As Mentiras que te contam sobre Varizes

Descubra como se proteger de enganações

Filipe Damasceno // 16 de Setembro de 2020

Olá! Tudo bem com você? Hoje trago polêmicas! Muitas coisas do que se fala sobre varizes, em especial sobre tratamentos, são (para dizer o mínimo) questionáveis.

Alguns ditos tratamentos não tem capacidade de melhorar e muito menos curar as varizes. Até aí tudo bem, desde que não seja vendida como uma falsa promessa.

Alguns medicamentos, por exemplo, não curam varizes mas são boas opções para aliviar sintomas. Sem problema, já que essa é a “promessa”.

Vamos conversar sobre alguns desses ditos tratamentos para varizes e porque você deve desconfiar de algumas coisas que costumamos ver por aí. Vamos lá?!

Medicamentos orais para tratamento de varizes

Ja escrevi um artigo chamado “é possível tratar Varizes só com medicamentos?”. Você pode clicar AQUI para conferir.

Esta classe de medicamentos, como dito, auxiliam bastante nos SINTOMAS. Aqueles sintomas comuns você que já acompanha aqui o blog conhece bem. Dor, queimação, inchaço, formigamento, coceira, câimbras, sensação de peso e cansaço, etc.

Nenhum medicamento oral isolado tem potencial para tratar varizes. Veja bem, não disse que eles não tem seu valor.

Os medicamentos são uma excelente arma no tratamento das varizes e têm o potencial de aliviar angústias enormes causadas por seus sintomas e melhorar na qualidade de vida dos pacientes. Mas existe uma limitação do que eles podem fazer.

Tanto é assim que aqueles casos de varizes que não apresentam sintomas, em que a queixa do paciente é puramente com a questão estética, normalmente não tem como primeira escolha o tratamento medicamentoso.

Cremes para tratamento de varizes

Segundo informação da própria Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), “cremes para tratamento de varizes infelizmente não funcionam, pois não conseguem ultrapassar a pele e agir na parede do vaso.

Existem cremes que funcionam como maquiagem e são usados para disfarçar ou cobrir estes pequenos vasos para a pessoa ir a uma festa com um vestido mais curto ou usando uma bermuda. Saem logo após o banho.

Existem outros cremes que devem ser prescritos por médicos vasculares, para dar alívio e conforto, mas não curam e nem diminuem as veias doentes.”

Aplicação feita e o vaso desaparece na hora (que maravilha são os vídeos)

Você com certeza já viu aquele vídeo lindo, que alguém coloca a pontinha da agulha num vasinho, lentamente injeta um líquido milagroso e, como num passe de mágica, o vasinho simplesmente desaparece, some, evapora, desencarna.

Que lindo exemplo do que a evolução pode fazer em benefício da espécie humana.

Esse fenômeno de injetar e o vaso desaparecer, infelizmente não existe.😱

Se a câmera continuar filmando por mais 20 segundos você verá o vaso tornar a aparecer tão magicamente como some.

O que nós enxergamos nos vasos não é o vaso em si, e sim o sangue no seu interior. Se injetarmos dentro dele água mineral (não façam isso), produzirá o mesmo efeito. Isso por que a água vai “lavar” o sangue daquele vaso e (tcharam!) você deixa de enxergar.

Após alguns segundos o sangue volta a percorrer o vaso e você volta a enxergá-lo.

Realmente alguma coisa muda. Agora que ele reapareceu, possivelmente você verá o vaso mais “irritado” e mais vermelho. É esse efeito que os medicamentos usados na escleroterapia produzem: geram uma reação controlada no interior da veia que depois irá levar ao seu fechamento.

Portanto é errado divulgar resultado da forma como é feito. Até por que em alguns casos é preciso mais de uma aplicação para levar à oclusão do vaso.

Caneta chinesa e outras soluções mirabolantes

Essa aqui é a solução da internet. Nao sei nem como chama na verdade e nem como surgiu. Chamo de caneta chinesa pois se encontra muito nos aplicativos de compra de “bugingangas” e tem sido massivamente divulgadas em anúncios em redes sociais. A solução que “os médicos não querem que você saiba”.🤣

Qualquer divulgação que contenha “os médicos não querem que você saiba” mostra clara intenção de denegrir a imagem do médico e nos apresentar como vilão. Mas tudo bem, o foco do artigo não sou eu.

Esses aparelhos são vendidos como “laser“. A tecnologia do laser usada para tratamento de varizes é EXTREMAMENTE complexa e um aparelho de laser com essa tecnologia chega a custar alguns milhares de dólares.

Uma canetinha vinda não sei de onde na promoção seria capaz de surtir o mesmo efeito? Acho que você mesma sabe a resposta. Infelizmente, a luz emitida por esses aparelhos não passa disso, uma luz, e não tem capacidade de tratar vasos de qualquer tipo e tamanho.

Veja bem. Contanto que não prejudique a saúde de ninguém não sou contra qualquer tratamento alternativo.

Penso que todo mundo tem direito a um lugar ao sol. E imagino esses casos apenas como um adiamento até a pessoa procurar um profissional para um tratamento que realmente funcione.

Mas se você considera gastar dinheiro com algo que não funciona e que vende um benefício que não entrega como uma forma de prejuízo, então cuidado para não ser enganado.

O que penso dessas “estratégias de marketing”?

Se em algum momento da vida você já viu uma propaganda bonita de televisão e internet, mostrando aquele antes e depois maravilhoso, em que o medicamento “limpou” as pernas de determinada pessoa, eu venho te dizer que não é bem isso que acontece.

Saiba que a maioria dos órgãos regulatórios em medicina e farmácia PROIBEM a publicação de fotos de antes e depois (mesmo que verdadeiras) como estratégia de venda.

A publicidade que se utiliza dessa estratégia já deve receber a sua desconfiança pelo simples desprezo pelas regras e pela ética.

Alguns medicamentos tem sim seu benefício. Desde que devidamente regulamentado e prescrito pelo seu médico, haverá sim melhora, nem que parcial, do incômodo causado pelas varizes.

O que me incomoda é a propaganda com apelação visual que não é o que se observa na vida real. Aquele resultado milagroso infelizmente não existe.

Então quer dizer que não tem jeito?

Claro que podem ser conseguidos resultados realmente maravilhosos. Mas sempre são alcançados com uma junção de técnicas, em que cada uma tem melhor resultado para cada tipo de veia.

Atualmente, há opções de tratamentos completos e sem necessidade de cirurgia. Já falamos de algumas delas em artigos anteriores.

O passo fundamental é sempre consultar o seu médico especialista, que vai apontar o melhor tratamento individualizado para o seu caso. Eles sempre exigem dedicação do paciente e a experiência do médico.

Portanto desconfie de tratamentos mirabolantes e que prometem resultados milagrosos de um jeito muito fácil e rápido.

Lembre sempre daquela máxima, que vale para tudo na vida:

Se é bom e rápido, não pode ser barato.
Se é rápido e barato, não pode ser bom.
Se é bom e barato, não pode ser rápido.

Busque segurança:

Lembrando que não são todos os remédios que se vê por aí que são confiáveis. Medicamentos devem ser prescritos por médicos. Não é uma questão de eficácia, e sim de segurança.

Mais uma vez citando a recomendação da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular: “Muito do que se vê na mídia, infelizmente, não funciona tão bem como se apresenta. Na dúvida, faça a sua parte tomando atitudes saudáveis que só dependem de você.

Não utilize nenhum medicamento, seja via oral ou tópicos sem prescrição médica. Temos uma grande tendência de buscar tratamentos mágicos, que prometem resultados excepcionais sem esforço pessoal. Não existe tratamento mágico, existe tratamento médico, e este sempre está associado a um comprometimento do paciente com sua saúde e seguir as orientações de um Angiologista/Cirurgião Vascular para dar estas orientações.”

Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.