Dá pra tratar varizes apenas como Estética?

Tratamento de Varizes focado na estética é EFICAZ?

Filipe Damasceno // 02 de Janeiro de 2023

Olá! Tudo bem com você? Existem na minha experiência dois grandes grupos de pessoas que chegam ao consultório buscando um tratamento de varizes:

1. Aquelas pessoas que buscam tratamento por “estética”
2. Aqueles que buscam se livrar dos sintomas e sofrimentos que as varizes causam

Mas será que o tratamento também é diferente dependendo de cada objetivo desses?

Será que existe um tratamento mais “estético” e um tratamento voltado para um objetivo de retomar, restabelecer ou até mesmo otimizar a saúde circulatória?

Vamos conversar exatamente sobre esses objetivos de tratamento hoje mesmo. Vem comigo?!

Quais são os dois principais de objetivos de quem procura um tratamento de varizes?

Em primeiro lugar, temos aquelas pessoas que procuram um médico vascular com objetivo “estético“. Em casos mais iniciais elas já chegam falando que “tem só alguns vasinhos aqui e ali para tratar“.

Outras pessoas falam da vergonha que sentem, como as varizes restringem a vida delas e as tristes estratégias que elas tem que usar pra esconder as pernas ou até se esconder por inteiro.

Apesar do grande problema estético, por alguma graça de Deus essas pessoas não sentem nada. Nada, no sentido de sintomas mesmo, por que a gente sabe que os vasos nas pernas, por menores que possam ser tem o potencial de causar transtornos incalculáveis e de derrubar sua autoestima abaixo de zero.

Mas, seja por que praticam atividade física (que é a melhor medida na minha opinião que alguém pode tomar para controlar os sintomas da insuficiência venosa), ou por que fazem uso de meias de compressão, ou por que o quadro de varizes ainda não é tão avançado ao ponto de causar sintomas.

A verdade é que essas pessoas, pra sorte delas, não experimentam os incômodos sintomas das varizes.

E aqui a gente entra no segundo grande grupo de pessoas que sofrem com varizes que, essas sim, sofrem os sintomas e as complicações da insuficiência venosa.

Sintomas como dor, queimação, sensação de peso, cansaço, inchaço, cãibras etc. Eu já fiz um artigo falando desses sintomas e por que eles acontecem que você pode conferir clicando AQUI.

Geralmente eles representam um quadro de varizes um pouco mais avançado, mas não necessariamente. É possível ter sintomas bem restritivos já em quadros considerados iniciais.

Geralmente essas pessoas também tem o incômodo estético, mas os sintomas prejudicam tanto sua qualidade de vida que ela já nem está mais ligando pro aspecto das pernas.

A divisão entre estética e doença não é tão simples

Nem sempre existe uma relação entre o estágio da doença varicosa e a intensidade dos sintomas, então não se prenda a isso pois muitas vezes pode enganar.

A presença ou não de sintomas tem relação com uma infinidade de fatores, por exemplo, a gravidade ou quão avançado está a doença varicosa, a sensibilidade individual a dor, prática de atividade física (que é uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar sintomas das varizes), o uso de meias de compressão, presença de outros fatores agravantes dos sintomas como proximidade de período menstrual, fatores emocionais como ansiedade ou depressão e até mesmo a época do ano (já que dias mais quentes tendem a causar dilatação dos vasos e piorar sintomas).

Por aí dá pra você ter uma noção do quanto é complexo a sensibilidade que as varizes podem causar. Então não é tão simples correlacionar sintomas com estágio da doença.

Muitas vezes temos uma grande quantidade de vasos e até mesmo refluxo ou insuficiência nas safenas e absolutamente nenhum sintoma.

Por outro lado, é possível uma pessoa com sintomas severos sem nenhum vaso aparente (para olhos normais) a princípio.

Se você não entendeu nada quando eu falei sobre refluxo, incompetência ou insuficiência da veia safena clica AQUI que eu explico tudo sobre isso.

O tratamento de quais vasos deve ser a base do tratamento ideal?

Nosso olhar tende a ir para os vasinhos menores, aqueles fininhos, vermelhos ou roxinhos. Esses vasinhos são chamados telangiectasias. Eles chamam mais a nossa atenção por que ficam mais próximos da pele e por isso são mais visíveis, dando aquele aspecto tão indesejado de teias de aranha.

Porém, a imensa maioria dos vasinhos que você enxerga são alimentados por outras veias chamadas reticulares ou nutridoras (eu gosto mais desse último nome por que fica fácil entender o papel delas).

Essas nutridoras geralmente são mais esverdeadas e, por serem um pouco mais internas, são mais difíceis de enxergar. Mas estão sempre ali próximas a uma rede de vasinhos.

Mas muitas vezes só é possível encontrá-las com tecnologias especiais como essa da foto, um visualizador de veias, que temos aqui na clínica.

São essas nutridoras que na maioria das vezes vão se dilatando cada vez mais ao longo dos anos se não forem tratadas até se tornarem as chamadas tronculares (ou varizes propriamente ditas) que fazem relevo, ficando muitas vezes saltadas da pele.

E o que muda no tratamento dependendo desses objetivos

Será que existe um tratamento mais “estético” e um tratamento com um objetivo mais no sentido de saúde / doença circulatória?

Apesar de parecerem universos completamente diferentes esses dois grupos de pacientes a resposta é:

NÃO! Não tem diferença nenhuma no tratamento dos dois.

O “bom tratamento”, o tratamento adequado não deve fazer essa diferenciação. Ele vai SEMPRE ter como base primeiro eliminar a causa dos vasos doentes ou que estão causando o desconforto estético.

Por isso todo tratamento demanda um estudo e a avaliação completa da circulação. Seja uma safena doente ou das veias nutridoras como a principal causa dos vasinhos.

Todo tratamento deve começar pela causa

As varizes devem ser tratadas sempre da maior para a menor, ou da mais doente para a menos doente. Por isso quando há um problema nas safenas, geralmente é por aí que se iniciam os tratamentos.

Os vasinhos são geralmente a ponta do iceberg. O tratamento quando se inicia por eles, tende a não ter um resultado prolongado como se espera.

Isso acontece por que a alimentação (o sangue) continua chegando pelas nutridoras, que vai tanto forçando a abertura dos vasos tratados como fazendo surgirem novos vasinhos.

Hoje em dia já conseguimos tratar essas nutridoras com técnicas modernas, sem cirurgia e sem repouso.

Dessa forma, a maioria dos vasinhos já somem ou ao menos se enfraquecem, como se estivesses “sufocados”. Num segundo momento aqueles que ainda estiverem aparentes, agora sim podem ser tratados diretamente.

Logo, tratar os vasinhos sem eliminar as nutridoras é ENXUGAR GELO!

Portanto, ao tratar a causa, por exemplo safenas doentes ou as veias nutridoras se for esse o caso, nós estaremos tanto tratando a parte estética quanto estaremos impedindo a dilatação e piora das veias doentes, cortando o ciclo da progressão da doença varicosa para estágios cada vez mais avançados.

Também tratando as veias a nível de doença, assim esperamos ter uma melhora completa ou no mínimo considerável dos sintomas que incomodam tantas pessoas.

Por isso você deve procurar tratamento com quem faz de forma completa, buscando a causa, a raiz do problema. Nunca é só “tratar uns vasinhos”. Depois não adianta chorar se voltarem rápido demais.🥰🙄

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.

Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.