Vasinhos no rosto e nariz

Porque acontecem e como tratar?

Filipe Damasceno // 07 de Março de 2021

Olá. Tudo bem com você? Você que acompanha por qui o blog já sabe bem que as varizes e vasinhos são infinitamente mais comuns nas pernas devido à maior dificuldade do sangue subir em direção ao coração contra a gravidade.

Mas você sabe também que independente disso, as varizes e vasinhos podem aparecer em qualquer parte do corpo. Tirando as pernas, as partes do corpo mais comuns são:
– virilha (aqui em parte são uma continuação das pernas então as causas são parecidas)
– seio e colo
– rosto, em especial no nariz
– próximo a cicatrizes

Hoje vamos falar algumas particularidades tanto das causas como dos tratamentos em relação aos vasinhos do rosto e nariz. Você vai descobrir que nem todos os vasos do corpo e seus tratamentos são iguais. Vamos lá?!

Quais tipos de vasos são mais comuns no rosto e nariz?

O tipo de vasos mais comum no rosto e nariz são as telangiectasias (também chamados vasinhos ou raminhos). É o tipo mais conhecido, por ter dentre eles o maior apelo estético.

Geralmente tem coloração vermelha ou roxa. São veias intradérmicas, ou seja, estão dentro das camadas da pele. Por serem muito superficiais e estarem junto da pele ficam mais visíveis, dando aquele aspecto tão indesejado de aranhas vasculares.

Mesmo sendo vasos mais dilatados que o normal, não ultrapassam o diâmetro de 1 milímetro, sendo isso que as caracteriza.

Os locais mais comuns de surgimento dos vasinhos no rosto são: as laterais do nariz (conhecidas também como asas do nariz), malares (bochechas) e queixo. Podem ainda aparecer abaixo do olho, dando a impressão de olheira.

Na testa pode estar presente uma veia central mais saltada, que costuma ficar mais evidente quando rimos ou nos exaltamos.

Problemas relacionados aos vasinhos do rosto e nariz

Os pequenos vasos no rosto e nariz não representam grande perigo e não tem relação com veias craninanas, por exemplo.

Chama mais atenção pela questão estética bem evidente (afinal estão no rosto, o cartão de visitas de qualquer pessoa), gerando desconforto e levando pessoas a ter que disfarçar com maquiagem para qualquer situação. No entanto, além da parte estética, podem também causar manchas na pele sobre os vasos.

Podem ainda gerar sintomas como sensação de ardência e coceira, o que pode ser um problema pois ao coçar pode causar sangramento dos vasos.

As causas dos vasinhos do rosto e nariz

As causas dos vasinhos no rosto e nariz são as nossas velhas conhecidas causadoras de varizes:
– tendência genética
– hormônios
– gravidez

Porém especificamente para estes vasos existem mais algumas outras causas:
– exposição ao sol exageradamente
– sobrepeso ou obesidade
– uso prolongado de corticóides (um tipo de antiinflamatório), seja por via oral ou tópico no rosto
– Medicamentos tópicos no rosto que promovem ressecamento e descamação da pele
– o próprio envelhecimento natural da mesma.
– pele com acne
– traumatismos ou feridas no rosto

Nem todas as causas são totalmente conhecidas, mas também já se sabe que é mais comum em peles claras.

Já veias mais saltadas podem aparecer em têmporas e testa, sendo geralmente causadas pelo envelhecimento.

Tratamentos para vasinhos no rosto e nariz

Há pouco tempo se acreditava que a aplicação ou escleroterapia de vasos no rosto era proibida pela relação com vasos cranianos e oculares. Isso caiu por terra. Sabemos que é possivel fazer aplicação com segurança nesses casos.

Porém com o desenvolvimento do LASER praticamente se deixou de fazer aplicação no rosto pelos seus efeitos incômodos como hematomas e irritação na pele.

O tratamento dos vasinhos do rosto e nariz mais indicado e eficaz é realizado com o LASER TRANSDÉRMICO.

No passado, a potência do laser suficiente para tratar vasos também podia causar queimaduras na pele. Hoje os tratamentos à laser evoluíram e estão cada vez mais eficientes e sem essa complicação.

A cirurgia vascular é uma das especialidades médicas que mais se beneficia do avanço da tecnologia para benefício dos pacientes.

Como age o laser transdérmico?

O LASER transdérmico age em pequenos vasos, porém diferente da escleroterapia que é um meio medicamentoso, o laser age através da temperatura.

Isso porque a luz de calor emitida pelo aparelho do laser gera uma reação na parede do vaso, sem agredir as estruturas em volta, que vai culminar com o fechamento ou secagem desse vaso.

Ele é chamado de trandérmico pois é feito através da pele, sem o uso de agulhas.

Já escrevi um artigo bem detalhado sobre o tratamento de varizes de membros inferiores com o uso do laser. Clique AQUI para conferir.

Como é feito o tratamento com laser para vasinhos no rosto e nariz

Durante a consulta de avaliação, é estimado o número de sessões necessárias para eliminar a maioria dos vasos.

Normalmente, é possível notar uma melhora logo após a primeira sessão. Alguns vasos podem desaparecer imediatamente. Mas pode ser preciso alguns dias até o efeito do laser ser completo.

Alguns vasos vão necessitar de novas sessões até o desaparecimento completo.

As sessões são realizadas com algumas semanas de intervalo e duram o tempo que for necessário para a eliminação dos vasinhos.

Os resultados são permanentes?

Nenhum procedimento de varizes e vasos deve ser visto como permanente. É importante falar que novos vasos podem surgir meses a anos após o tratamento pois os fatores causadores nem sempre podem ser retirados.

Porém, com a quantidade de sessões corretas e os cuidados adequados com a pele, principalmente uso de protetor solar, é possível que muitos resultados sejam permanentes.

O tratamento com laser é doloroso?

Na imensa maioria das vezes o tratamento de varizes com laser é indolor ou bastante tolerável. A sensação percebida é como um pequeno golpe de elástico na pele, que ocorre por uma fração de segundos.

A sensibilidade à dor é extremamente variável de pessoa para pessoa. No entanto, existem recursos para diminuir a sensibilidade ao laser. Nós usamos em conjunto com o laser o resfriador de pele, um aparelho que libera um jato de ar gelado, resfriado até -37°C.

Assim, provoca uma analgesia temporária, ou seja, a pele fica anestesiada localmente, o que diminui significativamente a sensação durante o tratamento.

Saiba mais sobre o resfriador de pele clicando AQUI para conferir um artigo sobre essa tecnologia.

Cuidados antes e após as sessões de laser para vasinhos no rosto e nariz

Antes do tratamento com laser o mais importante é evitar exposição solar por aproximadamente 30 dias. Também é indicado evitar medicamentos agressivos à pele como ácidos.

Após o procedimento deve-se manter a pele hidratada, evitar maquiagem e exposição ao sol por aproximadamente 7 dias e usar protetor solar com fator 50 FPS no mínimo.

Agora você já conhece mais esse tratamento para alcançar benefícios como deixar você sempre linda e com a autoestima lá em cima. Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento dos seus vasinhos e varizes.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.