Varizes e Exercício físico:

Herói ou vilão?

Filipe Damasceno // 25 de Abril de 2020

Olá! Tudo bem com você? Hoje vou esclarecer de uma vez por todas: exercícios físicos com varizes… liberado ou proibido? Melhora ou piora? Vamos lá.

Um pouquinho de como as varizes se formam

Como já falamos em outros artigos as varizes se formam pela perda da capacidade das veias de empurrar o sangue de volta ao coração contra a gravidade, o que leva a um acúmulo de sangue nos membros inferiores, levando a um enfraquecimento das veias e entra em um círculo vicioso de cada vez mais dilatação, congestão venosa e perda de função.

Não vou me extender aqui pois já esgotamos esse assunto no artigo sobre o que são varizes e como elas surgem (clique aqui para conferir).

O importante para nós hoje é responder de uma vez por todas se atividade física é benefíca ou prejudicial para portadores de varizes.

Nesse sentido basta pensar no seguinte mecanismo: tudo que facilita o retorno do sangue ao coração (ou seja, subir das pernas) é benefíco. Tudo que atrapalha é ruim. Até aí estamos indo bem.

O difícil é imaginar se determinadas atividades facilitam ou prejudicam a circulação.

A resposta é um pouco complexa mas vamos chegar lá.

O que acontece na circulação quando praticamos exercícios físicos? [O papel dos músculos] 

Sendo bastante simplista, a resposta é sim! Exercícios físicos são benéficos para varizes e para a circulação como um todo. Mas não saia ainda… Algumas atividades se feitas da maneira errada podem de fato piorar o quadro.

O sangue precisa retornar pro coração de alguma forma. Esse caminho são as veias, inclusive as veias superficiais que estão logo abaixo da pele e que estão relacionadas às varizes.

As veias dos membros estão em íntima relação com os músculos, passando entre eles, por dentro deles e em sua volta.

Ao contrair a muscatura acabamos comprimindo essas veias e impulsionando o sangue em seu interior para cima, em direção ao coração, portanto facilitando o trabalho das veias. De todos, a musculatura das panturrilhas são as mais importantes.

Quanto mais desenvolvida for a musculatura, maior sua capacidade de desempenhar essa função. Para isso é preciso exercitá-los.

Por conta dessa função secundária, é comum usarmos o termo bomba muscular (em alusão à bom cardíaca). Ou seja, o coração bombeia de cima para baixo e os músculos de baixo para cima. Claro que a comparação é um pouco exagerada. Mas é suficiente para entendermos a função das contratações musculares para a circulação.

☝️ Mas as minhas varizes aumentam quando faço exercícios…

O que acontece e que confunde muita gente é o seguinte: durante o exercício ou logo que ele termina, o sangue está circulando com muito mais intensidade para suprir as necessidades energéticas e de oxigênio dos músculos que estão sendo usados.

Isso pode dar uma aparência de “mais dilatadas” às varizes especialmente nesses momentos. Afinal, mais sangue terá que passar por elas.

É importante frisar que esse efeito é passageiro e dura enquanto houver esse aumento da demanda muscular por energia.

Mas os benefícios das contrações durante o exercício e principalmente o desenvolvimento da musculatura, esses seguem agindo e são muito maiores do que esse efeito temporário nas veias.

Então todo exercício é bom e recomendado para quem tem varizes?

Nem sempre… É aqui que uma observação importante deve ser feita!

Alguns tipos de exercícios que demandam carga e/ou explosão, sendo a musculação o principal exemplo, e em alguns outros esportes como levantamento de peso, alterofilismo etc, durante sua execução é demandada muita força. Esse processo leva ao aumento da pressão abdominal.

Por isso também são muito comuns praticantes destes esportes acometidos por hérnias abdominais.

Em virtude dessas grandes pressões abdominais, há um variado grau de prejuízo do retorno do sangue venoso ao coração.

Para facilitar, imagine o sangue tentando subir e a pressão abdominal empurrando ele de volta para baixo. Isso leva ao acúmulo de sangue nos membros inferiores.

Então esses estão proibidos? De forma alguma. Como já disse, o desenvolvimento da musculatura é muito benéfico. E o objetivo da musculação não é justamente a hipertrofia dos músculos?

A grande questão destes esportes é a TÉCNICA. Quando feitos sem técnica e orientação (fazer o exercício de qualquer jeito) pode agravar um quadro de varizes!

Como podemos minimizar o impacto?

• Fazer sempre o exercício com orientação e principalmente supervisão de um técnico ou profissional de educação física;
• Usar cargas adequadas, sem exageros;
• Procurar manter sempre a coluna ereta e o abdome contraído durante o movimento (aqui podem ajudar cintas abdominais ou corretores posturais, com recomendação profissional, claro);
•  Trabalhar a respiração e
Concentrar o trabalho muscular somente nos músculos que se deseja (não ficar se balanço ou compensando com outros músculos)

Essas são apenas algumas dicas para garantir que seu exercício será mesmo benéfico pra circulação e para prevenção ou melhora das suas varizes.

Não são necessários músculos de alterofilista. Mas músculos desenvolvidos e funcionais são mais do que suficientes.

Em resumo: mantenha-se em movimento e faça exercícios da maneira certa!

Fica ligada(o) que no próximo post vou falar sobre quais são os exercícios mais indicados para melhorar suas varizes.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode fazer contato comigo aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.