VARIZES INTERNAS. Existe isso?? Tem tratamento?

Pernas pesadas e SEM varizes visíveis?

Filipe Damasceno // 05 de Novembro de 2022

Olá! Tudo bem com você? Essa aqui é uma das dúvidas que tira a paz de muita gente.

Você com certeza já ouviu falar disso, ou tem essa mesma dúvida ou quem sabe até já ouviu que varizes internas são o seu problema.

Será que existem varizes internas?? O que são elas? Será que essas veias tem tratamento?

Você está pronta pra descobrir? Vem comigo!

Primeiro vamos responder a que deve ser a maior dúvida de todas sobre esse tema:

Varizes Internas, existe isso??

Pra falar a verdade, na medicina vascular, a resposta deveria ser não!

Não existe esse termo (varizes internas) nos livros de cirurgia vascular, ou mesmo é falado entre médicos em geral e cirurgiões vasculares.

Se a gente pensar no que são as varizes, no rigor da palavra, varizes querem dizer:

Veias doentes e dilatadas, incapazes de cumprir adequadamente sua função primordial de levar o sangue venoso das pernas em direção ao coração.

Eu explico isso com mais detalhes lá nos primórdios do blog. Foi no primeiro artigo do blog “o que são varizes e como elas se formam”, que você pode conferir clicando aqui.

A gente pensa nas varizes como as veias vísiveis que te atormentam quando você queria estar usando um short ou vestido.

Mas se a gente pensar na definição que eu falei de varizes, não tem nada sobre veias visíveis, lembra?

Então, mesmo não existindo o termo “varizes internas” a gente pode subentender as varizes internas como aquelas varizes que não são visíveis.

Nesse caso, se a gente aceitar essas varizes não visíveis como “internas” aí a gente pode dizer que as varizes internas existem SIM! Mas você dificilmente vai ouvir um vascular usando esse termo.

 

Varizes internas não visíveis também podem ser um problema

Não são só as varizes vísiveis que são um problema. As visíveis, além do óbvio problema estético, quase sempre também já representam um sério problema de saúde.

E as veias doentes NÃO-visíveis? (tá, eu não queria fazer isso mas eu vou me esforçar pra dizer varizes internas). Bom, como eu disse, são veias doentes, então são dilatadas e com fluxo de sangue lento e prejudicado.

Então elas também podem causar todos os incômodos sintomas da insuficiência venosa. Sintomas como sensação de peso, cansaço, queimação, dor, câimbras, inchaço.

Falo mais sobre esses sintomas e por que você sente eles nesse artigo aqui.

Além disso, a evolução da doença pode levar à dermatite ocre, que são as alterações dos tecidos especialmente próximos aos tornozelos, como inflamação e escurecimento. Pode levar também à úlceras varicosas, o estágio mais avançado e perigoso da doença varicosa.

Falo também dos estágios da doença varicosa caso não receba tratamento nesse outro artigo aqui.

Se as varizes internas são capazes de causar todos esses sintomas e as complicações da evolução das varizes, quer dizer que elas obviamente devem receber a devida atenção.

São por exemplo aqueles casos que temos complicações e casos avançados de doença mas que aparentemente não se vêem varizes nenhumas.

 

Qual é o problema das varizes internas

Por algum tempo se usaram as varizes internas quase como uma condenação, ou para falar de casos impossíveis de tratar.

Em uma época em que não se conhecia a fisiopatologia, ou seja, o funcionamento da doença e não se tinham muitas opções de tratamento, essa era quase uma desculpa pra dizer que não se podia fazer nada. Era tipo:

“Olha, você tem um quadro grave e avançado mas, são varizes internas, então boa sorte.”

 

O que são as varizes internas??

Partindo do pressuposto que pode ser qualquer veia doente que não seja visível. As varizes internas podem ser:

1. Veias safenas com refluxo ou insuficiência (falo mais sobre isso também nesse artigo aqui)

2. Veias nutridoras: aquelas veias mais esverdeadas e que, por serem um pouco mais internas, são mais difíceis de enxergar. Elas que, como o nome diz, são a causa e alimentam os vasinhos. Eles que devem ser a base do tratamento, pois tratar os vasinhos sem tirar a causa, a gente estaria enxugando gelo. Também falo mais sobre esses vasos e por que muitos tratamentos não dão certo nesse artigo aqui.

Muitas vezes só é possível encontrar esses vasos com tecnologias especiais como o visualizador de veias, que temos aqui na clínica.

Podem estar presentes varizes internas de apenas um ou de alguns tipos diferentes.

 

Como são identificadas essas varizes internas?

Bom se elas não são visíveis a olho nu, você já deve imaginar que o caminho para identificar essas varizes provavelmente seja através de exames e tecnologias, certo?

Para isso nos utilizamos principalmente do exame de doppler e do visualizador de veias.

Existe tratamento para as varizes internas?

Uma notícia boa, pra variar. Claro que sim!! Existe tratamento para todos os tipos de vasos doentes hoje em dia.

A depender do tipo e tamanho dos vasos doentes as modalidades de tratamento podem ser muitas. Podem ser essas que a gente está sempre conversando aqui: o tratamento com Espuma Densa, o Laser endovenoso, a terapia combinada que é a união do Laser Transdérmico e a Escleroterapia Ampliada.

Eu não vou me aprofundar em nenhum desses tratamento por que já temos materiais bem completos sobre cada um deles que você pode baixar gratuitamente na aba MATERIAIS do site ou clicando sobre os nomes dos tratamentos no parágrafo anterior.


A moral aqui é: não é normal viver com dores e todos os outros sintomas da doença varicosa ou observar os sinais de piora da circulação das pernas.

Eles são sinais de que o problemas está evoluindo e que talvez você deva dar a devida atenção a esse problema, seja ele visível ou não.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente!

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.