Dá pra tratar Varizes acima do peso?
Quantos quilos tem que perder?
Filipe Damasceno // 18 de Setembro de 2022
Olá! Tudo bem com você? Eu recebo sempre aqui no consultório algumas pacientes aqui que estão um pouco acima do peso.
Há muito tempo já sabemos que o sobrepeso/obesidade fazem parte da lista dos grandes fatores causadores de varizes.
O artigo de hoje vem pra esclarecer de uma vez por todas: será que você precisa emagrecer para tratar varizes? E se for preciso, quantos quilos você precisa perder ou quantos quilos você precisa chegar para poder tratar? Vamos lá?!
Por que o sobrepeso é ruim para as varizes?
Inclusive, por que ele é um dos grandes fatores causadores de varizes?
Hoje a gente já sabe que o tecido gorduroso não está lá só pra acumular gordura e deixar a gente cheinho. Ele é um tecido “endocrinologicamente ativo”. Isso quer dizer que ele tanto produz como acumula hormônios que vão levar a algumas alterações no corpo e que são responsáveis por causar varizes.
Além disso, é um tecido “inflamado”. A inflamação que também é sabidamente um fator formador de novos vasos.
Isso sem contar a sobrecarga que o peso extra faz sobre articulações, músculos e… circulação.
Não se desespere. Nem tudo está perdido! Entenda o papel dos exercícios físicos na sua circulação.
Existe um outro ponto-chave nessa história que é o sedentarismo. Muitas vezes o sobrepeso e o sedentarismo estão interligados e normalmente falamos sobre esses dois fatores juntos, quase como se fosse uma coisa só.
É claro que eles tem uma relação bem íntima, mas nem de longe eles são uma só coisa. É perfeitamente possível uma pessoa magra e sedentária, como também uma gordinha super ativa.
O problema do sedentarismo é que a falta de atividade física permite que os problemas que o sobrepeso causam na circulação aconteçam sem qualquer oposição.
Os exercícios, obviamente dependendo da frequência e intensidade, tem o potencial de diminuir ou anular o efeito ruim que o excesso de peso tem sobre a circulação.
Portanto, mais importante que focar na perda de peso, que em alguns casos pode desanimar e desestimular as pessoas, o essencial é manter-se ativo.
Eu inclusive já fiz um artigo explicando com bem mais detalhes o que é mais importante pra sua saúde circulatória e pra saúde como um todo, perder peso ou fazer atividade física. Eu vou deixar esse artigo pra você conferir aqui.
Será que você precisa emagrecer para tratar as suas varizes?
Existe um situação que eu adoro comentar sobre as pacientes que passam por tratamento aqui comigo: algumas estão um pouco (às vezes um muito) acima do peso. Mas quando a gente começa a tratar e a pessoa vai percebendo a melhora no aspecto das pernas, as pernas vão ficando bonitas, acontece um fenômeno na vida de muitas dessas mulheres.
Liga-se uma chavinha do auto-cuidado nessa mulher!!
E como alguns tratamentos são mais longos, afinal você não vai melhorar uma perna detonada da noite pro dia, não é nada incomum eu ouvir dessas mulheres que agora elas se animaram pra fazer alguma atividade física.
Talvez até por agora ela já conseguir colocar um shortinho pra malhar ou por não apresentar mais as dores nas pernas que estavam incomodando ela. Mas o mais importante é que através do tratamento de varizes ela começou a se sentir mais animada e mais bonita pra trstar outras coisas.
Ela agora consegue fazer exercícios, consegue fazer uma atividade ao ar livre, começa a emagrecer.
Ela entra no ciclo de cada vez buscar novas formas de melhorar sua saúde e vários outros aspectos da vida dela.
Por isso eu digo que o tratamento de varizes é muito mais do que tratar vasinhos, é muito mais do que a questão estética. É sobre realizar sonhos, melhorar muitos outros aspectos da vida de uma pessoa.
Mas muitas mulheres que estão acima do peso, ao buscar tratamento para suas varizes, o que talvez fosse a virada de chave na sua autoestima para melhorar outros aspectos da sua saúde, recebem um verdadeiro banho de água fria.
E esse desserviço infelizmente parte de alguns médicos, que deveriam justamente estimular a melhora na qualidade de vida e autoestima dessas pessoas.
Emagrecer, obviamente, é um grande passo na busca pela melhoria da saúde como um todo e das varizes inclusive.
Perder peso claro que ajuda, pois o sobrepeso influencia até mesmo no resultado do tratamento, já que estaria constantemente estimulando o surgimento de novos vasos.
Mas de maneira nenhuma eu diria a uma pessoa que sofre com dores e todos os incômodos físicos ou psicológicos que as varizes causam, que primeiro ela deve perder não sei quantos quilos. De jeito nenhum!!
Até por que, mais uma vez, não existe, não é possível fazer a separação do tratamento de varizes a nível de saúde-doença do objetivo estético. Todo tratamento (quando bem feito) vai obrigatoriamente cobrir essas duas áreas.
Então se eu digo que uma pessoa não pode fazer o tratamento de varizes eu estou privando ela de recuperar a saúde circulatória e de todos os outros benefícios que esse tratamento traria à vida dela.
O que eu posso é alinhar os objetivos e a realidade. Explicar que os resultados seriam melhores e mais duradouros se, em conjunto com o tratamento, ela aproveitasse que estaria se sentindo mais bem disposta e com mais autoestima para perder algum peso.
Assim, ela talvez possa experimentar todos os outros benefícios que essa atitude lhe traria. Sem jamais desestimular ou diminuir.
Portanto, eu afirmo com toda certeza: emagrecer NÃO É obrigatório ou pré-requisito para o tratamento das varizes. Essas são apenas duas formas diferentes de se cuidar!😊
Não, você não deve perder X quilos para iniciar um tratamento!
E como já falei lá em cima, mais importante que a balança é que você faça exercícios físicos, seja pela beleza e saúde das suas pernas, pela sua saúde e pela sua vida. Pode ser o exercício que você quiser. Com orientação e regularidade, claro. MEXA-SE!
Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com ajuda do seu médico vascular para o tratamento e acompanhamento desse problema.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Quem tem varizes pode fazer Agachamento?jun 13, 2021/
-
Varizes e Exercício físico: herói ou vilão?abr 26, 2020/