É possível tratar Varizes só com medicamentos?

Cuidado com o que você vê na televisão e internet

Filipe Damasceno // 17 de Abril de 2020

Olá! Tudo bem com você? Hoje vou falar sobre mais um assunto polêmico! O uso dos medicamentos no tratamento das varizes e porque você deve desconfiar de algumas coisas que costumamos ver por aí. Vamos lá!

Como agem os medicamentos no tratamento de varizes

Os medicamentos são uma boa opção no auxílio ao tratamento de varizes. Há algumas classes de medicamentos com esse objetivo, como antiinflamatórios, fitoterápicos e outros.

Mas dentre todos, a classe que mais se destaca são os chamados venotônicos.

Como funcionam os venotônicos?

As veias, mesmo sendo sua parede muito fininha, são constituídas por várias camadas diferentes.

Uma dessas camadas é composta por músculos extremamente finos, mas que são responsáveis por realizar a contração e relaxamento da veia.

Venotônicos agem principalmente nesta camada, otimizando a contratilidade das veias e assim aumentam a velocidade de circulação do sangue nas veias, reduzindo a congestão venosa. Também atuam diminuindo a inflamação local e aumentam a resistência dos vasos. 

Essa congestão venosa que é a principal responsável pelos sintomas de varizes, como explicamos nesse artigo sobre sintomas das varizes. Clique aqui para conferir.

Essa ação leva a uma melhora dos sintomas relacionados às varizes e à insuficiência venosa dos membros inferiores.

Aí entra a grande questão. Está classe de medicamentos e também as outras auxiliam bastante nos SINTOMAS. Grave bem a palavra sintomas.

Os sintomas mais comuns você que já acompanha aqui o blog conhece bem. São dor, queimação, inchaço, formigamento, coceira, câimbras, sensação de peso e cansaço, etc.

O que você quer dizer com medicamentos e sintomas?

Nenhum medicamento oral isolado tem potencial para tratar varizes. Infelizmente elas continuarão lá. Até podem ter algum efeito discreto de desacelerar a evolução do problema. Mas na realidade não tratam.

Veja bem, não sou inimigo dos remédios nem natureba e tal. Os medicamentos são uma excelente arma no tratamento das varizes e têm o potencial de aliviar angústias enormes causadas por seus sintomas e melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes. Mas existe uma limitação do que eles podem fazer.

Tanto é assim que aqueles casos de varizes que não apresentam sintomas, em que a queixa do paciente é puramente com a questão estética, normalmente não tem como primeira escolha o tratamento medicamentoso.

Cuidado para não ser enganado

Se em algum momento da vida você já viu uma propaganda bonita de televisão e internet, mostrando aquele antes e depois maravilhoso, em que o medicamento “limpou” as pernas de determinada pessoa, eu quero te dizer que não é bem isso que acontece.

Saiba que a maioria dos órgãos regulatórios em medicina e farmácia PROIBEM a publicação de fotos de antes e depois (mesmo que verdadeiras) como estratégia de venda. A publicidade que se utiliza dessa estratégia já deve receber a sua desconfiança pelo simples desprezo pelas regras e pela ética. 

O medicamento tem sim seu benefício. Não estou dizendo que você foi enganada pois haverá sim melhora, nem que seja parcial, do incômodo causado pelas varizes.

O que me incomoda é a propaganda com apelação visual que não é o que se observa na vida real. Aquele resultado milagroso infelizmente não existe.

Então quer dizer que não tem jeito?

Claro que podem ser conseguidos resultados realmente maravilhosos. Mas sempre são alcançados com uma junção de técnicas, em que cada uma tem melhor resultado para cada tipo de veia.

Atualmente, há opções de tratamentos completos e sem necessidade de cirurgia. Futuramente falaremos delas.

O passo fundamental é sempre consultar o seu médico especialista, que vai apontar o melhor tratamento individualizado para o seu caso. Eles sempre exigem dedicação do paciente e a experiência do médico.

Portanto desconfie de tratamentos mirabolantes e que prometem resultados milagrosos de um jeito muito fácil e rápido.

Lembre sempre daquela máxima, que vale para tudo na vida: 

Se é bom e rápido, não pode ser barato.
Se é rápido e barato, não pode ser bom.
Se é bom e barato, não pode ser rápido.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode fazer contato comigo aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.