Não. Você não quer tratar as varizes
(falo sério)

Existem 2 objetivos que você busca. E nenhum deles é "tratar varizes".

Filipe Damasceno // 08 de Maio de 2021

Existem apenas dois objetivos que você busca ao se consultar por conta de varizes. Sim, apenas 2. Qualquer que seja sua intenção, no final das contas vai cair em um desses 2. E eu te garanto que nenhum deles é “tratar varizes”.

Fica até o final desse artigo para conhecer quais são eles e poder identificar qual é o seu.

Olá! Tudo bem com você? Uma das primeiras perguntas que eu costumo fazer durante a minha consulta, e que geralmente é assim em qualquer consulta médica (como você já deve ter ouvido algumas vezes) é a clássica:

O que você busca?” ou “qual o seu objetivo? O que te trouxe até aqui?” ou perguntas parecidas.

Algumas respostas são mais curtas, outras mais longas e eu não vou expô-las aqui por motivos óbvios de privacidade às minhas pacientes.

Mas muitas respostas são parecidas com:

  • “eu estou com esses vasinhos aqui, ou
  • “quero tirar essas varizes”.

Algumas pacientes que já me conhecem das redes sociais (já chegam conhecendo meu cachorros, minha filha etc 🥰) e sabem que não precisam ser tão formais.

Essas já contam mais sobre os reais problemas que as estão afetando. Você já vai entender do que estou falando.

É claro que algumas pessoas não irão se abrir logo de cara. Então eu tento estimulá-las a contar mais sobre o que de verdade as está incomodando.

Todo médico tem um pingo de psicólogo ou pelo menos, deveria ter. Pois nem todos os sofrimentos são “do corpo”.

Assim aprendi que existem apenas dois objetivos que você busca ao tratar suas varizes. Sim, apenas 2.

Qualquer que seja sua intenção de se livrar das varizes, no final das contas vai cair em um desses 2.

Quais são os reais objetivos ao tratar varizes?

1. Você quer tratar as varizes para se livrar dos incômodos sintomas que as acompanham

Quando eu digo sintomas, quero dizer qualquer tipo de sofrimento físico, como: dor, sensação de cansaço e peso, queimação, inchaço, formigamento, câimbras e por aí vai.

Tem um artigo que explico quais são todos esses sintomas de varizes e por que eles acontecem. Clique AQUI pra conferir.

Não são exatamente sintomas, mas vou incluir aqui todos os desconfortos que vêm junto com as úlceras, que acontecem em estágios avançados de varizes. São eles também dores fortes, secreção, mau cheiro, infecções, gastos com curativos, remédios, pomadas etc.

Tenho também artigos que falam sobre os estágios da doença varicosa e outro específico sobre as úlceras varicosas. A vantagem da constância é que agora tenho artigos pra quase tudo.😅

Por tudo isso, é bastante justo, nobre e louvável que uma pessoa com tais sofrimentos busque ajuda para se livrar das varizes.

Esse é o motivo 1 de toda pessoa buscar tratamento. E o motivo 2?

2. Você quer tratar as varizes para se livrar das restrições que elas causam.

O outro objetivo principal para tratar as varizes é em decorrência dos sofrimentos psicológicos que elas causam.

Há pessoas que evitam situações que precisem ter que mostrar as pernas, como praia ou piscina, uma confraternização etc. Algumas chegam ao ponto de simplesmente não frequentar tais situações. Nunca.

Outras adoravam usar certas roupas, como vestidos, e há anos não o fazem.

Há ainda (aqui considero o mais grave de todos) pessoas que evitam se abrir a novos relacionamentos, ou que não aproveitam plenamente os relacionamentos atuais, colocando em risco seus namoros, casamentos, etc.

Esses são apenas alguns exemplos. O mais importante não são eles em si. O importante é pensar no nível de restrição a que essas pessoas se colocam em suas vidas.

O terceiro motivo para tratar varizes (?) 

E aí entra um terceiro tipo de pessoas. Os que acham que não se enquadram nos 2 primeiros.😅

Algumas pessoas acham que estão imunes aos efeitos das varizes. “Não, eu só quero tratar as varizes por estética mesmo. Eu vou na praia e tudo mais, tranquila.”

Coloque a mão na consciência e tente lembrar se você nunca se sentou ou cruzou as pernas de tal jeito pra não aparecer os vasinhos……… te dou um tempo pra pensar.

Ou se em alguma ida dessas à praia ou outro lugar do tipo você ao menos pensou nas suas varizes, isso já demonstra que você se preocupa. Não tente se enganar.

Então o terceiro tipo passa automaticamente pro tipo 2.

Não fique chateada. Eu não quero plantar um problema na sua vida. Só fazer você entender que talvez, apenas talvez, você não seja tão desprendida assim com relação às suas varizes. E assim, coincientizar você que talvez você deva tratá-las enquanto estão no início.

Deixar de aproveitar os bons momentos e oportunidades da vida não deveria ser realidade para ninguém. O Criador nos fez para uma vida plena, irrestrita. (Eu repito isso toda hora)

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e seus sintomas e viva plenamente!


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.