Tudo sobre o tratamento de varizes com Laser Transdérmico

Como a tecnologia do laser pode favorecer o resultado do seu tratamento de varizes

Filipe Damasceno // 04 de Março de 2021

A cirurgia vascular é uma das especialidades médicas que mais se beneficia do avanço da tecnologia para benefício dos pacientes.

Hoje vou te explicar como uma dessas tecnologias pode favorecer muito o resultado do seu tratamento das varizes e vasinhos.

Vamos falar tudo que você deve saber sobre o LASER transdérmico, um inovador auxiliar nos tratamentos das varizes.

Como age o laser transdérmico?

O LASER transdérmico age em pequenos vasos e suas nutridoras, porém diferente da escleroterapia que é um meio medicamentoso, o laser age através da temperatura.

Isso porque a luz de calor emitida pelo aparelho do laser gera uma reação na parede do vaso, sem agredir as estruturas em volta, que vai culminar com o fechamento ou secagem desse vaso.

Ele é chamado de transdérmico pois é feito através da pele, sem o uso de agulhas.

O laser transdérmico pode ser usado para qualquer tipo de vasos?

O uso do laser trandérmico é indicado em telangiectasias e reticulares (tá, vasinhos e nutridoras pra facilitar). São os vasinhos mais fininhos e também os esverdeados, um pouco mais internos. Como esses abaixo:

Tem um artigo onde explico os tipos de varizes com mais detalhes. Clique AQUI para conferir.

O laser transdérmico não é recomendado para varizes mais grossas e desenvolvidas, que fazem relevo na pele. Uma boa opção de tratamento nesses casos é a espuma densa.

Eu fiz um e-book especial com tudo sobre o tratamento com espuma. Clique AQUI para baixar gratuitamente.

Quais as vantagens do tratamento com laser transdérmico para varizes?

O tratamento com Laser transdérmico dispensa o uso de agulhas. Além disso, não demanda repouso. O paciente é liberado logo após as sessões e pode retornar às atividades habituais no mesmo dia. Aliás, imediatamente.

No dia seguinte, já está liberado a prática de atividades físicas mais moderadas.

Além disso, por não usar medicamentos não existe risco de reações alérgicas.

É necessário algum tipo de preparo para o laser transdérmico?

Não. Esse tratamento pode ser realizado totalmente no ambiente de consultório e também não é necessário nenhum tipo de preparo especial como jejum e exames (raramente).

Porém doenças pré-existentes, como pressão alta e diabetes precisam estar muito bem controlados.

O paciente também não precisa interromper os medicamentos que faz uso normalmente, nem mesmo no dia do procedimento.

É preciso evitar expor-se ao sol nos dias anteriores ao tratamento com laser transdérmico. Uma pele bronzeada pode sofrer manchas indesejadas com o tratamento.

E após o laser trandérmico? Precisa algum tipo de cuidado?

Como já disse, aqui não é necessário repouso ou afastamento de nenhuma atividade diária.

Deve-se apenas evitar a exposição ao sol enquanto apresentar algum roxinho ou marca na pele.

Quando posso retornar às atividades após o laser transdérmico?

Você pode retomar sua rotina normal assim que sair do consultório.

As únicas recomendações são evitar exercício físico vigoroso até o dia seguinte e pegar sol alguns dias antes e após o procedimento para evitar manchas.

Existe algum efeito indesejado do laser transdérmico?

A tecnologia do laser transdérmico é relativamente nova. No passado, a potência do laser suficiente para tratar vasos também podia causar queimaduras na pele. Algumas pacientes se recordam com receio dessa época.

Hoje temos tratamentos à laser cada vez mais eficientes e para cada tipo de vaso.

O tratamento com laser transdérmico é doloroso?

Na imensa maioria das vezes o tratamento de varizes com laser é indolor ou bastante tolerável. A sensação percebida é como um pequeno golpe de elástico na pele, que ocorre por uma fração de segundos.

Mas nem sempre é um procedimento completamente indolor. A sensibilidade à dor é extremamente variável de pessoa para pessoa e em regiões do corpo diferentes.

No entanto, existem recursos para diminuir a sensibilidade ao laser. Nós usamos em conjunto com o laser o resfriador de pele, um aparelho que libera um jato de ar gelado, resfriado até -37°C.

Assim, provoca uma analgesia temporária, ou seja, a pele fica anestesiada localmente, o que diminui significativamente a sensação durante o tratamento com laser ou escleroterapia.

Saiba mais sobre o resfriador de pele clicando AQUI para conferir um artigo sobre essa tecnologia.

O laser transdérmico só trata varizes nas pernas?

Não. Claro que as varizes são infinitamente mais comuns nas pernas. No entanto, qualquer região do corpo pode ser tratada com o laser.

Veias inestéticas podem aparecer em diversas outras áreas. As mais comuns são:

– colo,
– seios,
– quadril e bumbum
– nariz e face
– próximas à cicatrizes.

Nestas também é possível tratar com laser. Na face os resultados costumam inclusive ser mais rápidos do que nas pernas.

Como é realizado o tratamento com laser transdérmico?

Durante a consulta de avaliação, é estimado o número de sessões necessárias para eliminar a maioria dos vasos.

Normalmente, é possível notar uma melhora logo nos primeiros dias após a primeira sessão.

Alguns vasos podem desaparecer imediatamente. Mas pode ser preciso alguns dias até o efeito do laser ser completo. Alguns vasos vão necessitar de reforço, ou seja, de uma repetição de estímulos até o processo completo.

As sessões são realizadas com poucas semanas de intervalo e duram o tempo que for necessário para a eliminação praticamente completa dos vasinhos.

Os resultados são permanentes?

Nenhum procedimento de varizes e vasos deve ser visto como permanente. É importante falar que novos vasos podem surgir meses a anos após o tratamento pois os fatores causadores nem sempre podem ser retirados.

Porém, com a quantidade de sessões corretas e os cuidados adequados é possível que alguns resultados sejam permanentes.

A COMBINAÇÃO PERFEITA DO LASER COM A ESCLEROTERAPIA

O tratamento de varizes geralmente usa uma associação de métodos, por exemplo, laser e escleroterapia. Esta combinação representa um dos tratamentos mais modernos e eficazes para tratar varizes e vasinhos.

Tenho um artigo feito com muito carinho explicando tudo sobre a escleroterapia. Clique AQUI para conferir.

Combinamos a ação do laser transdérmico — que age através do calor, gerando uma reação térmica na parede do vaso sem agredir outras regiões — com a escleroterapia, que consiste na injeção de líquidos que geram uma reação controlada no interior da veia.

Assim agimos na parede dos vasos através de dois mecanismos que tem ação totalmente diferentes. Dessa forma, os resultados são potencializados (1+1= mais que 2).

O resultado do método é a destruição da parede do vaso doente, levando ao seu fechamento e secagem. Os efeitos já começam a aparecer depois da primeira sessão.

Acabei de preparar um E-book especial com tudo sobre o tratamento combinado do Laser + Escleroterapia para varizes. Você pode baixar gratuitamente clicando AQUI.

 

Quem é o ator principal do tratamento de varizes a laser?

Não se engane. um aparelho é só um aparelho. A plataforma de laser transdérmico é uma grande aquisição e motivo de orgulho para qualquer profissional da área vascular. Por isso são amplamente divulgados.

A aquisição por si só denota uma preocupação do profissional com a inovação e com buscar o melhor para seus pacientes.

Mas a plataforma não se opera sozinha. Ela tem uma série de funcionalidades e configurações que, se não usadas corretamente, podem causar efeitos indesejados.

O ator principal desse tratamento (assim como qualquer outro) é o MÉDICO VASCULAR. Ele detém a experiência, o conhecimento da doença e o treinamento para usar a plataforma da melhor forma possível para o seu caso.

O Laser transdérmico também está disponível na clínica dr. Filipe Damasceno e está pronto para auxiliar na sua transformação!


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.