Dermatite Ocre. O que é e qual a relação com as varizes?
Manchas nos tornozelos? Cuidado! Elas podem ser mais perigosas do que parecem.
Filipe Damasceno // 25 de Julho de 2021
Olá! Tudo bem com você? Você que me acompanha aqui no blog e nas redes sociais sabe que as varizes são uma doença crônica e progressiva.
Isso quer dizer que, sem tratamento, as varizes apresentam piora em estágios muito bem conhecidos. (Clique aqui pra saber como)
Aqueles vasinhos fininhos e indesejados, que ficam em evidência nas pernas e te atormentam são apenas a apresentação inicial das varizes, como elas se iniciam.
Felizmente, nem todos os quadros de varizes, nem mesmo aqueles sem tratamento, irão evoluir para os estágios avançados. Isso ocorre pois a progressão depende de uma série de fatores, incluindo tendências genéticas.
Mas claro que não é bom arriscar ou atrasar o tratamento pois esta é apenas uma das complicações.
O que é a dermatite ocre e como ela surge?
É preciso entender a dermatite ocre como uma progressão ou uma complicação das varizes em estágio avançado.
As varizes são veias doentes, dilatadas e incapazes de comprir adequadamente sua função de levar o sangue das pernas em direção ao coração.
Essa situação vai levar a um acúmulo de sangue nas partes mais inferiores das pernas. E começa um ciclo de cada vez mais congestão sanguínea e piora das varizes.
É exatamente esta “congestão venosa” a responsável pelos sintomas.
Entenda que esse sangue retido já é um sangue “usado”, ou seja, sem oxigênio e cheio de resíduos do metabolismo, o resto que as células liberam para ser eliminado do corpo.
Além disso, também é liberado um pigmento chamado hemossiderina na pele. Este pigmento contém ferro, e é o que leva à coloração escurecida característica que aparece nas partes mais baixas das pernas e tornozelos.
Ao longo de anos sofrendo os efeitos dessa sobrecarga venosa, os tecidos começam a sofrer com essa condição. O acúmulo desse sangue começa a infiltrar os tecidos, gerando inflamação e necrose (morte dos tecidos).
Todos os tecidos sofrem com essas alterações, mas especialmente a pele. As principais alterações na pele acontecem na coloração, que fica cada vez mais escurecida e da elasticidade e espessura, ficando mais rígida, quase como uma cicatriz. Além disso, os pêlos desaparecem da região.
Nestas fases os pacientes podem apresentar episódios de inflamação e muitos sintomas, como peso, cansaço, queimação, dor, etc.
Justamente essas alterações nos tecidos inflamados e escurecidos recebem o nome de DERMATITE OCRE.
Cuidado com as úlceras varicosas
A úlcera varicosa é o próximo estágio da doença ou insuficiência venosa após o surgimento da dermatite ocre.
Portanto, muito cuidado com pequenas lesões, sejam espontâneas ou após um pequeno trauma, como uma pancada ou até uma coçadura.
Essas lesões podem se tornar feridas dolorosas e difíceis de cicatrizar. São as úlceras varicosas.
Artigos relacionados:
– Tudo sobre as úlceras varicosas, temida complicação das varizes.
– Os estágios da doença varicosa, como as varizes evoluem sem tratamento.
É possível tratar a dermatite ocre?
Como a dermatite ocre é um estágio da doença varicosa, é de extrema importância que as varizes sejam estudadas e tratadas para interromper a evolução da doença.
Além disso, cuidados locais com cremes e hidratação da pele e, em alguns casos, o uso de meias de compressão também são importantes.
Infelizmente a dermatite ocre, uma vez instalada é de difícil reversão. Ou seja, é muito difícil clarear completamente as áreas pigmentadas, mesmo com o tratamento das varizes.
Porém, alguns cremes clareadores e tratamentos com laser podem suavizar as manchas, mesmo sabendo que o clareamento completo é improvável.
Por isso mesmo é tão importante a prevenção. Realizar o tratamento das varizes o quanto antes, preferencialmente em estágios iniciais ou tão logo seja possível!
OBS: nem toda área escurecida próxima aos tornozelos representam dermatite ocre e nem todas tem causa circulatória. Na dúvida, sempre vale consultar o seu médico vascular pra te orientar melhor.
Se permita receber ajuda! Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e seus sintomas e viva plenamente!
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Varizes no bumbum e vagina?!abr 29, 2022/
-
Tratamento de Varizes em Pele Negraset 16, 2021/