Quando veias visíveis nas pernas são NORMAIS??

Nem tudo está perdido

Filipe Damasceno // 03 de Julho de 2022

Olá! Tudo bem com você? Você já parou pra se perguntar o que são essas veias mais salientes que você observa nas pernas? Elas são apenas veias normais ou já podem ser consideradas varizes? Será que todas as veias visíveis são varizes?

Infelizmente a maior chance ainda é de que, caso você consiga enxergar algum vaso ou veia nas pernas, que eles sejam sim um caso de varizes ou microvarizes.

Porém nem tudo está perdido! Hoje eu vou trazer um compilado de todas as situações em que as veias visíveis nas pernas podem ser NORMAIS. Vamos lá?!

Veias salientes nas pernas podem ser normais?

Lembra que eu já fiz um artigo falando o que são essas veias aparentes que você enxerga nos braços ou nas pernas? Se você quiser conferir o artigo “Varizes ou apenas Veias aparentes?“, clique aqui.

Lá nesse artigo eu disse e até dei alguns exemplos de situações que os vasos visíveis nas pernas podem ser normais. Mas não se anima muito por que pela minha experiência esses casos representam menos de 5% das veias visíveis.

Infelizmente a maior chance ainda é de que, caso você consiga enxergar algum vaso ou veia nas pernas, que eles sejam sim um caso de varizes ou microvarizes.

Porém nem tudo está perdido! No artigo de hoje eu vou trazer um compilado de todas as situações em que as veias visíveis nas pernas podem ser NORMAIS.

Vamos falar sobre as 4 exceções que eu consegui reunir aqui:

#1. Atletas de alto desempenho

Em atletas e praticantes de musculação, especialmente que leva a sério, como profissionais e atletas de alto desempenho, estas veias mais aparentes podem estar tanto nos braços quanto nas pernas.

Mas eu disse “alto desempenho”! Se você começou a malhar mês passado ou treina levinho só pra aliviar sua consciência, pode esquecer!

Se você não for um atleta de alto desempenho, pode tirar o cavalinho da chuva que suas veias visíveis nas pernas não são normais.

Mesmo em atletas as veias vísiveis também podem ser doentes, imagina em pessoas sedentárias. Nos atletas usamos mais os sintomas e o exame de doppler alterado como referência, caso estejam presentes também se tratam de varizes.

Se houver alguns dos conhecidos sintomas da congestão venosa como dor, sensação de peso, cansaço, inchaço, queimação, cãimbras etc, podemos praticamente afirmar que as veias visíveis também estão doentes e portanto, tratam-se de varizes.

Já escrevi um outro artigo explicando quais são os sintomas de varizes e por que você sente eles. Clique AQUI para conferir.

Um exame de doppler alterado, evidenciando refluxo ou dilatação exagerada nessas veias, por exemplo, também significa que estamos falando de varizes.

Tenho também um artigo onde falo sobre o que quer dizer o refluxo e as outras alterações no exame de doppler. Vou deixar ele AQUI para você conferir depois.

#2. Pessoas magras

As veias superficiais podem estar tanto dentro das camadas da pele quanto no tecido subcutâneo, que é aquela camadinha de gordura que fica entre a pele e os músculos.

Uma pessoa bem magra naturalmente vai ter menos gordura nessa camada, logo qualquer veia que estiver nessa região pode ficar aparente nessas pessoas.

#3. Casos especiais de veias visíveis na canela

As veias visíveis na canela são sempre varizes? Nem sempre! Existem sim raros casos que as veias visíveis nessa região são normais.

A parte da frente da perna (na popularmente conhecida canela), é uma região em que praticamente o osso da tíbia fica imediatamente abaixo da pele. Há pouco tecido entre um e outro, no máximo um pouco de tecido adiposo, uma gordurinha.

Você mesma consegue identificar essa região aí em você, como nessa figura ao lado. A figura mostra a anatomia transversal da perna. Percebe que nessa área da seta o osso e a pele estão coladinhos?

Existe uma situação especial aqui. Caso um vaso passe caprichosamente por essa região entre o osso e a pele, ele possivelmente vai ficar aparente, mas podendo representar um vaso perfeitamente NORMAL.

Isso acontece de forma parecida com o exemplo anterior em que eu citei pessoas bem magras que, por terem pouco tecido gorduroso, esse espaço entre o osso e a pele fica muito diminuído.

Mas, infelizmente, se você estava esperando que eu falasse que qualquer veia nessa região é normal… pode desistir.

Qualquer outra situação que fuja dessa região de exceção, trata-se SIM de um quadro de varizes.

Veias saltadas ou visíveis na parte lateral, na panturrilha ou em qualquer outra região da perna que não seja especificamente nessa área sobre o osso da tíbia não são normais.

E mesmo que esteja nessa região, se ela for muito dilatada ou tortuosa, esqueça!

Também já tem um artigo onde eu falo mais sobre varizes na canela. Clica aqui pra conferir.

#4. Algumas veias visíveis nos pés são varizes?

As veias visíveis nos pés são sempre varizes? Mais uma vez… Nem sempre! Existem também casos que as veias visíveis nos pés são normais.

Primeiramente devemos entender que a circulação venosa nos pés funciona de um jeito um pouco diferente da circulação do restante das pernas.

Nas pernas e coxas aproximadamente 90% da circulação venosa passa pelas veias profundas (aquelas mais internas e que não sofrem com problema de varizes).

Já nos pés, a divisão do trabalho das veias é dividido quase meio a meio entre as veias profundas e as veias superficiais (aquelas mais próximas da pele). Logo, as veias superficiais nos pés existem em maior quantidade e comportam naturalmente mais sangue.

As veias que são consideradas normais são, por incrível que pareça, veias mais dilatadas e que fazem certo relevo na pele dos pés. Especialmente sobre o dorso (a parte de cima ou peito do pé).

Elas normalmente não tem alteração da cor, ou seja, os vasos visíveis são da mesma cor da pele.

Exemplo é a fotos aqui do lado. E por que essas veias nos pés ficam aparentes?

Já a partir dos 30 anos, mas principalmente conforme envelhecemos, tendemos a perder colágeno e tecido subcutâneo (a gordurinha abaixo da pele) em algumas regiões do corpo e, assim, perdemos também o tônus (firmeza) e a elasticidade nessas áreas. Isso acontece, por exemplo, nos pés e nas mãos.

Também por detalhes da anatomia dos pés, por serem veias bastante superficiais, por onde passa tanto sangue quanto nas veias profundas e por estarem sobre regiões ósseas, com pouco tecido entre a pele e o osso.

Por esses motivos, em alguns casos essa veias podem ficar bastante aparentes.

Existe, porém, casos que aparecem vasinhos finos, de cor alterada podendo ser escuros, vermelhos ou arroxeados.

Eles geralmente estão na parte mais lateral dos pés (tanto de fora como de dentro), também estão próximas ao calcanhar ou aos tornozelos.

Nesses casos, sinto dizer que esses vasos não são normais como os anteriores. São como esses vasinhos da foto.

E em outras regiões veias visíveis podem ser normais?

Infelizmente, situações diferentes dos exemplos que eu dei aqui ou em outras regiões já não são normais. Nenhuma veia no restante das pernas deve ser visível, logo são sim varizes.😢

Claro que uma avaliação com seu médico vascular é sempre necessária para indicar se as veias que você está vendo em qualquer região das pernas são normais ou se já estão doentes e precisam de tratamento.

Existe tratamento para esses vasos também?

Veias normais também podem ser indesejadas. Mesmo sabendo que alguns casos de veias aparentes nos pés e mãos são normais, não quer dizer que elas serão sempre agradáveis e super desejadas.

Veias dilatadas nas mãos e pés podem ser um incômodo estético para muitas mulheres. Quando estão muito aparentes, podem dar um aspecto envelhecido e condenar que a idade está chegando.

Nesses casos, devemos ter certa moderação no tratamento dessas veias, pois como já disse, são veias normais e podem ser úteis para a circulação do membro.

Porém, se a paciente não estiver satisfeita com seu aspecto, mesmo elas sendo normais, essas veias também podem ser tratadas com métodos modernos sem cirurgia como o laser transdérmico e o endolaser.

Caso você queira saber mais sobre esses tratamentos confira na aba MATERIAIS pra baixar ebooks gratuitos sobre cada um desses tratamentos.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.