Os 4 principais culpados pelas VARIZES

e uma notícia não muito agradável ao final

Filipe Damasceno // 21 de Março de 2020

Quais os principais causadores de Varizes?

Olá, pessoal. No artigo anterior já falamos sobre os 4 causadores que todos pensam que causam varizes mas não passam de lenda. Você pode conferir o artigo aqui.

No artigo de hoje apresento a vocês os verdadeiros culpados, os principais fatores causadores responsáveis pelo surgimento das desagradáveis varizes.

É um conhecimento precioso, porém ao final vou do artigo vou trazer uma notícia que talvez não deixe você muito feliz. Vamos ver se você consegue identificar o que pode ser tão desagradável ao longo do texto. Vamos lá?

1️⃣ Genética:

Estima-se que aproximadamente 80% da culpa pelas varizes sejam dos fatores genéticos herança dos nossos antepassados. É muito comum pessoas que percebem que apresentam varizes até nos mesmos locais das pernas que em seus pais e avós.

Aqui está também a razão pela qual homens também tem varizes, já que sofrem menos a ação dos hormônios, como veremos adiante. Porém a genética, essa sim, é implacável mesmo com homens.

2️⃣ Hormônios:

Hormônios femininos são uma das razões pela qual as varizes são muuuito mais comuns em mulheres. Somando-se à ação genética, não favorecem as mulheres.

Aqui também cabe uma dúvida muito comum: “medicação anticoncepcional causa varizes?” O anticoncepcional entra nessa categoria pois é exatamente isso que eles são, hormônios. Porém seu efeito acontece em escala muito menor do que a ação dos hormônios produzidos no próprio organismo.

3️⃣ Gravidez:

O problema da gravidez como causa de varizes acontece por 2 mecanismos. Um deles é pela loucura de hormônios que vira o organismo durante o processo de gestação.

O segundo mecanismo está relacionado à dificuldade do sangue subir pelas veias dos membros inferiores em direção ao coração quando tem um útero enorme no caminho. O útero aumentado nas fases mais avançadas da gravidez exercem certo grau de compressão nas veias da região do abdome e virilhas principalmente. Mais um ponto contra o sexo feminino 😭

Menos ruim é que o efeito da gravidez ao ponto de de causar varizes normalmente só é observado a partir do 2° filho em diante.

4️⃣ Trabalhar em pé ou sentado várias horas por dia (geralmente mais de 6 horas):

A quantidade de horas suficiente para causar varizes por dia pode ser variável de pessoa para pessoa, pois depende de muitos outros fatores individuais, mas geralmente gira em torno de 6 horas por dia.

Certas categorias profissionais são grandes candidatas a sofrerem mais que outras com relação a varizes. Estas são bastante constantes nos consultórios de angiologistas e cirurgiões vasculares com problemas circulatórios. São elas: professores, policiais, seguranças, profissionais de enfermagem, vendedores, secretárias e profissionais que atuam em escritório, e todas as outras que seria impossível citar aqui que permanecem longas horas por dia na mesma posição, seja sentado ou em pé.

Imagine como funciona: as veias lutando para empurrar o sangue contra a gravidade muitas horas seguidas todos os dias com certeza é uma causa importante.

Uma curiosidade: profissionais que passam muitas horas por dia em pé porém caminhando (por exemplo: carteiros e profissionais de medição de registro de contas) tendem a sofrer um pouco menos com varizes em relação àqueles que somente ficam em pé no mesmo local. Isso porque a musculatura em constante contração ajuda a impulsionar o sangue em direção ao coração e minimiza o efeito da gravidade.

Falamos um pouco sobre esse efeito da contração muscular no artigo explicando o que são varizes que você confere clicando aqui.

Bom, esses são os 4 principais fatores causadores das varizes.

E qual seria a má notícia:

🔥 Alguém conseguir adivinhar qual é coincidência desagradável entre os fatores aí de cima? Chega de enrolação. Percebeu que todas as causas acima são fatores que não podemos controlar?

Vejamos:

  1. A genética é uma coisa que nasceu com você e está embutida no nosso organismo, sem chance de mudar.
  2. Hormônios igualmente fazem parte de você. Não tão imutáveis quanto a genética.
  3. Gravidez: ninguém vai deixar de ter filhos por conta de varizes. E quem já tem filhos já sofreu o seu efeito.
  4. Trabalho: todos tem que trabalhar ou cuidar dos seus afazeres.

Por esse motivo não há muito o que possa ser feito no sentido de controlar esses fatores. Pois é… o destino é cruel algumas vezes.

Porém há outras medidas e tratamentos que retardam em muito tempo seu aparecimento e sua evolução. E você pode sempre nos procurar para ter a orientação específica pro seu caso.

Pensou em algum outro causador que não estava aqui? Qualquer dúvida coloque aqui nos comentários. Até a próxima!

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você.

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.