Veias aparentes nas MÃOS e BRAÇOS
Existe varizes nos braços??
Filipe Damasceno // 14 de Janeiro de 2024
Olá! Tudo bem com você? Você já parou pra se perguntar o que são essas veias mais “salientes” que você observa nos BRAÇOS e nas MÃOS?
Elas são apenas veias normais ou já podem ser consideradas varizes? E aqueles “nós“, como se fossem uns carocinhos ou bolinhas que algumas vezes ficam aparentes sobre as veias dos braços?
Você vai conhecer a resposta desse grande dilema hoje. E vamos falar também se é possível tratar e as opções de tratamentos dessas veias nos braços e mãos. Vamos lá?!
Veias aparentes nos braços
Primeiramente precisamos entender que a circulação venosa nos braços funciona de um jeito um pouco diferente da circulação das pernas.
Nos membros inferiores aproximadamente 90% da circulação venosa passa pelas veias profundas (aquelas mais internas e que não sofrem com problema de varizes).
Já nos braços ou membros superiores a divisão do trabalho de levar o sangue em direção ao coração é dividido quase meio a meio entre as veias profundas e as veias superficiais (aquelas mais próximas da pele). Logo as veias superficiais nos braços comportam naturalmente mais sangue e ficam mais aparentes.
Além disso, como você naturalmente utiliza muito mais a musculatura dos braços do que das pernas (movimenta mais os braços), e pelo fato de os braços estarem muito mais próximas do coração, e as veias dos braços não precisarem lutar constantemente contra a gravidade, logo não sofrem com problemas de refluxo e insuficiência venosa.
Portanto, eu já vou estragar a surpresa no início do vídeo mesmo e decretar que essas suas veias aparentes nos braços são absolutamente NORMAIS!!
Isso mesmo, não existem varizes nos braços!!
“Ah, mas eu tenho uma veia assim… NORMAL.
E essa veia tal que eu tenho desse jeito… NORMAL.
Mas… NORMAL!
Eu não estou dizendo que elas não sejam dilatadas e tal. Existem alguns casos especiais em que as veias podem sim ficar bastante aparentes. Por exemplo:
1. Atletas de alto desempenho
Em praticantes de atividades físicas que usam muito os braços, como a musculação, especialmente que levam a sério, como profissionais e atletas de alto desempenho, estas veias mais aparentes podem estar tanto nos braços quanto nas pernas.
Mas eu disse “alto desempenho”! Se você começou a malhar mês passado ou treina levinho só pra aliviar sua consciência, eu não estou falando de você!
Nessas pessoas os músculos precisam de uma maior quantidade de nutrientes, energia e oxigênio. Por isso, o maior fluxo de sangue por essas veias, deixando-as mais aparentes.
2. Pessoas magras
As veias superficiais podem estar tanto dentro das camadas da pele quanto no tecido subcutâneo, que é aquela camadinha de gordura que fica entre a pele e os músculos.
Uma pessoa bem magra naturalmente vai ter menos gordura nessa camada, logo qualquer veia que estiver nessa região pode ficar aparente nessas pessoas.
Esses são só alguns exemplos mais comuns, mas existem diversas situações que tornam essas veias dos braços mais evidentes e quase sempre (mais uma vez) normais.
“Nós” ou “bolas” sobre as veias dos braços
“Doutor, mas o que são aqueles “nós”, umas bolinhas, sobre as veias que aparecem nos braços? Essas sim são doentes com certeza, né?!”
Também não, jovem! O que acontece? As veias elas possuem válvulas, que são pequenas estruturas na sua parte interna, que asseguram que o sangue circule numa única direção, a direção do coração, como nessa figura ao lado.
Inclusive, no caso das varízes, devido à dilatação, aumenta o espaço que permite passagem do sangue entre essas válvulas, portanto elas já não conseguem garantir que o sangue flua somente no sentido do coração.
Só que nos braços nós já sabemos que não existem varizes, mas mesmo assim, mesmo em veias normais, em alguns casos, essa região das válvulas podem ficar mais abauladas e aparentes, como uma bolinha no trajeto das veias.
Portanto, mesmo nessa situação se tratam de casos totalmente normais também.
Mas lembrando que eu estou falando de veias, não causam sintomas e são de consistência mole, que fecham quando você as aperta, por exemplo. Algum caroço mais endurecido ou dolorido deve ser outra coisa e se você está na dúvida do que seja, procura um médico pra te ajudar.
Veias aparentes nas MÃOS
Algumas veias visíveis nas mãos podem ser varizes?
As veias que geralmente aparecem sobre o dorso ou as costas das mão, algumas vezes podem ser bastante dilatadas.
Mas como você já percebeu, elas normalmente não tem alteração da cor, ou seja, são da mesma cor da pele, não causam sintomas.
Logo NÃO, essas veias aparentes das mãos também são normais e estão cumprindo adequadamente a função delas de carregar o sangue.
E por que essas veias nas mãos ficam aparentes?
Lá a partir dos 30 anos, mas principalmente conforme envelhecemos, tendemos a perder colágeno e tecido subcutâneo (a gordurinha abaixo da pele) em algumas regiões do corpo e, assim, perdemos também o tônus (firmeza) e a elasticidade nessas áreas. Isso acontece, por exemplo, nos pés e nas mãos.
Também por serem veias bem superficiais e por estarem sobre regiões ósseas, com pouco tecido entre a pele e o osso. Por esses motivos, em alguns casos essa veias podem ficar bastante aparentes.
Veias normais também podem ser indesejadas
Mesmo sabendo que as veias aparentes dos braços são normais, não quer dizer que elas serão sempre agradáveis e desejadas. Quando preferimos que elas não estivessem ali, podemos chamá-las de veias inestéticas.
Veias dilatadas nas mãos e pés podem ser um incômodo estético para muitas mulheres. Quando estão muito aparentes, podem dar um aspecto envelhecido e condenar que a idade está chegando.
Existe tratamento para esses vasos também?
Existir, existe!
Eu recomendo o tratamento de veias dos membros superiores?
Particularmente, eu não sou grande adepto do tratamento desses vasos, a não ser que o incômodo estético esteja causando um enorme transtorno ou uma vergonha intensa na vida dessa paciente.
Papai do céu não colocou nada à toa na gente. E como eu já disse antes, é complexo você tratar uma veia que está cumprindo bem o papel dela, ao contrário das varizes que são veias doentes e com um fluxo prejudicado.
Como a circulação dos membros superiores se utiliza dessas veias, ao fechá-las é possível que ocorra certo grau de inchaço e inflamação do membro até que a circulação se adapte com a nova configuração dos vasos.
Além disso, nós geralmente utilizamos algumas dessas veias dos membros superiores para acesso venoso, caso você precise de uma internação hospitalar ou uma cirurgia, é por essas veias que será realizada infusão de medicamentos ou coleta de sangue para exame. Se você diminui a quantidade dessas veias, eventualmente pode ser que você precise de um pequeno procedimento para simplesmente conseguir um acesso venoso, o que pode acabar sendo um transtorno.
Portanto, em resumo, sempre devemos pesar o custo e o benefício de tratar essas veias caso se opte pelo tratamento.
Nesses casos, devemos ter certa moderação no tratamento dessas veias, pois como já disse, são veias normais, que estão cumprindo adequadamente seu papel e que são úteis para a circulação do membro.
Por isso, o tratamento deve ser feito com muita paciência e um pouco de cada vez. Sem fechar uma grande quantidade de vasos de uma vez só para permitir que o organismo tenha tempo de se acostumar com as veias que ele pode usar.
Como pode ser realizado o tratamento dessas veias dos braços e mãos
Se a paciente realmente chegou à decisão que não está satisfeita com o aspecto desses vasos, mesmo elas sendo normais, essas veias também podem ser tratadas.
O tratamento em si não diferencia muito dos demais tratamentos para varizes nas pernas por exemplo. Elas podem ser tratadas com métodos modernos sem necessidade de cirurgia, como o laser transdérmico e o endolaser.
O método indicado vai depender de questões como a localização, o calibre desses vasos, etc.
Caso você queira saber mais sobre esses tratamentos confira na aba MATERIAIS pra baixar ebooks gratuitos sobre cada um desses tratamentos!
Finalmente eliminamos essa dúvida que assola tanta gente sobre essas veias que você observa nos braços. Espero que eu tenha conseguido te tranquilizar com relação a elas.
Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
4 maneiras (loucas) de esconder as varizesdez 4, 2020/
-
Tratamento de Varizes em Pele Negraset 16, 2021/
-
Os TIPOS de Varizesmar 29, 2020/