Varizes no bumbum e vagina?!?!

Será que nem lá as varizes dão descanso?

Filipe Damasceno // 29 de Abril de 2022

Olá! Tudo bem com você? As varizes podem aparecer em alguns lugares bastante atípicos e desagradáveis (aliás, não existe lugar agradáveis pra ter varizes, certo?).

O que eu quero dizer é que, em alguns casos, as varizes podem surgir em locais que as pessoas sequer imaginam que elas pudessem existir.

São casos por exemplo de varizes no bumbum, virilhas (conhecidas carinhosamente como veias do biquíni) e vagina (sim, vagina😱).

Hoje nós vamos conversar sobre esse tipo especial de varizes que incomodam mais gente do que se imagina. Vamos lá?!

Varizes em lugares “inapropriados”

Você que acompanha aqui o blog já sabe bem que as varizes e vasinhos são infinitamente mais comuns nas pernas devido à maior dificuldade do sangue subir em direção ao coração contra a gravidade.

Dependendo de certos fatores e tendência genética, com os anos as veias podem se “cansar” desse árduo trabalho e começam a se enfraquecer e dilatar. São as temidas VARIZES.

Independente disso, as varizes e vasinhos podem aparecer em qualquer parte do corpo. Tirando as pernas, as partes do corpo mais comuns são seio e colo, próximo a cicatrizes e no rosto, em especial no nariz (inclusive já fiz um artigo sobre esses vasos do rosto que você confere aqui).

Mas alguns desses casos podem ser particularmente desagradáveis pois mexem com a intimidade das mulheres. São os casos de varizes que surgem na região pélvica, que é próxima ou em torno da bacia.

Por exemplo, varizes:

– nas nádegas ou bumbum
virilhas: as conhecidas carinhosamente como veias do biquíni pois cruzam a parte da frente das coxas e virilha e ficam bem evidentes quando você usa aquele biquininho
vulva e vagina (até lá!)

Vamos combinar que são varizes que prejudicam fortemente a autoestima das mulheres. E muitas delas permitem que o quadro evolua por vergonha de buscar ajuda.

Por que aparecem essas incômodas varizes?

As varizes nessa região pode surgir pelo simples fato de serem a continuação das pernas, e também sofrerem com a sobrecarga da gravidade sobre a circulação das veias.

Essas varizes do bumbum e coxas, por serem áreas onde algumas mulheres acumulam tecido gorduroso com certa facilidade, também tem maior relação com obesidade e hormônios femininos.

Porém, pode também ser um quadro bem mais complexo e pouco diagnosticado: são as varizes pélvicas!

Nesse caso, as varizes nas nádegas, virilha e etc são apenas a parte visível, mas além dessas podem haver varizes também no útero, trompas e ovários.

Assim como as varizes das pernas, as varizes pélvicas são veias doentes e dilatadas nessa região. Portanto são veias com dificuldade em realizar sua função primordial de carregar sangue em direção ao coração adequadamente.

Isso leva à congestão venosa, ou seja, ocorre acúmulo de sangue com fluxo prejudicado, aumentando a pressão local e provocando cólicas muitas vezes graves.

O que pode causar varizes pélvicas?

Esse tipo especial de varizes tem uma grande relação com o número de gestações. Isso acontece porque durante a gravidez as veias pélvicas se alargam pelo maior fluxo de sangue na região, e podem não retornar ao seu tamanho normal após o parto. Nesse caso, há grande chance de se desenvolverem as varizes pélvicas.

Quanto mais gestações, maior a chance de sofrerem com esse problema. Porém nada impede que elas apareçam já na primeira gravidez.

Além da gestação, tem mais chances de sofrer com varizes pélvicas aquelas que já têm tendência genética ou histórico familiar de varizes.

Também surgem mais comumente em mulheres com problemas hormonais e distúrbios da menstruação.

O que as mulheres com varizes pélvicas sentem?

As principais queixas das mulheres que sofrem com varizes pélvicas são:

• Dor nas regiões pélvica e parte mais baixa do abdome, mais intensas nos dias próximos à menstruação e durante a mesma;
• Dor durante as relações sexuais;
• Incontinência urinária (incapacidade de prender urina);
• Inchaço / distensão no abdome;
• Sensação de peso na região da pelve;
• Sangramento intenso durante o período menstrual;
• Distúrbios hormonais e de fertilidade;
• Varizes visíveis na região da vagina, coxas ou bumbum.

Percebe que muitos dos sintomas se confundem com os de alterações menstruais e ginecológicas? Por isso o problema é tão menosprezado e subdiagnosticado.

Assim como nos membros inferiores, os sintomas podem dar um certo alívio quando a mulher permanece deitada, já que nessa posição o sangue tem menos resistência para voltar pro coração.

Entretanto, é comum mulheres relatarem uma dor que está sempre presente e que, no máximo, aliviam quando deitadas ou com remédios.

Outros problemas relacionados às varizes pélvicas

Além dos incômodos sintomas, que podem levar a um importante prejuízo na saúde e qualidade de vida da mulher, as varizes pélvicas podem gerar outros problemas.

Particularmente em casos de varizes na região vaginal, essas veias podem se romper e levar a um sangramento importante.

Isso é mais comum de acontecer quando submetidas a grandes pressões, especialmente durante o parto normal ou vaginal.

Isso é tão grave que muitas vezes é indicada cesariana quando é conhecido que a grávida é portadora dessas varizes.

Podemos citar como problema também seu difícil diagnóstico. As varizes pélvicas são, muitas vezes, confundidas com outras doenças ginecológicas, por causa dos sintomas semelhantes.

Isso leva ao grande atraso no diagnóstico e consequentemente, no tratamento, prolongando o sofrimento dessas mulheres.

Felizmente, com maior conhecimento que hoje temos sobre esse problema e o avanço dos exames e ferramentas diagnósticas, isso tem se tornado cada vez mais raro.

Lembrando que eu já fiz um artigo sobre varizes pélvicas, onde eu abordo com mais detalhes os sintomas, os exames e tratamentos, então não vou me alongar demais. Não deixa de passar AQUI pra conferir depois.

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.