Pernas INCHADAS no Verão?

Entenda por que é tão comum e Dicas para melhorar

Filipe Damasceno // 21 de Janeiro de 2023

Olá! Tudo bem com você? Todo fim de ano e início do outro é a mesma coisa. Eu recebo uma enxurrada de mensagens e dúvidas nas redes sociais com a mesma história: paciente, filho da paciente, marido da paciente, irmã, mãe, vizinho, animal de estimação, pessoas aleatórias no instagram, carteiro, açougueiro, leiteiro (profissão que nem existe mais, mas até ele aparece), todos com a mesma queixa: EDEMA ou INCHAÇO nas pernas!

E lógico, a galera fica meio desesperada. Afinal, a gente associa inchaço com coisa ruim: problema de coração, problema de rins, trombose e por aí vai.

Mas nesse artigo eu venho pra te tranquilizar (talvez), e te explicar por que é tão comum disso acontecer nessa época e como a gente pode melhorar isso. Vamos lá?!

Ahhh, o verão!! Época linda, sol, praia, calor infernal, multidão na praia, todo mundo colando. Mas ainda assim é bom.

Nessa época é super comum muita gente apresentar o clássico inchaço nas pernas, que eu carinhosamente chamo de EDEMA ou INCHAÇO DE VERÃO.

Então hoje eu venho exclusivamente pra gente conversar um pouquinho sobre as possíveis causas do por que isso acontece e algumas dicas que você pode tomar pra evitar ou ao menos amenizar isso, pois em muitos casos não é possível evitar completamente.

Lembrando que eu já fiz um artigo onde eu explico 10 causas de inchaço nas pernas que NÃO são varizes. Eu vou deixar esse artigo pra você conferir clicando AQUI.

Lá você vai descobrir que a maioria dos inchaços não são causados por varizes e falo muitas das causas mais comuns, por exemplo, doenças do coração, dos rins, doenças circulatórias, problemas articulares como a artrite, infecções, efeito colateral de alguns medicamentos etc.

Mas hoje eu vou falar daquelas causas mais comuns relacionadas à essa época do ano. Algumas delas podem ser resolvidas com pequenos ajustes, pequenas mudanças de hábitos. Então vamos pra elas.

Causas do Inchaço de Verão

1. Vasodilatação

A primeira e mais óbvia de todas é a vasodilatação que acontece em dias quentes.

Muitas pacientes chegam com essa queixa. Não apresentam nenhum inchaço normalmente, mas basta um dia mais quente pra ele aparecer. Geralmente marcando os pés ou tornozelos com a sandália.

Por que isso acontece? O calor causa nos vasos um fenômeno chamado vasodilatação, ou seja, as veias ficam mais abertas e dilatadas, recebendo mais sangue e dificultando seu retorno.

Além disso, o corpo é uma máquina e precisa trabalhar para não superaquecer. Uma das maneiras de resfriar o organismo é dilatando os vasos próximos da pele pra produzir suor, que participa da regulação da temperatura do corpo.

2. Pouca ingesta de água

Quando você bebe pouca água, seu organismo pensa: “essa doida tá bebendo pouca água de novo. Preciso segurar aqui comigo toda água que eu tenho”. (Papai do céu pensou em tudo, não é?)

Como o organismo estoca água? De forma muuuuuuito simplificada, no nosso corpo a água segue o sódio. Então pra segurar água, os rins param de eliminar sódio. Então o sódio e água ficam retidos no corpo. Que usualmente chamamos de retenção hídrica.

Mas essa é uma retenção capenga, a água fica solta no corpo e não onde realmente deveria estar. Por isso geralmente vai pra onde a gravidade manda que é nas partes mais baixas do corpo, como pés e tornozelos, e nas regiões onde tem mais frouxidão de tecidos, que é por exemplo, na cavidade abdominal, em volta dos olhos etc.

Mas vale lembrar que é pra beber ÁGUA, e não bebidas álcoólicas. Falando nisso já vamos pro número 3.

3. Bebida alcoólica

Mas por que não vale a cervejinha? O álcool é um diurético que leva à desidratação. E aí a gente cai na mesma questão do número 2 que a gente já falou antes.

4. alimentação desregrada

Nessa época a gente viaja mais, passeia mais, come coisas diferentes do que nosso corpo está acostumado, come mais besteira… geralmente comida mais salgada, de digestão difícil e pouco saudável (aquele churrasco, quem resiste?)

Então vamos colocando mais sódio pra dentro e novamente voltamos pro tema da retenção líquida que a gente já falou.

Além disso, alimentos de digestão mais difícil precisam deslocar mais água pro sistema digestivo e, portanto, roubam água do organismo.

Percebe que grande parte das causas recaem sempre direta ou indiretamente no mesmo tema da desidratação??

5. Inflamações

Nessa época também suamos muito, fica aquela nojeira, mas a gente também tem que continuar a vida, trabalhar etc. Temos que usar roupa de trabalho, muitas vezes calça, bota ou sapato fechado e isso favorece o surgimento de infecções ou inflamações da pele.

Por exemplo as brotoejas, uma erupção cutânea causada pelo suor abundante que ocasiona em inflamação das glândulas sudoríparas.

E como toda inflamação vem acompanhada de inchaço você já viu né? Inchaço de novo.

Mas essa não é minha praia, é praia dos coleguinhas dermatologistas então vamos adiante.

6. Menos atividade física

Também nessa época ouvimos muito aquelas: “está muito calor pra atividade física” ou ” está chovendo, não dá pra fazer atividade física”, ou tem que cuidar das crianças que estão de férias da escola, ou está viajando e não tem lugar pra fazer atividade física, muita gente tira umas férias da academia ou qualquer outra desculpa dessa.

E como eu já falei aqui milhares de vezes, as atividades físicas ajudam demais a sua circulação e o funcionamento das veias. Então se você pára, sua circulação não está tendo aquela ajudinha e tem mais chance de acabar inchando mais.

7. Longas viagens sentado, ou seja, na mesma posição

8. Você fica mais mole e fica mais tempo parado, maratonando série.

……

Percebe que são muitos motivos? Eu até cansei e parei de explicar no final.
Por isso que é tão comum!

E agora… eu vou tentar te ajudar a como evitar ou amenizar esse problema na sua vida. Segura aí as…

Dicas para evitar o inchaco de verão

Agora que você já entendeu as causas, ficou fácil. Basicamente a gente vai tentar evitar os fatores causadores que eu expliquei até aqui.

🔹 Tente reduzir banhos quentes, saunas e a exposição prolongada ao sol e ao calor pra evitar a vasodilatação excessiva.

🔹 Evitar alimentos ricos em sódio, como alimentos salgados, industrializados e em conserva.

🔹 Modere na ingestão de bebida alcoólica.

🔹 Na medida do possível (sabendo que nem sempre é), evite roupas quentes, sapatos fechados, ou pelo menos opte pelos tecidos mais leves.

🔹 Cuide bem da pele, hidrate bastante, evite exposição solar por longos períodos.

🔹 Coloque as pernas pra cima sempre que possível.

🔹 Para que já está adaptado, continue usando suas meias de compressão. Eu sei que esse não é o momento pra começar a usar, por que (convenhamos) não é. Mas se você já faz uso e já se adaptou a elas, basta continuar usando normalmente.

🔹 Busque tratamento das suas varizes, claro! Não vamos nos esquecer que uma boa parte dos inchaços ainda são causados por elas.

🔹 Evite longas viagens na mesma posição. Faça paradas ou revezamento a cada hora pelo menos.

🔹 Não deixe de fazer suas atividades físicas nesse período. Os exercícios devem ser uma rotina e, a não ser que você esteja numa viagem de lazer, lógico, é importante continuar fazendo. Exercício não é trabalho que você precisa tirar férias uma vez por ano!

🔹 E o principal, o que eu considero o mais importante: beber muito líquido, muita água. Beber muito líquido para evitar inchaço pode parecer sem sentido, mas na realidade isso melhora o funcionamento dos rins e reduz a retenção. Pode acreditar!

Uma continha básica diz que são necessários 35 mililitros de água para quilo de peso corporal. Assim, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml que você deve beber, por exemplo: 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml de água.

Mas se estiver em dias muito quentes, ou se praticar atividades físicas tem que aumentar ainda mais!! Então aquilo que 2 litrinhos por dia são suficientes pra todo mundo, pode esquecer pois isso já caiu faz tempo.

Por hoje é isso galera. Acabou ficando maior do que eu imaginava mas são informações muito importantes e que eu acredirto que vão te ajudar demais!!

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.