As Varizes são uma DOENÇA?

Por que talvez você deva se preocupar um pouco mais com elas

Filipe Damasceno // 03 de Abril de 2020

Varizes podem ser consideradas doença?

Olá. Tudo bem com você? Hoje vou falar sobre se as Varizes podem ser consideradas uma doença ou não.

A princípio, o título desse artigo pode ter soado algo alarmista ou até sensacionalista e você pode pensar que eu só quero atrair sua atenção.

Bom, é verdade (não saia ainda). O artigo tem a intenção de prender seu interesse mas não de uma forma ruim. Eu não ganho nada disseminando o caos. Meu objetivo com esses artigos é justamente levar informação às pessoas, sejam elas pacientes ou não.

E se, desta forma, eu conseguir chamar sua atenção para um problema de saúde que afeta milhares de pessoas e talvez você não fazia idéia que tivesse, então eu me dou por satisfeito. Agora se você já me perdoou vamos lá?

A presença das Varizes na população

Sabidamente a prevalência das varizes dos membros inferiores na população é extremamente alta.

Se considerarmos os três tipos de varizes a prevalência atinge algo em torno de 40 a 70% da população (😱) segundo alguns estudos (já falamos sobre quais são esses três tipos em outro artigo e você pode conferir clicando aqui).

Se considerarmos apenas as veias varicosas (aquelas maiores que 3 mm de diâmetro), a doença varicosa atinge de 20 a 40% da população.

Para tristeza das mulheres, é muito mais comum no sexo feminino, em proporção de duas a cinco mulheres para cada homem dependendo da região estudada.

Como assim Doença Varicosa?

Algumas vezes nesse e em outros artigos você já deve ter lido eu me referindo às varizes como DOENÇA VARICOSA.

Então, direto ao assunto, está respondida a pergunta central de hoje. Sim! As varizes são uma doença.

Vamos pensar sobre o que significa doença.

Doença: substantivo feminino. 1. NA MEDICINA: alteração biológica do estado de saúde de um ser (homem, animal etc.), manifestada por um conjunto de sinais (tudo aquilo que se vê ou se percebe ao exame) e sintomas perceptíveis ou não; enfermidade, mal, moléstia.

Se pensarmos na definição de doença acima, faz total sentido que as varizes se encaixem como uma doença, não faz?

As varizes dão uma série de sinais visíveis (e como) e todos os sintomas que a pessoa com varizes conhece bem (você pode conferir os principais sintomas de varizes aqui).

Como progride a Doença Varicosa?

Quando pensamos nas varizes, lembramos daqueles vasinhos fininhos e indesejados, que ficam em evidência nas pernas e te atormentam quando você queria ir na praia ou na piscina.

Mas o que pouco se ouve falar é que essa é apenas a apresentação inicial das varizes, como elas se iniciam.

Essa percepção acontece porque obviamente é o quadro mais comum de ser visto.

Mas, como toda a doença, ela apresenta vários estágios e evolui progressivamente para situações piores caso seja negligenciada.

Ainda vamos falar futuramente sobre os estágios da doença varicosa. Aguardem!

Graças a Deus, nem todos os quadros de varizes irão evoluir para estágios avançados.

E o que de pior pode acontecer?

Em estágios mais avançados, a pressão das veias e as alterações na pele são tão grandes que podem surgir as temidas úlceras varicosas, feridas dolorosas e difíceis de cicatrizar.

Outras complicações possíveis são trombose, flebites, embolia pulmonar entre outras.

Com tudo isso, não precisa se desesperar. Mas eu acho no mínimo prudente procurar seu médico vascular e buscar tratamento das suas varizes. 😉

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.