A DIETA para melhorar Varizes existe?

Quais alimentos milagrosos seriam esses?

Filipe Damasceno // 20 de Abril de 2022

Olá! Tudo bem com você? A humanidade já sabe que uma dieta equilibrada pode fazer milagres na vida de uma pessoa.

Pode trazer inúmeros benefícios como: uma pele mais jovem e bonita, intestino funcionando perfeitamente, ganho de massa muscular e muito mais pela sua saúde.

Mas será que alguns alimentos podem fazer suas varizes desaparecerem, evitar ou amenizar um quadro de varizes? Quais alimentos seriam esses?

Hoje a gente vai falar tudo sobre essa relação da alimentação com as suas varizes. Vamos lá!?

Muito se fala sobre as fórmulas para se livrar das varizes. Aqui mesmo na internet você vai encontrar milhares de receitas com a promessa de limpar as suas pernas.

Coisas como: limão, azeite, maçã etc. Todo mundo na internet tem a sua solução mágica.

Lembrando que eu não sou nutricionista. Eu dou muito valor ao trabalho de todo profissional então nunca deixe de consultar um profissional de nutrição pra fazer um acompanhamento correto.

Mas, na minha humilde opinião como cirurgião vascular especialista em varizes, existem 4 coisas importantes que vale a pena falar sobre a relação dos alimentos com as varizes.

1. Cuide do seu intestino.

Ué! Mas o que o intestino tem a ver com varizes? Eu explico… Pessoas que sofrem com intestino preso têm mais chance de ter varizes, em especial as mulheres.

Quando uma pessoa precisa fazer muita força para evacuar, a pressão no abdome aumenta. Isso faz com que se exerça um força contrária ao movimento do sangue que vem das pernas.

Imagina o seguinte: o seu sangue lutando pra subir das pernas em direção ao coração (o que já não é tarefa simples pois está indo contra a gravidade) e agora tem uma força intra-abdominal que empurra o sangue de volta pra baixo. Com certeza isso atrapalha a circulação.

Aí você pode pensar: “ah, mas isso é só de vez em quando”. Concordo! Mas imagina se você faz isso uma ou mais vezes por dias, por vários minutos, durante anos.

A pessoa que sofre com intestino preso sabe do que eu estou falando. Geralmente é isso que ela passa. Então quando a gente passa a falar de anos, fica mais evidente o quanto isso pode ser prejudicial pra sua circulação.

Então beba muito líquido e tenha uma alimentação saudável e rica em fibras que você vai estar investindo na melhora de dois problemas: a prisão de ventre e as varizes.

2. Combata o Inchaço

O inchaço é uma faca de dois gumes. Ela tanto pode ser causada pelas varizes como sua presença pode agravar o próprio quadro de varizes.

Vamos entender: a incompetência das veias leva a um acúmulo de sangue e líquido com dificuldade de subir nas partes mais inferiores das pernas, principalmente tornozelos e panturrilhas.

É exatamente esta “congestão venosa” a responsável por todos os sintomas e pelo inchaço.

A questão é que com mais inchaço, mais líquido aguardando na fila pra subir das pernas em direção ao coração e mais dificuldade das veias em executar o seu papel. Isso vira uma bola de neve.

E o que a alimentação tem a ver com isso?

O que comemos e bebemos tem grande influência sobre o inchaço. Por isso é importante evitar alimentos que piorem a retenção de líquido, como aqueles ricos em sódio, alimentos salgados e em conserva. E também beber muito líquido.

Beber muito líquido para evitar inchaço pode parecer sem sentido, mas na realidade isso melhora o funcionamento dos rins e reduz a retenção. Pode acreditar!

Claro que nem todo inchaço é causado por varizes. Eu já fiz um artigo que ficou lindão com 10 outras causas de inchaço que não são pelas varizes. Clica aqui pra conferir.

3. Controlar o peso corporal.

Essa aqui já tem uma relação mais fácil de entender.

O excesso de peso está entre os principais causadores de varizes.

Além da sobrecarga que o peso em excesso gera sobre a circulação, isso acontece por conta de alterações hormonais e inflamatórias que o tecido gorduroso causa.

Hoje em dias sabemos que o tecido gorduroso (ou adiposo, como preferir) não está lá só pra acumular gordura e deixar a gente fofinho.

Ele é um tecido endócrino ativo. Isso quer dizer que ele secreta hormônios e partículas inflamatórias que causam ou pioram as varizes.

Portanto, manter um peso saudável é uma das coisas que mais traz benefício e a alimentação tem tudo a ver com isso.

4. Alimentação antiinflamatória

Há algum tempo que conhecemos o conceito de alimentação inflamatória e antiinflamatória. O que é isso?

A inflamação tem o seu papel no funcionamento do organismo. Mas o excesso é prejudicial e causa danos em diferentes órgãos.

Um exemplo bem ilustrativo são as artrites ou as doenças inflamatórias intestinais, quando a inflamação foge do controle e agride o organismo.

Através da dieta podemos tanto reduzir ou piorar nossas taxas inflamatórias. Isso interfere em uma série de fatores no funcionamento do corpo.

Uma dieta inflamatória pode inclusive agravar os sintomas e o aspecto geral das varizes.

Existem alimentos considerados inflamatórios e, logo, devem ser evitados. Por exemplo: gorduras, frituras, processados e embutidos, açúcares em geral, álcool.

Da mesma forma, ingestão de alimentos ditos antiinflamatórios deve ser estimulada. São exemplos: peixes, frutas, folhas, azeite, fibras e grãos integrais etc.

Eu particularmente acho bastante interessante a dieta mediterrânea. O mediterrâneo é uma região banhada pelo Mar Mediterrâneo, que engloba o sul da Espanha, sul da França, Itália e Grécia. Nessa região vivem as pessoas que tem a maior longevidade do planeta, ou seja, que vivem por mais tempo. Em grande parte isso se deve pela alimentação da região.

Mas eu não sou nutricionista. Então eu recomendo fortemente que você procure um ou uma profissional de nutrição ou busque na internet pra entender melhor sobre isso.


 

Infelizmente, por tudo que a gente conversou aqui, não existe nenhum alimento milagroso capaz de limpar as pernas das varizes.

Mas a alimentação adequada pode ajudar a sua circulação de muitas formas, inclusive auxiliar na prevenção do surgimento de novos vasos.

Como você sabe (eu falo sobre isso toda hora aqui no blog), a doença varicosa é um problema de saúde que tem um forte componente genético, chegando a ser culpada por cerca de 90% dos casos de varizes, segundo algumas estimativas.

Mas a genética não é tudo. Se fosse assim toda mulher com varizes estaria eternamente condenada.

São nas pequenas coisas e pequenas atitudes que tomamos todos os dias que vão nos ajudar a controlar outros causadores e diminuir a influência que a genética tem sobre o problema.

E felizmente a alimentação é uma delas! Clique aqui pra conferir outro artigo onde eu falo várias outras dicas pra te ajudar a minimizar o problema das varizes na sua vida.

Portanto, preste atenção às dicas que você viu aqui e busque acompanhamento de um profissional de nutrição.

Consulte o seu médico vascular para tratar as suas varizes existentes pois isso sim vai fazer você se livrar das varizes e viver plenamente sem precisar mais se esconder.

Afinal, ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

 


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.