NÃO TRATE suas VARIZES nesses casos!!

Você corre sério risco de SE FRUSTRAR

Filipe Damasceno // 07 de Abril de 2024

Olá! Tudo bem com você? Geralmente a gente fala aqui no canal sobre os motivos para tratar as varizes, situações em que você deveria se preocupar com elas e quando não atrasar um tratamento.

Mas hoje eu vou no caminho contrário. Vamos conversar sobre quando NÃO tratar as varizes. Situações em que a motivação ou o objetivo na busca de um tratamento não estão corretos e podem levar a resultados frustrantes.

Inclusive essas são algumas das situações em que eu dispenso pacientes ou oriento que elas não comecem seus tratamentos naquele momento. Eu prefiro ter paz a ter pacientes se tratando comigo pelos motivos errados.

Então vou te ensinar quais são essas situações mais comuns na minha visão e como fugir delas. Vamos lá?!

Pode parecer que eu estou jogando contra mim mesmo ao falar das motivações erradas e por que você ainda não está no seu momento adequado pra iniciar um tratamento. E realmente estou, de certa forma.

Mas eu prefiro que minhas pacientes estejam plenamente conscientes de tudo que vai ser feito, da transformação que eu quero realizar na vida dela. E pra isso nós precisamos estar com os objetivos e expectativas perfeitamente alinhados.

Às vezes um resultado maravilhoso pra paciente não é o que me deixou satisfeito ainda, por exemplo, e vice-versa.

Eu não desejo que ninguém se trate comigo por impulso. Por isso mesmo eu não começo nenhum tratamento no mesmo dia da consulta. Tem gente que fica meio frustrada com isso.

Eu sei que muita gente faz, mas eu respeito muito o dinheiro e a confiança das pessoas então eu faço questão que a pessoa vá pra casa, converse com marido, com os filhos, pense no melhor momento de iniciar um tratamento, pois assim eu sei que quando ela retornar ela está em paz e eu não causei nenhum transtorno na vida dela.

É como aquele velho ditado da época de orkut: “Se você ama alguém, deixe-o livre. Se ele voltar, é seu. Se não, nunca foi.”

E também pra te orientar quando for buscar um profissional ou um tratamento do que não fazer ao se submeter a um tratamento de varizes.

Então a primeira motivação errada ao buscar um tratamento de varizes é…

 

1. Você não confia plenamente no seu médico

Você encontrou um médico do nada, às vezes na internet e já se jogou sem pesquisar as referências, os depoimentos de pessoas que já se trataram com ele.

Encontrar um médico pela internet não é nenhum problema. Eu costumo dizer que a internet é a nova indicação, como eu explico com mais detalhes nesse artigo AQUI.

Ou então você passou pela consulta, mas ainda não está completamente convencida… sabe aquele sexto sentido, aquela pulguinha atrás da orelha. As mulheres costumam ter esse “feeling” bem apurado.

Você vai entrar num tratamento que vai se entregar pra uma pessoa fazer o que quiser, injetar coisas que às vezes você nem sabe o que são nas suas varizes, vai gastar às vezes alguns milhares de reais, já que um bom tratamento não é barato não, sem confiar inteiramente naquela pessoa?!
Me parece um pouco de loucura isso.

Então pare, reflita, tire todas as suas dúvidas na consulta, não fique com vergonha de perguntar. O bom médico não tem nenhum problema com responder dúvidas. Pelo contrário, eu adoro!

Se a consulta já passou mas você lembrou que esqueceu de perguntar certa coisa, veja se existe alguma forma de contato com seu médico, nem que seja por email, mas não fique com dúvida.

Tenha plena certeza que confia no profissional ao se entregar nas mãos dele.

 

2. Você quer escolher o tratamento

Isso aqui acontece sempre que um tratamento está na moda. Aconteceu com a espuma há um tempo atrás. Acontece hoje em dia com o laser.

Muita gente já vem decidida de qual tratamento quer fazer. Como se fosse escolher um sabor de pizza.

Todo tratamento tem suas indicações muito precisas para cada caso, tipos, tamanhos, localização, profundidade dos vasos a serem tratados.

Por isso que eu sempre falo: cada caso é único. Não existe um tratamento padrão que vale pra você e pra sua amiga, parente, vizinha etc.

E cada método tem suas limitações também. Às vezes um tratamento é perfeito pra alguém e em você não vai fazer nem cosquinha. Ou então pode ser até demais pro seu caso e correr riscos de efeitos colaterais sem necessidade.

Portanto, o seu médico estudou (eu espero) pra entender qual é exatamente o método ou os métodos que vão extrair o melhor resultado do seu caso.

Mais uma vez a gente volta no primeiro erro. Se você confia no seu médico, confie também na escolha dele pelo tratamento X ou Y.

O fato de ele simplesmente acatar o tratamento por que você quer demonstra insegurança e talvez precise rever o método ou, quem sabe, o profissional.

 

3. Não entendeu a realidade do resultado

Vocês ainda não estão alinhados no equilíbrio que deve existir entre expectativa e realidade.

Sabe aqueles memes expectativa X realidade? Se você ainda não entendeu muito bem isso, existe um grandissíssima chance de você acabar se frustrando.

Qual é o objetivo final do tratamento? O que se espera que seja um resultado satisfatório? Eu sei que trabalhar com porcentagem é muito relativo, mas existe uma meta: limpar aproximadamente tantos porcento dos vasos…

Eu tenho aqui uma meta pessoal dos meus tratamentos, uma espécia de mínimo aceitável pra considerar um tratamento de sucesso. Que no nosso caso posso garantir que é bem audacioso!

Infelizmente a medicina ainda não chegou no método que limpa 100% dos vasos. Se alguém prometer isso pra você, já pode sair correndo.

Mas uma expectativa bem realista dos tratamentos de varizes é alcançar um resultado que não te imite de forma alguma. Tanto no sentido de sintomas, se espera que melhore totalmente ou drasticamente os sintomas relacionados às varizes, quanto no sentido estético mesmo.

Que você não tenha vergonha, que o pouco que ficou não te limite de forma nenhuma, que você possa ir no lugar que quiser, usar a roupa que quiser, que você realmente fique em paz. Isso que se espera de um tratamento de varizes realista.

Ou seja, é possível ter resultados FANTÁSTICOS, pernas bonitas sem varizes e compatíveis com a sua idade. O tratamento de varizes não vai fazer você ter perninhas de 18 anos.

Você precisa estar muito consciente disso para não acabar se frustrando.

 

4. Querer tratar exame de doppler

Um outro erro e um muito comum é aquele paciente que chega e durante a consulta já fica te empurrando o laudo de um exame de doppler pra você olhar.

A gente vai conversando e eu tentando entender o caso a fundo, mas parece que algumas pessoas não estão nem aí. Elas querem que você trate o que diz no laudo do exame!

Isso é muito ruim. Não vou nem falar daqueles laudos que são totalmente incompatíveis com a clínica da paciente. Vamos considerar que o laudo esteja realmente correto.

Mas mesmo esses, não são a parte mais importante do tratamento. Muitas alterações do exame de doppler não são dignas de tratamento.

Antigamente era assim: varizes, tira a safena. Hoje em dia não é mais assim. Hoje sabemos que papai do céu não colocou nada à toa na gente. A sua safena tem as suas funções no organismo e se ela está cumprindo o papel dela, deixa ela lá.

Eu explico algumas dessas alterações e o que significa palavrinhas como refluxo, incompetência e insuficiência das veias nesse artigo aqui.

De forma resumida, hoje nós nos utilizamos de alguns critérios para condenar uma safena ou não. Tamanho do refluxo (pega a safena toda ou só um pedaço dela)? É um refluxo longo ou um refluxo curto? A safena tem dilatação? Causa sintomas? Causa varizes? É responsável pelas varizes que a paciente apresenta?

Então é o conjunto da resposta de todas essas perguntas que vai guiar o tratamento (ou não) e não somente a mera presença de um laudo alterado.

Muitas vezes a alteração são apenas um achado de exame e não tem nenhuma correlação com as varizes ou os sintomas que a paciente vem apresentando.

E ao tratar essas alterações, você não só não vai melhorar a queixa da paciente como pode correr o risco de complicações e efeitos colaterais de um tratamento desnecessário.

Portanto, o exame é parte importante do processo, mas nem sempre é o mais importante. Mais uma vez, confie no seu médico! Ele deve ser capaz de orientar qual é o tratamento mais indicado especificamente pro SEU caso.

Tratar a prática ou a paciente é muito diferente de tratar um papel!!


Foram esses os principais erros que você pode cometer ao se sujeitar a um tratamento de varizes. Espero que você consiga entendê-los pra consiguir fugir da tentação de buscar tratamento por conta deles e acabar se frustrando.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.