A paciente que eu não pude ajudar 🙁
É possível limpar as pernas super rápido??
Filipe Damasceno // 23 de Abril de 2023
Olá! Tudo bem com você? Pessoal, um dia desses eu atendi um caso que me magoou, me entristeceu por que eu não pude ajudar essa paciente.
Então hoje eu vim aqui pra contar pra vocês o que aconteceu nesse caso específico, pra talvez assim você entender um pouco mais sobre como funcionam os tratamentos que eu faço aqui na clínica e para você também se programar para fazer o seu tratamento da melhor forma possível.
Tá curiosa pra entender o que aconteceu? Então vem comigo!
Essa historinha aconteceu de verdade, essa pacientinha existe e foi atendida por mim algum dia desses, que pode ser há pouco ou há muito tempo (não importa).
E esse caso me marcou por que, como o título do artigo diz, eu não pude ajudar essa paciente. Então eu considero que eu falhei com essa paciente de alguma forma.
Seja na minha comunicação, talvez eu não tenha nos vídeos que eu faço pra vocês me feito entender como funcionam os tratamentos não invasivos de varizes que eu realizo aqui na clínica. E que muitos médicos cirurgiões vasculares que atuam dessa forma fazem também.
Mas sem enrolar mais vocês por que eu acredito que você tenha vindo aqui pra entender o que aconteceu…
Essa paciente veio em uma consulta normal, passou pelos passos da entrevista, exame físico das varizes dela, fizemos o exame de doppler na própria consulta, exatamente como em todas as consultas, onde eu levo cerca de uma hora com a paciente, explico com tudo que você precisa saber sobre o seu caso e o tratamento proposto, e tiro todas as suas dúvidas sem pressa. Se você ainda não viu o artigo onde eu explico o passo-a-passo da minha consulta, clica AQUI pra conferir.
Mas essa paciente ela tinha um “prazo“, que ela desejava que o tratamento fosse feito ou ela teve uma idéia de que o tratamento era muito rapidinho, em poucas visitas tá resolvido o problema. E esse prazo que ela imaginou que o tratamento dela ficaria pronto era um prazo muito curto.
E então eu pensei em fazer esse artigo pois eu fiquei imaginando:
“será que em algum momento eu falhei em fazer minhas pacientes ou vocês entenderem que o tratamento de varizes é super rápido e fácil?”
Então agora eu venho pra arrumar isso. E já cortar o seu barato: Não é! Os tratamentos mais modernos para varizes eles são eficazes e tem inúmeras vantagens em relação aos métodos antigos, como por exemplo, não precisar de cortes, internação em hospital, cirurgia ou repouso.
Mas dentre essas vantagens não estão incluídas eles serem rápidos e nem facinhos. Aquela ideia de que rapidinho limpa suas pernas, tranquilo. Pode esquecer!!
Uma coisa que eu costumo dizer: Não se trata veias doentes ou varizes que estão se formando há anos (muitas vezes há décadas) em pouco tempo.
Se você ouviu isso por aí que alguém vai limpar suas perninhas em 2 tempos, meu conselho é: fuja!!
Mesmo os tratamentos cirúrgicos que são feitos em teoria retirando o máximo possível de veias de uma vez só (eu disse o máximo possível, e não tudo!), mesmo esses precisarão ser complementados com outros métodos quase sempre.
Da maneira como funcionam os tratamentos que eu faço aqui na clínica
(que obviamente é a maneira que eu acredito ser a mais correta, aquela que vai levar mais benefícios às minhas pacientes), os tratamentos são feitos com visitas programadas, ou seja, nós nos vemos ALGUMAS vezes.
Essa quantidade varia, dependendo do tipo e da quantidade de vasos que precisam ser tratados e de qual é tratamento mais indicado pro seu caso. Mas geralmente isso gira em torno de 5 a 10 visitas aqui na clínica (uma média tá pessoal).
Além disso, eu gosto de dar um intervalo de pelo menos 2 semanas entre cada visita. Por que isso??
Sempre que a gente trata um vaso, muitas vezes ele não desaparece de imediato. Às vezes ele precisa de alguns dias para responder e sumir por completo.
Se a gente encurta muito as visitas, a pessoa irá retornar à clínica algumas vezes com vasos já tratados, mas que ainda estão visíveis. E fazendo um novo estímulo nesse vaso nós estaríamos agredindo alguns desses vasos sem necessidade e, ao fazer isso, corremos inclusive alguns riscos.
Já com essas 2 semans de intervalo pelo menos, temos a garantia de que:
- Já teremos tempo suficiente para eliminar totalmente boa parte dos roxinhos (muitos tratamentos usam agulhas, que mesmo muito fininhas ainda deixam alguns roxinhos) e
- esse tempo é a garantia de que, sempre que a paciente retornar à clínica, todos os vasos que estiverem visíveis ainda precisam ser tratados, pois já teremos dado o tempo necessário para eles responderem ao tratamento feito na visita anterior.
Por aí você pode ter uma dimensão de que não são tratamentos muito rápidos, e que exigem muita dedicação, tanto do médico como da paciente.
Muitas vezes são tratamentos que demoram alguns MESES.
“Ahh mas eu não tenho alguns meses.” Então é melhor você não tratar comigo. Você com certeza vai encontrar alguém que vai falar que trata rapidinho. Mas depois não adianta reclamar.
Alguns médicos até podem ter resultados extraordinários e rápidos. Eu não sou o dono da verdade e nem sou o melhor mais experiente, nada disso, de jeito nenhum.
Exatamente por isso eu não trabalho com sessões. Por que eu não acredito que essa seja a melhor maneira de entregar o melhor para minhas pacientes.
Eu também me recuso a entregar um tratamento mal feito ou alguma coisa só pra disfarçar ou, ainda pior, fazer você acreditar que está resolvendo alguma coisa.
Então se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Escleroterapia com Ozônio funciona?ago 28, 2022/