Trabalho EM PÉ ou SENTADA o dia todo

Estou condenada a ter Varizes??

Filipe Damasceno // 09 de Setembro de 2023

Olá! Tudo bem com você? Essa semana chegou um comentário lá no instagram @drfilipevarizes que era mais ou menos assim: “pra mim é impossível não ter varizes pois trabalho em pé o dia todo”.

Então eu achei o tema tão bom que resolvi fazer um artigo sobre isso.

Será mesmo que é assim que funciona? Se você trabalha em pé ou sentada o dia todo você está automaticamente condenada a sofrer a vida toda com varizes e não tem nada que você possa fazer a respeito?

Bom, se tem um artigo inteiro sobre isso é por que provavelmente tem sim algumas coisas que você pode fazer para pelo menos lutar contra isso. Rs

Então hoje vamos conversar por que trabalhar em pé ou senatada horas seguidas todo dia sobrecarrega a circulação e tem relação com o surgimento de varizes, o papel dos músculos no auxílio à circulação e o que você pode fazer para amenizar isso se você também precisa ficar na mesma posição o dia todo. Vamos lá!?

Por que trabalhar em pé ou sentada é ruim para varizes?

Como eu já expliquei num artigo onde eu falei sobre as 4 principais causas das varizes, trabalhar em pé ou sentado várias horas seguidas por dia está entre os top causadores de varizes e vasinhos.

A quantidade de horas suficiente para causar varizes por dia pode ser variável de pessoa para pessoa, pois depende de muitos outros fatores individuais, mas geralmente gira em torno de 6 horas por dia. Bem pouco né, já que todo mundo geralmente trabalha pelo menos 8 horas.

Certas categorias profissionais são grandes candidatas a sofrerem mais que outras com relação a varizes. Estas são bastante constantes nos consultórios de angiologistas e cirurgiões vasculares com problemas circulatórios. São elas: professores, policiais, seguranças, profissionais de enfermagem, vendedores, secretárias e profissionais que atuam em escritório, e todas as outras que seria impossível citar aqui que permanecem longas horas seguidas por dia na mesma posição, seja sentado ou em pé.

Imagine como funciona: as veias lutando para empurrar o sangue contra a gravidade muitas horas seguidas todos os dias com certeza é uma causa importante.

E a grande crueldade nisso tudo é que 100% das pessoas trabalham em pé ou sentadas né! Até hoje não inventaram uma profissão que a gente trabalhe deitado. Será que existe? Testador de colchão!! Deve ser bom hein.

Varizes também influenciam?

Infelizmente, sim! As varizes como sabemos são veias que estão dilatadas e que tem suas paredes doentes. Logo, todo o fluxo do sangue que passa por elas está comprometido e lentificado.

Quando o sangue não tem um bom fluxo pela veia, ele tende a se acumular nas partes mais baixas das pernas, causando sintomas desagradáveis e um ciclo de cada vez mais varizes.

Explico melhor sobre esses sintomas das varizes, de peso, cansaço, inchaço, nesse outro artigo AQUI.

Então se você não tem varizes aparentes ou só aqueles vasinhos começando, mas já sente esses desconfortos especialmente no final do dia, esse artigo é importantíssimo pra você!

Mas nem por isso todo mundo que trabalha tem varizes então o que acontece? Calma que eu já vou explicar. Primeiro a gente precisa entender…

 

O papel dos músculos no auxílio à circulação

A todo momento o nosso coração está bombeando sangue. Este sangue vai por todas as partes do corpo, vai até a pontinha do dedo… e depois precisa retornar pro coração de alguma forma pra recomeçar o ciclo.

Esse caminho são as veias, inclusive as veias superficiais que estão logo abaixo da pele e que estão relacionadas às varizes.

As veias dos membros estão em íntima relação com os músculos, passando entre eles, por dentro deles e em volta deles.

Ao contrair a musculatura, seja fazendo exercício físico ou em qualquer atividade, os músculos vão comprimir essas veias e assim, ajudar a ejetar, impulsionar o sangue nessas veias para cima, em direção ao coração, portanto facilitando o trabalho das veias.

Foi a forma que papai do céu criou de facilitar as veias. Já que não tem um coração lá em baixo, mas ele nos deu os músculos.

Inclusive de todas, a musculatura das panturrilhas são as mais importantes nesse trabalho. Você com certeza já ouviu falar que as panturrilhas são o nosso “segundo coração” ou o “coração das pernas“. É por isso!

Logo os músculos estão o tempo todo ajudando as veias das pernas nesse árduo trabalho de levar sangue de volta ao coração, contra a gravidade.

Quanto mais desenvolvida for a musculatura, maior sua capacidade de desempenhar essa função secundária dos músculos. Os exercícios físicos tem tudo a ver com isso. Portanto, praticar exercícios físicos vão ajudar a sua circulação venosa e logo, prevenir varizes e não piorar.

Mas que papo maluco é esse, Filipe? O que exercícios tem a ver com trabalhar em pé ou sentada?

Isso foi só uma viajada que eu dei pra você entender o papel dos músculos e aproveitar pra te estimular a praticar exercícios. Mas calma que a gente já chega na parte do trabalho.

 

Como minimizar seu risco de varizes se você trabalha em pé ou sentada

Agora sim!! O que você trabalhadora desse Brasil seja na rua ou em casa (muitas vezes se trabalha mais em casa do que num emprego), o que você pode fazer para pelo menos amenizar seu sofrimento e reduzir a sobrecarga que ficar em pé ou sentada horas seguidas todo dia causa na sua circulação e minimizar o risco de causar varizes?

Agora você vai entender por que eu falei tanto dos músculos. Por que assim como eles funcionam pros exercícios físicos, vão funcionar aqui também.

O grande segredo está em tornar sua rotina de trabalho um pouco mais ATIVA!!!

Tentar, na medida do possível, colocar seus músculos pra trabalharem mais vezes durante a rotina de trabalho. Eu não estou falando aqui de fazer musculação durante o expediente (cuidado pra não ganhar uma justa causa!).

Mas você percebeu que eu disse ao longo do artigo todo que o grande problema é trabalhar em pé ou sentado na mesma posição por horas SEGUIDAS?! (com ênfase no seguidas)

Estou falando pra você se movimentar mais. Por exemplo, quem trabalha em pé, tente não ficar estática igual um poste o dia todo (indireta especialmente aí pras amigas vendedoras).

Pra quem trabalha sentada, tente fazer pequenos intervalos a cada hora pelo menos. Não precisa ser um mega intervalo de 10 minutos nem nada do tipo, senão não tem trabalho que renda. Às vezes é só levantar e dar uma volta ao redor da mesa, pra dar um “susto” na sua circulação. Mas vai no banheiro. Ou aproveita pra encher a garrafinha de água (que aliás é outra dica top, beber água).

Pra você ter uma idéia, uma pessoa que trabalha em pé sem parar o dia inteiro, mas trabalha ativamente (anda pra lá e pra cá, sobe escada, vai na rua e volta), essa pessoa está melhor no sentido circulação do que alguém que trabalha sentada o dia inteiro.

Ainda no tópico músculos, outra orientação é: movimente-se! Troque de posição de tempos em tempos, estique o corpo e faça movimentos de flexão e extensão dos pés (como se estivesse pisando no acelerador de um carro) para trabalhar a musculatura da panturrilha, uma das mais importantes pra ajudar a circulação.

Outra que a gente já citou aqui: Facilite a vida da sua circulação! Beba muito líquido para tornar o sangue mais fluido e ajudar o trabalho das veias. Lembrando que o sangue é na maior parte composto por água.

Tente evitar outros fatores que sobrecarregam a circulação e prejudicam as veias. Por exemplo, evite fumar, controlar sobrepeso e evitar tomar anticoncepcionais por muitos anos (se for possível trocar por outro método, claro). Tem artigo sobre anticoncepcionais AQUI.

Uma outra aqui que também é muito importante (e polêmica!). Faça uso de meia de compressão, goste você ou não é fundamental. As meias vão comprimir as veias superficiais e forçar a passagem de sangue por veias mais internas e saudáveis. Essa dica é especialmente válida para gestantes e pessoas com varizes, mas vale para todo mundo.

Tem artigo também sobre meias de compressão e dicas pra melhorar sua relação com elas que eu vou deixar AQUI pra você conferir.

E claro, se você também já está vendo os vasos nas suas pernas aumentando e isso está te incomodando, ou já está sentindo os incômodos sintomas e dores nas pernas, conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes.

Somente dessa forma você vai controlar completamente os sintomas e interromper a progressão da doença varicosa para níveis mais avançados e perigosos.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Assim como esse tema surgiu de uma dúvida no instagram, me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI. Quem sabe sua dúvida não vira tema de artigo também??


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.