LASER + ESCLEROTERAPIA

A perfeita combinação para Tratamento de Vasinhos e Varizes

Filipe Damasceno // 26 de Março de 2022

Olá. Tudo bem com você? Hoje eu vou te apresentar tudo sobre a técnica combinada do LASER com a ESCLEROTERAPIA, que é o mais moderno e eficaz tratamento disponível para vasinhos e varizes na atualidade.

Os tratamentos de varizes mudaram muito ao longo do tempo, então não vá achando que sabe tudo sobre eles. Nas próximas linhas você vai conhecer também as principais novidades. Vamos lá!?

Quais tipos de varizes a técnica combinada trata?

Quando falamos de qualquer tratamento sempre devemos começar por quais tipos de vasos eles tratam.

Não, essa técnica combinada (como chamamos) não serve pra qualquer tipo de veias! A técnica combinada é especialmente eficiente para os vasinhos e as veias nutridoras. Calma que eu explico.

As telangiectasias (comumente conhecidos como vasinhos), são o tipo mais conhecido de varizes, pelo seu grande apelo estético. São pequenas veias dentro das camadas da pele. Por serem muito superficiais ficam mais visíveis, dando aquele aspecto tão indesejado de “teias de aranha”.

Outro tipo de veias são as reticulares (também conhecidas como colaterais, raizes ou nutridoras). Geralmente estão próximas aos vasinhos e “alimenta” estes. São veias subdérmicas, ou seja, estão nas primeiras camadas abaixo da pele. São aquelas veias mais azuladas ou verdes, que não são tão visíveis como as telangiectasias, mas estão ali por perto.

Para conhecer todos os tipos de varizes, clique aqui.

Estes dois tipos de vasos podem ser tratados com laser e escleroterapia.

E os vasos dilatados?

Para vasos maiores que 3mm (ou saltados da pele), o laser e escleroterapia não tem boa resposta. Para estes a melhor indicação seria a cirurgia ou a espuma.

Como é o tratamento combinado?

Todo tratamento de varizes é algo complexo. Geralmente um tratamento completo usa uma associação de métodos.

No caso de microvarizes (como denominamos os vasinhos e as veias nutridoras), por exemplo, uma excelente associação que usamos são as técnicas do LASER e a ESCLEROTERAPIA.

O Laser transdérmico age através do calor. O aparelho de laser emite uma onda de energia que atravessa a pele, gerando uma reação térmica na parede do vaso sem agredir outras regiões. Ela age, portanto, de fora para dentro.

Já a Escleroterapia, consiste na injeção de líquidos no interior das veias doentes usando agulhas muito fininhas, que geram uma reação controlada nesses casos, culminando com seu fechamento. Portanto age, diferente do laser, de dentro para fora.

E essa tal técnica combinada??

Logo, os dois tratamentos tem mecanismos de ação completamente diferentes – um térmico e um medicamentoso – e agem em porções diferentes da parede do vaso tratado.

O resultado do método combinado é a destruição da parede do vaso doente, levando ao seu fechamento e secagem.

Esses tratamentos, sempre que possível são feitos em conjunto, nas mesmas veias e nos mesmos dias de tratamento.

Dessa forma, sua ação nas veias e os resultados são potencializados (1+1 nesse caso = mais que 2).

Esta combinação inclusive representa um dos tratamentos mais modernos e eficazes para tratar varizes e vasinhos na atualidade. Os efeitos já começam a aparecer depois da primeira sessão.

Além disso, como são tratadas também as veias nutridoras, o tratamento tem efeito por tempo mais prolongado.

Quais são as vantagens da técnica combinada?

Nesta técnica não há necessidade de interrupção das atividades ou repouso
antes ou após o procedimento.

O paciente é liberado logo após as sessões e pode retornar às atividades habituais no mesmo dia. Aliás, imediatamente.

No dia seguinte, já está liberado a prática de atividades físicas moderadas.

Os efeitos já começam a aparecer depois da primeira sessão.

⭐ Sem internação
⭐ Sem anestesia
⭐ Sem cicatrizes
⭐ Sem cortes
⭐ Sem cirurgia
⭐ Sem repouso

Interessante como a medicina vascular no tratamento de varizes evoluiu, não é verdade?

Quais as novidades desse tratamento?

Todo tratamento continua em constante evolução conforme evoluem as tecnologias e medicamentos e conforme cirurgiões ao redor do mundo aprimoram e difundem a técnica.

Portanto esqueça o tratamento que você achou que conhecia caso tenha feito algum procedimento há anos ou
até meses atrás.

Hoje em dia as soluções são mais estáveis e dificultam o surgimento de reações e manchas, além de evitar a dor e ardência durante injeção do medicamento.

A tecnologia do Laser revolucionou os tratamentos. No passado, a potência do laser suficiente para tratar vasos também podia causar queimaduras na pele. Algumas pacientes se recordam com receio dessa época.

Hoje o laser é cada vez mais seguro e eficiente, com configurações específicas para cada tipo de vaso.

Além disso, usamos em conjunto o resfriador de pele, um aparelho que libera um ar gelado e causa analgesia da região tratada, tornando os tratamentos muito mais confortáveis.

Atualmente, o tratamento pode e deve ser aplicado não somente nos vasinhos menores mas também nas suas nutridoras para ter um efeito prolongado.

Quer saber mais?

Eu preparei um E-book especial com tudo sobre o tratamento combinado do Laser + Escleroterapia para varizes.

Tudo que nós conversamos aqui nesse artigo e muito mais está lá nesse ebook. Além disso, eu tiro todas as dúvidas
mais comuns que as pacientes têm sobre essa técnica.

Você pode baixar gratuitamente clicando AQUI.

Algumas dúvidas que são respondidas nesse ebook:

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO?
O TRATAMENTO SÓ SERVE PARA PERNAS?
EU IREI SENTIR DOR?
POSSO TER REAÇÃO ALÉRGICA?
VAI TER SANGUE OU CICATRIZ?
QUANDO POSSO RETOMAR AS ATIVIDADES?
PRECISO DE MEIAS OU ALGUM MATERIAL?
OS VASINHOS PODEM VOLTAR?
EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES?
QUAIS CUIDADOS TOMAR APÓS?
QUAIS REAÇÕES PODEM SER NORMAIS?
QUAIS REAÇÕES SÃO INDESEJADAS?

Lembre-se: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!


Espero ter ajudado e caso você tenha interesse em realizar esse tratamento, essa técnica é a que utilizamos aqui na clínica Filipe Damasceno Varizes e Estética Vascular. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.