O que são VARIZES e como elas se formam?
De um jeito que você vai entender
Filipe Damasceno // 17 de Março de 2020
Sobre as varizes: Começando do início
Olá, pessoal! Hoje vamos dar início a uma série de artigos para explicar um pouco sobre esse mal que aflige uma grande quantidade de pessoas mundo afora, seja com seus incômodos sintomas ou com seu aspecto indesejado.
Começando do início, pois o primeiro passo para alcançar um bom resultado é sempre entender o seu problema… nesse artigo vamos explicar 2 conceitos importantes e que estão interligados: o que são varizes e como elas se formam?
Para entender sobre varizes precisamos explicar o que são veias
Antes de tudo precisamos explicar um pouco sobre as veias e como funciona a nossa circulação.
O coração funciona, de uma forma bem simplificada, como a bomba de água da sua casa. Ele empurra o líquido (sangue) para a frente. Os canos que saem da bomba são as artérias, elas distribuem o sangue por todo o corpo.
Depois que o sangue alcançou todas as partes, as veias têm a função de levar todo o sangue de volta ao coração para ser novamente bombeado pelo corpo.
E o que acontece de errado para que se formem as Varizes?
Com o tempo, ao longo de muitos e muitos anos nesse árduo trabalho de levar sangue contra a gravidade de volta ao coração, as veias das pernas vão se “cansando”, ou seja, as suas paredes vão se enfraquecendo e dilatando, tornando as veias tortuosas e aumentadas de tamanho, dando aquele aspecto tão indesejado.
Pelo amor de Deus. Afinal então, o que são Varizes?
(Essa volta toda foi para explicar que) As varizes são justamente essas veias dilatadas e com dificuldade de realizar sua nobre função de empurrar o sangue ao coração!
Uma outra questão que geralmente acompanham as varizes é o prejuízo no seu funcionamento ocasionado pela sua dilatação.
Vamos entender por que isso acontece?
Como ocorre a perda da função das veias com varizes?
As veias possuem válvulas, que são pequenas estruturas na sua parte interna que asseguram que o sangue circule numa única direção, como demonstrado na figura.
Devido à dilatação, aumenta o espaço que permite passagem do sangue entre as válvulas, portanto elas já não conseguem impedir que o sangue reflua, ou seja, flua no sentido invertido, fazendo com que o sangue se acumule e exerça pressão nas veias e levando a cada vez mais dilatação e levando a um prejuízo da função primordial das veias que é justamente carregar o sangue em um único sentido, o do coração.
À essa condição de perda total ou parcial do funcionamento das veias chamamos Insuficiência Venosa, e pode gerar sintomas relacionados à congestão ou acúmulo de sangue nas partes mais inferiores como sensação de peso, dor, formigamento, inchaço e o próprio surgimento de varizes.
Em estágios avançados podem levar à alteração da cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas, deixando-a escurecida e/ou avermelhada.
Causam também alteração na elasticidade da pele, que ficam com um aspecto ressecado e endurecido, como se fosse uma cicatriz.
Nos últimos estágios podem levar às temidas complicações como trombose e úlceras ou feridas difíceis de tratar.
Como pudemos perceber, as varizes são mais conhecidas pela questão estética, mas também podem representar problemas importantes de saúde.
Os principais fatores pelos quais algumas pessoas não têm varizes e outras têm são : tendência genética, hormônios, gravidez, ganho de peso e atividades que exijam permanecer várias horas por dia de pé ou sentado. Mas isso já é assunto pra outro artigo. 😉
Espero que eu tenha conseguido ajudar vocês a entender, com uma linguagem simples, como se iniciam as varizes.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você.
Qualquer dúvida estou sempre à disposição de vocês. Um abraço!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Os 3 pilares do tratamento de ÚLCERAS VARICOSASjun 30, 2022/