Tratamento DURA PRA SEMPRE??
Quanto tempo dura o RESULTADO do Tratamento de Varizes?
Filipe Damasceno // 24 de Setembro de 2023
Olá! Tudo bem com você? Vez ou outra aparece um comentário em alguma rede social do tipo: “fiz uma cirurgia há, sei lá, 10 anos, 20 anos e voltou tudo de novo OU fiz um tratamento há tanto tempo e agora tá aparecendo esse sintoma ou aquela complicação.“
Será que é normal? Isso estar acontecendo é esperado após realizar algum tratamento de varizes?
Hoje vamos conversar sobre isso: será que os tratamentos de varizes tem resultado pra sempre? Quanto tempo é normal durarem os resultados de um tratamento de varizes? Por que as varizes podem voltar com certo tempo?
Vamos lá?!
Por que as varizes podem voltar após um tratamento?
Muita gente deixa alguns comentários pelas minhas redes sociais, alguns eu diria até… calorosamente indignados, com o porque raios suas varizes ou vasinhos voltaram depois de anos após realizar determinado tratamento.
Às vezes até após uma cirurgia complexa, que não deveria voltar a apresentar os mesmos problemas depois de um tempo.
Em alguns desses casos se apresentam até com complicações. Por exemplo, uma pessoa que fez um procedimento por conta de úlceras varicosas, que foi bem sucedido (as úlceras cicatrizaram), mas anos após as úlceras voltam a abrir. Não é certo que isso aconteça, mas é muito triste quando acontece.
Mas então por que as varizes voltam?
Em primeiro lugar, as varizes são uma doença CRÔNICA. Quem acompanha aqui já sabe que as varizes não são só um problema estético. Elas são muito mais do que aqueles vasinhos chatos.
A doença varicosa, como o nome diz, é uma doença. Uma altamente presente na população, e que tende a piorar progressivamente com o tempo, chegando a estágios cada vez mais avançados e até mesmo levando a complicações como a trombose, caso não seja adequadamente controlada.
O grande problema é que muitas das suas causas, pelo menos as principais delas, são fatores que não temos como controlar ou retirar. Por exemplo, genética e hormônios.
Isso não é tudo, mas pra não fugir do tema, eu já fiz um artigo bem completo explicando por que as Varizes voltam que eu vou deixar AQUI em cima pra você conferir depois.
Ou seja, (preste bastante atenção aqui) na imensa maioria dos casos de varizes nós podemos praticamente considerar a doença varicosa como uma doença genética, ou pelo menos com um fortíssimo componente genético. E isso, infelizmente, não nos favorece.
Estima-se que mais de 90% dos casos de varizes tenham alguma relação com a genética. Exatamente por conta desse componente genético tão forte, seria impossível garantir um resultado de tratamento permanente ou vitalício, apesar de todos os cuidados.
Após um tratamento, em pouco tempo as varizes voltarem não, aí não pode ser considerado normal. Nesse caso alguma coisa está errada, alguma coisa ficou pra trás, por exemplo.
Os vasos tratados não devem retornar. Mas com o passar dos anos, dependendo da sua tendência individual, novos vasos podem adoecer, se dilatarem, se tornarem visíveis e demandarem um novo tratamento.
Então se você fez como o pessoal que coloca nos comentários que fez alguma coisa há 10, 20 anos e largou pra lá, eu sinto te dizer que suas varizes estão evoluindo sem nada pra impedir há décadas muitas vezes. E por isso que chega ao ponto de voltar a incomodar tanto ou causar problemas novamente.
Mas porque ninguém nunca me contou isso antes?
Esse é o grande problema: a desinformação. A questão é que ninguém orientou você sobre isso adequadamente.
Por quê? Não sei!! Eu tenho no máximo algumas suposições. Talvez por medo de que trazendo notícia ruim você não vá querer realizar o tratamento.
Ou até mesmo por falta de tempo. Numa consulta corrida de convênio não tem como estabelecer qualquer relação de qualidade entre o médico e a paciente e poder tirar as suas dúvidas e explicar todo o processo adequadamente.
A minha consulta tem duração de 1 hora, com tudo para você ter seu diagnóstico vascular completo e tirar todas as suas dúvidas, sem precisar ir a outros lugares. Menos que isso eu prefiro nem fazer.
Na consulta está incluída entrevista e exame físico detalhados, estudo da circulação e definição do plano de tratamento personalizado para cada caso.
Como se livrar do problema de varizes “pra sempre”
A idéia de um tratamento de sucesso é que, realizando um tratamento completo, e com pequenas manutenções de tempos em tempos, você nunca venha a sofrer novamente qualquer tipo de restrição causada pelas varizes, seja na forma de incômodos sintomas ou restrições na qualidade de vida como evitar certos lugares, usar qualquer tipo de roupas ou vergonha do próprio corpo.
Tempo esse de retorno (ou de manutenção) que é muito variável de pessoa para pessoa. Mas podendo sim em muitos casos chegar a vários anos, e em alguns raros casos chegando sim a ter um resultado que se mantenha pela vida toda.
Mas o habitual é que sejam necessárias pequenas manutenções a cada 1 a 2 anos, em média. Sempre muito menores e mais rápidos que um tratamento inicial, lógico.
Uma outra coisa que eu não concordo é com o que muita gente faz de forçar uma espécie de anuidade sua. Então você não é obrigada a cuidar todos os anos, mas se já passou pelo menos um ano e você está começando a perceber que os vasinhos estão aparecendo, pensa em retornar ao seu médico pois assim o tratamento vai se muito mais simples (e barato).
Ahh mas então não tem um tratamento que tenha resultado pra vida toda garantido?
Assim como eu nunca enrolei nenhuma paciente minha, eu também não estou aqui pra enganar você. Então… Não!
Pra vida toda só se alguém conseguir mudar seu código genético, o que até esse momento não é possível (o futuro da medicina é por aí, mas até hoje não).
Então muito cuidado se alguém te prometer isso!!
“Então dane-se, não vou tratar mais nada mesmo!!”
Eu sei que você pode ter ficado triste e vai demorar algum tempo pra aceitar as informações que eu trouxe aqui, a culpa não é minha. Mas existem um milhão de motivos pra justificar por que não é lá muito recomendado você simplesmente chutar o balde pro cuidado com suas varizes.
Da mesma forma como não é normal um tratamento que dure pra sempre, também não é normal um tratamento que o resultado dure tão pouco.
O tratamento adequado, associado a alguns cuidados preventivos, tem potencial para garantir resultados satisfatórios por vários meses a anos!
Além disso, como eu já falei aqui, as varizes são uma doença séria que evolui com o tempo se não for adequadamente, podendo causar inchaços e sintomas desconfortáveis, algumas vezes limitantes, e progredir ao ponto de causar alterações dos tecidos das pernas e chegar até ao estágio de úlceras varicosas, que são feridas dolorosas e difíceis de cicatrizar.
Vou deixar um artigo AQUI onde eu explico mais essa progressão da doença varicosa.
Além disso, podem causar complicações severas, como trombose, embolia pulmonar, inflamações, hemorragias e etc.
Pra não me alongar muito, já que esse artigo já ficou deprê demais, vou deixar outro onde abordo mais essas complicações AQUI.
Qual é o real objetivo do tratamento de varizes
Mesmo sabendo que a doença varicosa não tem cura, eu oriento minhas pacientes que o real objetivo do tratamento é que as varizes nunca aumentem ao ponto de te incomodar, que você precise se preocupar com elas ou muito menos ter que esconder as pernas.
Fazendo isso, elas nunca chegarão ao estágio como normalmente as pacientes chegam ao consultório para tratar as varizes pela primeira vez.
Ela pode não ter cura, mas não desanime, pois tem TRATAMENTO e CONTROLE.
Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Os pricipais Tratamentos para Veia Safena doenteago 22, 2024/
-
A Musculação piorou suas Varizes?out 9, 2022/