Aspectos Psicológicos das Varizes

Certas dores podem ser maiores que a dor física

Filipe Damasceno // 11 de Abril de 2020

Olá! Tudo bem com você? Espero que sim. O artigo de hoje vai ser um pouco diferente. Ele não vai te ensinar dicas ou falar sobre tecnologias ou tratamentos de varizes.

Hoje vai ser algo tipo uma crônica, um relato ou um desabafo sobre um problema que sofrem as centenas de pacientes que já passaram por mim.

Hoje vou falar um pouco sobre alguns aspectos psicológicos por trás das pessoas com varizes.

Nem só pessoas com varizes sofrem

Falarei sobre varizes por ser a minha vivência, mas acho que se aplicam a outros casos como sobrepeso/obesidade, problemas de pele, etc. Alguns traumas ou dores que sabidamente ocorrem por sua presença indesejada.

Vamos analisá-las e tentar buscar juntos saídas para trazer de volta a auto-estima e confiança que possam estar abaladas pela presença de varizes ou qualquer outro problema que seja.

Antes de tudo, não tenho nenhum tipo de formação em psicologia. Sou humano e médico e, como tais, é minha obrigação profissional e moral fazer de tudo ao meu alcance para trazer alívio à dor do paciente, seja física ou psicológica, que confia em mim ao ponto de expor seus medos e suas fraquezas.

Não se engane, às vezes a dor maior não é a dor das pernas, mas sim aquela que está no mais íntimo da alma do paciente.

De onde aparecem os problemas psicológicos relacionados às varizes 

Há algum tempo comecei a incluir uma simples pergunta nas minhas anamneses (aquela entrevista que o médico faz para entender sobre o caso), não tem uma ordem certa, mas normalmente procuro deixá-la mais pro final, após todos os sintomas, tempo de surgimento, etc.

Desta forma, o paciente já se abriu um pouco ao falar bastante sobre sua doença física e coisas da sua vida. A pergunta é mais ou menos:

“Estas varizes te trazem algum tipo de problema pessoal?”

Bem simples, concorda? A partir daí as reações podem ser de todo tipo possível. Não vou detalhá-las para não ser desrespeitoso com os homens e mulheres que me confiam seus sentimentos e por tratar-se de sigilo médico. Vou apenas citar os mais comuns.

Quais são os problemas com varizes mais relatados?

Já ouvi relatos de pessoas que tem dificuldades em situações que precisem ter que mostrar as pernas, como praia ou piscina. Essas dificuldades aparecem em vários níveis, desde aquelas que não estão nem aí até aquelas que simplesmente não vão.

Outras relatam que adoravam usar certas roupas, como vestidos, e há anos não o fazem.

Há ainda (aqui considero o mais grave de todos) pessoas que evitam se abrir a novos relacionamentos, ou que não aproveitam plenamente os relacionamentos atuais, colocando em risco seus namoros, casamentos, etc.

Isso acontece independentemente do que pensam seus parceiros. É um problema individual, só dá própria pessoa, que cada vez se fecha mais.

Esses são apenas alguns exemplos. O mais importante não são eles em si. O importante é pensar no nível de restrição a que essas pessoas se colocam em suas vidas.

Deixar de aproveitar os bons momentos e oportunidades da vida não deveria ser realidade para ninguém. O Criador nos fez para uma vida plena, irrestrita.

A ajuda é possível e está próxima 

Para quem se identifica com algum caso desses, é possível buscar ajuda e tratamento. Independente de para quem é dedicado esse tratamento. Seja para você mesmo ou para seu parceiro(a).

Usando palavras do mentor e amigo, também cirurgião vascular, Dr. Charles Esteves:

“Não é sobre doenças, veias varizes. Não é sobre aplicações, Laser, tratamentos. Não, nao, não. É sobre pessoas. Sobre Emoções, Sentimentos, Dores e sofrimentos únicos. É uma história de heróis. Heróis de si mesmos. Pessoas buscam vencer adversidades e ter uma vida plena. É sobre pensar maior e buscar os sorrisos que vêm da alma. Sorrisos de gratidão. Saber que nosso propósito está sendo cumprido. O sorriso dela enche nosso coração de gratidão recíproca!”

Na maioria dos casos que acompanhei é uma questão de percepção da doença, que nem necessariamente é grave. Você não está ficando louca ou depressiva.

As incertezas normalmente vão embora junto com a melhora do aspecto e dos sintomas das varizes. Basta você ter atitude e se permitir melhorar.



Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode fazer contato comigo aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.