Anticoncepcionais causam Varizes?

Descubra tudo sobre uma das dúvidas mais comuns dos anticoncepcionais

Filipe Damasceno // 08 de Agosto de 2021

Olá! Tudo bem com você? Mesmo há tanto tempo no mercado, os anticoncepcionais ainda geram muitas dúvidas.
Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre essa relação e se você está em risco de agravar seu quadro de varizes ao tomar as famosas pílulas.

Aqui no blog já falamos sobre as maiores causas pelo surgimento das desagradáveis varizes (clique aqui caso você queira conferir).

Lá nesse artigo nós falamos que uma das causas mais importantes são os hormônios femininos. Essa também é uma das razões pela qual as varizes são muuuito mais comuns em mulheres. Somando-se à ação genética, não favorecem as mulheres.

De quais hormônios estamos falando e por que eles causam varizes?

Basicamente, quando falamos dos hormônios culpados na formação de varizes, estamos falando de dois: o ESTROGÊNIO e a PROGESTERONA, conhecidos como hormônios femininos.

Os hormônios levam à algumas alterações nos vasos, por exemplo, o estrogênio produz alterações nas paredes das veias e altera a viscosidade do sangue, que fica menos fluido.

Por sua vez, a progesterona provoca um fenômeno chamado vasodilatação, ou seja, os vasos ficam mais abertos e dilatados, isso faz com que o sangue passe com mais dificuldade, abrindo caminho para as varizes.

Onde estão esses hormônios?

Na prática, os hormônios em níveis que podem causar varizes podem ser encontrados em 3 situações.

1. No próprio organismo, eles são produzidos a todo momento no nosso corpo, especialmente em mulheres. Em algumas situações podem estar aumentados, piorando o caso, como no sobrepeso e obesidade.

2. Nas terapias de reposição hormonal, usadas quando o corpo sofre muito com as consequências da falta de hormônio. Isso pode acontecer na menopausa ou em outras ocasiões especiais.

3. Nos anticoncepcionais hormonais, que podem ser transdérmicos (adesivos, por exemplo), injetáveis ou orais. O anticoncepcional entra nessa categoria pois é exatamente isso que eles são, uma dose dos próprios hormônios que causam varizes.

Quais características dos anticoncepcionais mais têm relação com a formação de varizes?

Os principais fatores formadores de varizes relacionados aos anticoncepcionais são:

  • – O tipo de medicação: quais hormônios contidos e a dosagem deles.
    – O tempo de uso da pílula também é fator determinante no desenvolvimento das varizes.

Por que algumas pessoas que tomam anticoncepcionais não tem varizes?

Só o fato de tomar algum anticoncepcional não é certeza de que irão se formar varizes. Geralmente há uma junção de fatores ou causas para que isso aconteça.

Múltiplas causas somadas, por exemplo, mulheres com predisposição genética para desenvolver a doença e tomam anticoncepcional obviamente terão mais chances.

Confira quais são as maiores causas de varizes nesse artigo.

Ok. Mas eu não quero engravidar e também não quero ter varizes. E agora?

As pílulas anticoncepcionais também se desenvolveram com o tempo. As pílulas de gerações mais novas são consideradas mais seguras que os da primeira geração.

Elas são embutidas de mais tecnologia na liberação do hormônio do que da dose pura do hormônio.

Por isso, com o tempo eles tem sido cada vez menos culpados pelo surgimento de varizes.

Além disso, como o tempo de uso é um importante fator, se você tem intenção de usar por tempo mais prolongado seria interessante avaliar se algum outro tipo de método contraceptivo pode ser adequado pra você.

Isso é válido principalmente para mulheres que têm tendência a ter varizes e jovens, que naturalmente usariam o anticoncepcional por mais tempo ao longo da vida.

Claro que tanto avaliar o anticoncepcional mais moderno quanto outros métodos anticoncepcionais possíveis pro seu caso, deve ser sempre feito com orientação do seu ou sua ginecologista.

O que mais eu posso fazer pra amenizar minha situação?

Para reduzir as chances de ter ou agravar as varizes, não existe milagre. O melhor jeito é se manter ativo, adotar um estilo de vida saudável e controlar os fatores causadores.

Por exemplo, caminhar para manter a circulação sanguínea ativa, manter o peso corporal e evitar ficar parado por muito tempo em pé, sem movimentação.

Eu fiz um artigo onde dou várias dicas práticas e que você pode aplicar AGORA para evitar ou amenizar as suas varizes. Não deixa de conferir clicando aqui.

Anticoncepcionais podem causar outro problema circulatório além de varizes?

Sim. Além das varizes os anticoncepcionais também tem relação aumentada com a trombose venosa. Por isso, para pacientes que usam pílula, é fortemente recomendado que não fume.

Tem um outro artigo que falo mais sobre as tromboses e seus fatores de risco. Clique aqui para conferir.

O DIU com hormônio também pode causar varizes?

Não. Os dispositivos intrauterinos, o famoso DIU, mesmo aqueles que liberam hormônios, não são liberados em grande quantidade e têm uma ação localizada no interior do útero, que é onde o dispositivo fica posicionado.

Diferente da pílula que ao ser ingerida, passa do intestino para o sangue e, portanto, tem ação em todo organismo.


Mais uma vez lembrando, a escolha pelo melhor método contraceptivo ou o melhor anticoncepcional é uma escolha conjunta entre você e seu ou sua ginecologista.

Se você já apresenta predisposição para varizes ou se já observa vasinhos aparecendo e te incomodando, mas mesmo assim o método contraceptivo escolhido foi o anticoncepcional, é recomendado também um acompanhamento com seu cirurgião vascular para evitar ou controlar a doença varicosa.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e seus sintomas e viva plenamente!


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.