A Escleroterapia (aplicação de vasinhos) que você conhecia não existe mais!

não existe mais [ou não deveria]

Filipe Damasceno // 20 de Agosto de 2022

Olá! Tudo bem com você? Sabe a escleroterapia, aquela aplicação de vasinhos, o método mais antigo e conhecido pro tratamento daqueles vasinhos fininhos?

Então… ela acabou! (Ou deveria acabar da forma como é feita tradicionalmente).

Quem já me conhece sabe que eu odeio essa coisa de “aplicação”, então daqui pra frente é escleroterapia, um tratamento médico.

E como tudo na vida evolui (os tratamentos médicos inclusive). Com a escleroterapia não seria diferente.

A escleroterapia agora está mais eficiente, mais bombada. Então pode esquecer aquele tratamento que você achou que conhecia caso tenha feito o procedimento há anos ou até meses atrás.

Nesse artigo você vai conhecer quais são as principais evoluções e novidades do tratamento de escleroterapia para microvarizes e vasinhos. Vamos lá?!

Primeiro de tudo a gente deve relembrar o que é a escleroterapia e como ela funciona.

Relembrando sobre a Escleroterapia

Esse nome feio é como é chamada a técnica mais conhecida para eliminar os vasinhos ou “aplicação de vasinhos”.

O tratamento consiste na injeção de líquidos chamados esclerosantes, que geram uma reação controlada no interior da veia e leva ao seu fechamento. É realizado com agulhas super finas, geralmente indolores ou com pouca sensibilidade.

Para extrair o melhor resultado do tratamento, a paciente também deve se dedicar (nem tudo está nas mãos do cirurgião), realizando determinada quantidade de sessões e obedecendo as recomendações médicas, evitando exposição ao sol e hidratando bastante a pele.

Nesta técnica aqui não há necessidade de interrupção das atividades ou repouso antes ou após o procedimento.

Minhas críticas à Escleroterapia tradicional

Pois é, pessoal. Eu tenho sérias críticas à maneira como a escleroterapia tradicional vinha sendo feita e em muitos casos ainda é feita.

Primeiro: Por que alguém faria um tratamento incompleto?

Eu também queria saber. Não faz muito sentido, certo? Mas inexplicavelmente é dessa forma que a maior parte das pessoas acaba entrando em um tratamento de varizes.

Eu estou me referindo ao tratamento de varizes que é feito por SESSÕES. Um pouquinho de cada vez, devagarinho quase parando.

Você vai lá, paga uma sessão e faz aquilo que você pagou. Volta dias, às vezes semanas ou 1 mês depois, paga mais uma e faz mais um pouquinho. E assim vai…

Vamos combinar que a chance de você desanimar antes de conseguir ver algum resultado satisfatório é enorme, concorda?

Eu sinto te dizer, mas você nunca vai terminar esse tratamento. Desanimar e abandonar o tratamento é o que acontece quase sempre.

Sem contar que se você realmente levar o tratamento por sessões até o final, vai descobrir que pagou o dobro ou mais do que um se tivesse feito um tratamento completo.

Inclusive, esse é o que eu considero o MAIOR ERRO que eu acho que você pode cometer ao realizar um tratamento de varizes. Falo com mais detalhes sobre isso nesse outro artigo aqui.

Segundo: a causa por que boa parte dos tratamentos não dá certo.

Em muitos casos a pessoa faz um tratamento e, em pouquíssimo tempo, parece que voltou tudo de novo.

Não. Não é normal as varizes voltarem em tão pouco tempo.

Se espera que um tratamento completo e bem feito tenha uma duração de pelo menos alguns bons anos, dependendo da tendência individual da pessoa.

Grande parte dos tratamentos em que as varizes voltam em pouco tempo na verdade são tratamentos INCOMPLETOS.

tipos de varizes - reticulares

A imensa maioria dos vasinhos que você enxerga são alimentados por outras veias chamadas reticulares ou nutridoras (eu gosto mais desse último nome por que fica fácil entender o papel delas).

aparelho visualizador de veias no auxílio ao tratamento de varizes 3

Essas nutridoras geralmente são mais esverdeadas e, por serem um pouco mais internas, são mais difíceis de enxergar e muitas vezes só é possível encontrá-las com tecnologias especiais como o visualizador de veias, que temos aqui na clínica.

Os vasinhos são geralmente a ponta do iceberg. O tratamento quando se inicia por eles, tende a não ter um resultado prolongado como se espera. Tratar os vasinhos sem eliminar as nutridoras é ENXUGAR GELO!

Eu explico com bem mais detalhes como isso é feito nesse outro artigo aqui.

Inclusive é assim que muitos não médicos se arriscam e arriscam outras pessoas com “tratamento de vasinhos”. Não vamos nos esquecer que estamos injetando medicamentos nas veias doentes e, mesmo que mínimos, isso pode ter seus riscos.

Então procure realizar seu tratamento com cirurgião vascular habilitado e em clínica ou consultório com estrutura adequada.

Por tudo isso, agora você pode ver que a coisa é bem mais do que uma mera “aplicação de vasinhos”. Se não é feita corretamente, não só não vai ter o resultado esperado como também pode ter complicações.

Quais são as novidades da escleroterapia atualmente:

Se você realizou seu tratamento de escleroterapia há alguns anos atrás, pode esquecer! Tanto a técnica quanto os materiais utilizados evoluíram muito e hoje são bem diferentes dos usados há até bem pouco tempo atrás.

Todo tratamento continua em constante evolução conforme evoluem as tecnologias e medicamentos e conforme cirurgiões ao redor do mundo aprimoram e difundem a técnica. Constantemente são criadas novas técnicas para melhorar a experiência das pacientes.

🔷 Por exemplo, hoje em dia as soluções com os medicamentos usados são mais estáveis e dificultam o surgimento de reações, alergias e manchas.

🔷 Os esclerosantes trouxeram grande melhoria aos resultados (antigamente só se utilizada glicose concentrada, que tinha efeito menos duradouro).

🔷 Algumas formulações já vêm com um anestésico junto, o que evita a dor e ardência durante injeção do medicamento.

🔷 Atualmente, o tratamento pode e deve ser aplicado não somente nos vasinhos menores mas também nas suas nutridoras para ter um efeito prolongado. Essa técnica é conhecida como ESCLEROTERAPIA AMPLIADA, que é a técnica usada aqui na clínica.

🔷 Além de tudo isso, temos o que eu considero o mais fantástico sobre o a escleroterapia…

A COMBINAÇÃO PERFEITA DA ESCLEROTERAPIA COM O LASER

O tratamento de varizes geralmente usa uma associação de métodos. Um ótimo exemplo disso é a terapia combinada do Laser Transdérmico com a Escleroterapia Ampliada. Esta combinação representa um dos tratamentos mais modernos e eficazes para tratar varizes e vasinhos.

Combinamos a ação do laser transdérmico — que age através do calor, gerando uma reação térmica na parede do vaso sem agredir outras regiões — com a escleroterapia, que consiste na injeção de líquidos que geram uma reação controlada no interior da veia.

Assim agimos na parede dos vasos através de dois mecanismos que tem ação totalmente diferentes. Dessa forma, os resultados são potencializados.

O resultado do método é a destruição da parede do vaso doente, levando ao seu fechamento e secagem. Os efeitos já começam a aparecer depois da primeira sessão.

Eu preparei E-book especial com tudo sobre o tratamento combinado do Laser + Escleroterapia para varizes. Você pode baixar gratuitamente clicando AQUI.

Como nós fazemos aqui na clínica!

Aqui nós não trabalhamos por sessão pois, dessa forma a chance de concluir o tratamento é mínima e assim não vai chegar no resultado esperado.

Nós trabalhamos com tratamentos completos. Cada tratamento é único e personalizados para o SEU caso, seus objetivos e necessidades.

Por isso é fundamental a consulta de avaliação. Nossa consulta tem duração de cerca de 1 hora, com tudo para você ter seu diagnóstico vascular completo, sem precisar ir a outros lugares.

Essa é a forma que eu acredito ser certa por ser a que irá atingir a transformação que você deseja.

Procure algum médico vascular da sua região que trabalhe dessa forma, ou procure a gente caso queira realizar seu tratamento comigo.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e viva plenamente!

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.