EU ACEITO PLANO DE SAÚDE??
Por que haverá CADA VEZ MENOS bons médicos nos CONVÊNIOS?
Filipe Damasceno // 11 de Novembro de 2024
Olá! Tudo bem com você? O tema de hoje, pra variar, não tem nada a ver com varizes. Quer dizer, tem e não tem, né?!
Hoje eu quero responder uma das dúvidas (talvez top 3) que mais chega pra mim aqui ou nas outras redes que é: DOUTOR, O SENHOR ATENDE PLANO DE SAÚDE?
Se você veio só pra saber a resposta: NÃO! Não atendo. Ah, e só pra consulta? Não. E dá pra fazer uma aplicaçãozinha pelo plano? Não.
Inclusive tem um artigo que eu explico por que isso de “fazer uma aplicaçãozinha” é o maior erro que você pode cometer para se livrar das suas varizes. Confere aqui.
Mas calma, não sai do vídeo ainda, por que o artigo não é só isso. Hoje eu quero te explicar por que existe uma tendência que você deixe de encontrar bons médicos no seu plano de saúde em pouco tempo e também te estimular a fazer uma reflexão sobre papel futuro e o uso dos planos de saúde. Combinado (filosófico né?)? Vem comigo!!
Em primeiro lugar, falando agora sobre mim ta? Vou tentar te explicar por que eu, Filipe Damasceno, não atendo e não aceito planos de saúde.
Uma das perguntas que eu mais recebo aqui nas redes é se eu atendo convênio ou se aceito o convênio X ou Y. Veja bem, eu não tenho nenhum problema em responder isso pra cada pessoa. Se você se prontificou a cogitar uma consulta comigo eu te devo no mínimo a satisfação de responder que sim ou que não e por quê.
Então não tem nada a ver com soberba, por que eu me considero bom demais pro seu plano de saúde… Não tem nada a ver com isso!
Mas reflita aqui comigo: Você já teve a experiência de ser atendida por um médico em menos de 10 minutos e ele quase não olhar pra você?
É bem desagradável, né? E infelizmente muito mais comum do que parece.
Então pra responder logo de uma vez por todas, aqui na clínica eu só realizo atendimentos particulares, tanto nas consultas como nos tratamentos.
No máximo em alguns casos orientamos para como você pode solicitar o reembolso do seu plano.
Mas isso depende se o seu convênio aceita essa política do reembolso, o que sempre deve ser visto individualmente. Mais tarde eu explico como você pode fazer isso.
Por que dessa decisão?
São 2 motivos básicos, mas tem muito mais do que isso, como você já vai entender:
1. Eu sou cirurgião vascular e me especializei (eu foquei o meu trabalho e os meus estudos) nos tratamentos mais modernos para varizes, que não precisam de cirugia, de internação, de repouso… que são realizados aqui na própria clínica e a paciente pode voltar a vida normal imediatamente assim que sai da clínica.
E os convênios infelizmente não cobrem esses tratamento mais modernos. Simples assim, não me pergunte por quê.
2. em segundo lugar, apesar de os convênios cobrarem muito de você, o usuário (inclusive, que jeito feio de chamar o cliente né?), os valores pagos aos médicos e aos profissionais são muito pequenos.
Alguns convênios pagam 40, 30, 20 reais por uma consulta médica (pode ser até menos tá). É dinheiro? é né! Mas com a inflação do jeito que está, dependendo do lugar que você mora, isso compra muito mal um café e um pão de queijo.
Mais uma vez: estou dando exemplo. Não venha me crucificar dizendo: “claro, o doutor quer tomar café de 20 reais.”
A minha consulta hoje tem duração de cerca de 1 hora, e nela eu coloco a minha dedicação e minha atenção total à paciente. Tudo aquilo que eu acredito que minhas paciente merecem e com tudo pra você ter o seu diagnóstico completo sem precisar ir a outros lugares.
As minhas pacientes já sabem que eu sou (ou faço tudo pra ser) extremamente pontual. Aqui na clínica nós temos uma recepção e não uma sala de espera.
Tem artigo também onde eu explico um pouco mais como é a minha consulta aqui.
Infelizmente esse nível de dedicação é IMPOSSÍVEL de ser feito pelo valor pago pelo convênio. O médico que atende o convênio vai precisar trabalhar no volume (não tem jeito) e a qualidade vai ficar um pouco de lado.
Tem exceções à regra? Tem, claro que tem. Aquele médico que atende maravilhosamente bem no plano. Que conversa pra caramba. Claro! Glória a Deus, Que Deus continue os abençoando. Mas você entende que são a exceção, não entende?
E por isso eu tomei a decisão de só trabalhar com atendiments particulares.
Alguns outros poréns sobre a relação dos profissinais e os planos que talvez você pode não ter se atentado:
Para um médico se associar a um plano de saúde, para entrar e poder atender pelo plano, muitas vezes ele tem que pagar um taxinha, ou seja, desembolsar alguns bons milhares de reais. Às vezes 100, 200.000 reais, para ter o super “benefício” de receber em cada consulta 30, 40 reais.
Alem disso, olha a loucura disso aqui: em alguns convênios você vira literalmente cooperado ou sócio do plano e isso acarreta todas as responsabilidades de que vem junto ao se tornar sócio de uma empresa ou cooperativa.
Por exemplo, há algum tempo atrás na Unimed-Rio, uma gestão horrorosa que gerou uma crise absurda e uma dívida gigantesca e cada médico cooperado herdou uma dívida para cada um de milhares, alguns de mais de 1 MILHÃO de reais em alguns casos. Tem médico que vai ficar pagando isso a vida toda. Entendeu que a vida do profissional que está lá atendendo nem sempre é mil maravilhas?
Eu não estou justificando atendimento ruim e nem deixar de examinar o paciente, fora que alguns médicos são uns cavalos mesmo.
Por que eu estou falando isso tudo? Só pra justificar por que eu não atendo convenio? também!! Mas principalmente pra vocês entenderem o por que que cada vez menos médicos vão se sujeitar e aceitar trabalhar pelos convênios. A quantidade de bons médicos que aceitam os planos vai tender a ser cada vez menor.
Por que eu acho (quase uma certeza) isso?
A tendência é que muitos médicos recém-formados nem cogitem a possibilidade de atender o convênio, muitos daqueles que já atendem deixem de prestar serviço pelo convênio por que vão compreender que pra ele não está mais valendo a pena, alguns vão se aposentar em algum tempo e alguns vão simplesmente morrer (médico também morre, sabia?).
É claro que você paga caro no seu plano, eu também pago e você quer mais é usar e fazer o máximo de coisa que o seu plano der direito. Eu entendo isso! É justo? Não! Mas a vida não é sempre justa, não é verdade?
A gente deve cada vez mais começar a ter que encarar o convênio como uma espécie de seguro, uma coisa pra você ter em caso de uma emergencia, uma interrnação e usar de fato cada vez menos.
Mas não vale pra todos os casos
Em alguns casos até compensa pro médico manter o convênio, como cirurgiões por exemplo, pois o valor de uma cirurgia é mais difícil que muitos pacientes possam disponibilizar e o valor pago pelo convênio até se aproxima de um valor justo pelo conhecimento, estudo e responsabilidade de abrir e fechar corretamente um ser humano. Não é sempre, mas às vezes ainda compensa.
Então pessoal, falei pra caramba, mas é por isso que eu não trabalho com convênios! Espero que você me entenda e que não fique chateada comigo.
Existe alguma saída mais “justa”?
E como eu disse, uma forma de você que deseja tratar aqui e fazer uso do convênio é através dos relatórios de tratamentos que nós disponibilizamos com o que foi ou será feito no seu caso para que você possa solicitar o reembolso dos valores no seu convênio.
Porém os valores nem sempre vão ser integrais, às vezes você só vai conseguir reaver uma parte e alguns infelizmente nem oferecem essa possibilidade. Mas nós da clínica não participamos diretamente desse processo. Isso é algo que você deve avaliar juntamnte com seu plano.
Como saber se o seu plano te dá esse direito?
Olhando no contrato que você assinou (que eu tenho certeza que você não tem mais a menor ideia de onde ele está) ou pesquisando no google: reembolso e nome do seu convênio, que ele vai direcionar pra página ou vídeo (alguns tem até uns videozinhos explicativos bem legal).
E com convênio ou não, só de você acompanhar os conteúdos que eu coloco aqui e nas outras redes, no instagram por exemplo, eu garanto que você já vai entender muito sobre os tratamentos mais modernos sobre varizes, tirar muitas dúvidas e se beneficiar muito! Combinado?
Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Os 4 principais culpados pelas VARIZESmar 21, 2020/
-
Quais são as CLASSES de Varizes?abr 6, 2020/
-
Por isso você NUNCA vai se livrar das Varizesjun 25, 2023/