Portanto, as veias aparentes nos braços são absolutamente NORMAIS!!

Veias normais também podem ser indesejadas

Mesmo sabendo que as veias aparentes dos braços são normais, não quer dizer que elas serão sempre agradáveis e desejadas. Quando preferimos que elas não estivessem ali, podemos chamá-las de veias inestéticas.

Conforme envelhecemos, tendemos a perder colágeno e tecido subcutâneo (a gordurinha abaixo da pele) em algumas regiões do corpo e, assim, perdemos também o tônus e a elasticidade nessas áreas. Isso acontece, por exemplo, nas mãos.

Por isso, as veias ficam muito aparentes e “condenam” a dona delas de que a idade está chegando.

Nesses casos, devemos ter certa moderação no tratamento dessas veias, pois como já disse, são veias normais e podem ser úteis para a circulação do membro. Porém, se a paciente não estiver satisfeita com seu aspecto, mesmo elas sendo normais, essas veias também podem ser tratadas.

Veias salientes nas pernas podem ser normais?

Aqui a coisa muda completamente de perfil. Em atletas e praticantes de musculação, estas veias mais aparentes também podem estar nos membros inferiores.

Portanto, se você não for um atleta de alto desempenho, pode tirar o cavalinho da chuva que suas veias visíveis nas pernas não são normais (você chegou a pensar que eu ia te dar uma boa notícia, não foi?).

Mesmo em atletas as veias vísiveis também podem ser doentes, imagina em pessoas sedentárias. Nos atletas usamos mais os sintomas e o exame de doppler como referência.

Se houver alguns dos conhecidos sintomas da congestão venosa como dor, sensação de peso, cansaço, inchaço, queimação, cãimbras etc, podemos praticamente afirmar que as veias visíveis também estão doentes e portanto, tratam-se de varizes.

Já escrevi um outro artigo explicando quais são os Sintomas de varizes e por que você sente eles. Clique AQUI para conferir.

Um exame de doppler alterado, evidenciando refluxo ou dilatação exagerada nessas veias, por exemplo, também significa que estamos falando de varizes.

Tenho também um artigo onde falo sobre o que quer dizer o refluxo e as outras alterações no exame de doppler. Vou deixar ele AQUI para você conferir depois.


Percebeu que interessante: nos braços as varizes são raras. Já nas pernas o raro é que as veias visíveis não sejam varizes.

Gostou de saber disso? Consegui te tranquilizar um pouco em relação a essas veias visíveis nos braços? Desculpa se eu cortei seu barato em relação às veias visíveis das pernas.

Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e seus sintomas e das veias inestéticas que te incomodam e viva plenamente.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.