Profissões que mais sofrem com varizes
Será que você precisa se preocupar com mais essa no trabalho?
Filipe Damasceno // 18 de Julho de 2020
Olá! Tudo bem com você? Certas categorias profissionais são grandes candidatas a sofrerem mais que outras com relação a varizes. Elas são figurinha carimbada nos consultórios de angiologistas e cirurgiões vasculares com problemas da circulação das veias.
Já sabemos de outro artigo que existem 4 grandes fatores causadores pelo surgimento das desagradáveis varizes. Se ainda não leu, clica aqui para conferir.
Dentre os fatores causadores, trabalhar em pé ou sentado várias horas por dia é um dos mais importantes.
A quantidade de horas suficiente para causar varizes por dia pode ser variável de pessoa para pessoa, pois depende de muitos outros fatores individuais, mas geralmente gira em torno de 4 a 6 horas por dia. Bem pouco, né?
Mas o que ocorre nestas profissões que leva ao surgimento das varizes?
Quando entendemos como as varizes se formam, fica um pouco mais fácil entender por que nessas profissões as pessoas estão mais sujeitas ao desenvolvimento de varizes e quais são elas.
As veias têm a nobre função de levar todo sangue que circula pelo corpo de volta ao coração. Assim, a circulação das veias das pernas deve sempre estar subindo.
A ação da gravidade, em alguns casos, pode ser suficiente para levar ao refluxo de sangue (talvez você já tenha visto essa palavrinha em algum laudo de um exame de doppler), que é quando o sangue desce de volta quando deveria subir. Isso gera um aumento da pressão no interior dessa veia.
Imagine como funciona: as veias lutando para empurrar o sangue contra a gravidade muitas horas seguidas todos os dias com certeza é uma causa importante.
Contudo, uma veia saudável tem mecanismos para impedir o refluxo. Mas se a pressão dentro da veia aumenta e isso se mantém e se repete quase diariamente e por longos períodos de tempo, a veia pode perder a capacidade de conter o refluxo.
Com o passar do tempo, as paredes das veias vão enfraquecendo e as veias vão se dilatando. Está aí tudo que é necessário para a formação das varizes.
Quais são profissões que mais desenvolvem varizes?
Agora, você já consegue imaginar que pessoas que ficam muito tempo paradas, de pé ou sentadas, na mesma posição por horas e dias estão mais sujeitas a desenvolver varizes.
Portanto as profissões mais propícias a desenvolver varizes são aquelas que estão sujeitas a essas condições.
Quais são as profissões mais “badaladas”?
✓ Professoras;
✓ Seguranças;
✓ Policiais;
✓ Vendedoras;
✓ Secretárias e demais profissionais de escritório;
✓ Cabeleireiras e barbeiros;
✓ Profissionais da saúde;
E além dessas, muitas outras que seria impossível citar todas aqui.
Se trabalhar em altas temperaturas e/ou trabalhar carregando excesso de peso, a coisa piora ainda mais!
Uma curiosidade:
Olha que engraçado: Profissionais que passam muitas horas por dia em pé porém caminhando (por exemplo: carteiros e profissionais de medição de contas) tendem a sofrer menos com varizes em relação àqueles que somente ficam em pé no mesmo local.
Isso acontece porque a musculatura em constante contração ativa a circulação, ajuda a impulsionar o sangue em direção ao coração e minimiza o efeito da gravidade e o refluxo!
Isso confirma a importância de manter atividade física regular como uma das melhores medidas que podem ser tomadas como forma de evitar o desenvolvimento de varizes.
Entao quem trabalha nessas profissões está condenado a ter varizes?
Muita calma! Também não é assim. Existem algumas coisinhas que podem ser feitas para amenizar o impacto dos longos dias de trabalho no surgimento de varizes.
1. Manter-se em movimento
As pessoas que trabalham sentadas ou de pé por longos períodos devem fazer exercícios com os pés e panturilhas (“batata da perna”) ou fazer uma pequena caminhada para ativar a circulação pelo menos a cada duas horas.
Alguns exercícios que podem ser feitas no trabalho se chamam ginástica laboral. Eles não precisam nenhum acessório ou equipamento e você pode buscar no Google alguns exemplos facilmente.
2. Praticar atividade física
Já falamos um pouquinho sobre isso. Praticar exercícios regularmente é ótimo para ajudar o bom funcionamento da circulação e prevenir a dilatação das veias e varizes.
Muita gente acha que o exercício físico piora as varizes. Na maioria dos casos isso não passa de lenda. Falamos sobre isso no artigo sobre as 4 maiores lendas sobre varizes. Confira aqui.
3. Uso de meias de compressão
Você não precisa virar refém da meia. Mas usá-las no período de trabalho, que é quando mais se demanda da circulação venosa, pode ser um grande aliado para frear ou na prevenção das varizes. Só não esqueça de usar com orientação médica para saber qual é a mais adequada pro seu caso.
Nos dias de lazer, como ficar em casa, ou curtir uma praia ou passeio (desde que não vá ficar andando o dia todo), esqueça que a meia existe. Se você vem usando direitinho, você ganhou esse direito.
Já escrevi um artigo completão sobre tudo que você precisa saber sobre meias de compressão. Clica aqui para conferir.
Estas e muitas outras dicas que podem ser usadas por todo mundo estão em outro artigo chamado “10 dicas (+ dica bônus) para evitar ou melhorar suas varizes“. Confira clicando aqui!
Espero que ninguém esteja desesperado ao ponto de trocar de profissão. Varizes têm prevenção e tratamento! Fica ligada nas dicas aqui do blog para te ajudar a lidar com elas.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode fazer contato comigo. Você encontra meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Flebite (Inflamação das veias)nov 28, 2022/