As 8 maiores DIFICULDADES das pessoas com Varizes

e como contornar algumas delas

Filipe Damasceno // 02 de Dezembro de 2020

Olá. Tudo bem com você? Hoje vamos conversar sobre algumas das principais dificuldades que minhas pacientes apresentam no dia-a-dia com relação às varizes e algumas dicas que você pode adotar para evitar ou aliviar algumas dessas situações. Vamos lá?!

1. Dificuldade de dormir com as pernas cansadas

Para algumas pessoas as varizes não passam de uma questão estética, mas para outras, elas levam a sintomas que são um incômodo e um fator limitador importante no trabalho e em suas atividades diárias. Ou ainda, podem representar um outro problema circulatório escondido.

Os sintomas das varizes mais comuns são: sensação de peso, cansaço, queimação, dor, inchaço, coceira entre outros.

Uma característica típica é a piora dos sintomas ao longo do dia, chegando às vezes a níveis angustiantes ao final do dia e à noite.

Uma das grandes dificuldades dessas pacientes é conviver e ter que dormir com esses sintomas, que só vão aliviar após algum tempo deitadas ou com as pernas pro alto.

2. Dificuldade de usar saia, short ou vestido

Já expliquei em outros artigos que a questão das varizes é bem mais profunda do que somente vasinhos nas pernas. Quem sofre com elas sabe bem do que estou falando.

Existem mulheres que adoravam usar certas roupas como saia, short ou vestidos, e há anos não o fazem para não expor as pernas.

Deixar de aproveitar alguns bons momentos da vida por vergonha e baixa autoestima, infelizmente também é uma triste realizade e uma das grandes dificuldades de muitas pessoas com varizes.

3. Dificuldade de ir para academia, praia ou piscina

Varizes podem causar sofrimentos incalculáveis. E para piorar, algumas situações que nos trazem grande prazer como confraternizações entre amigos e família, tendem a ser evitadas por muitas pessoas com varizes.

Da mesma forma como no item acima, muitas mulheres evitam situações prazerosas em que tenham que mostrar as pernas, como praia ou piscina. Ainda, algumas até vão mas escondem as pernas em calças e longos vestidos, totalmente “fora” da ocasião.

4. Dificuldade de viajar de ônibus ou avião

Ficar com as pernas pendentes e imóveis por grandes períodos de tempo pode ser uma dificuldade para muita gente. Os sintomas podem aparecer e tendem a ficar cada vez mais insuportáveis com algum tempo.

Além disso, aqui existe o risco real de tromboses, que são mais comuns em pessoas com varizes. O que gera grande receio nessas pessoas.

Por isso é recomendado manter-se ativo e fazer pequenas caminhadas como ir ao banheiro, po menos a cada 2 horas nessas situações. O uso de meias de compressão nem que seja somente durante a viagem também pode ser prescrito pelo médico vascular em alguns casos.

5. Dificuldade de ficar em pé por muito tempo

Realmente situações que exigem de uma pessoa com varizes permanecer muitas horas em pé (e em casos mais avançados, até mesmo alguns minutos) pode ser um grande sacrifício.

A cada minuto, pela dificuldade do sangue em subir por veias doentes como as varizes, vai gerar um acúmulo de sangue nas pernas que é a causa dos incômodos sintomas.

Ficar alguns minutos em uma fila, por exemplo, pode ser extremamente desagradável. Um trabalho que seja realizado em pé o dia inteiro, nem se fala. Chegando a ser uma dificuldade e às vezes um impeditivo para algumas pessoas ao procurar certos empregos.

6. Dificuldade de caminhar

Aqui entramos numa categoria que são as lendas. Tantas pessoas as propagam ao longo de tanto tempo, que elas passam a ser verdade no consciente popular. Seria até engraçado, se essas lendas não atrapalhassem tanto a vida das pessoas.

O problema é que elas impedem as pessoas de fazer algo benéfico para sua saúde por acharem que acontece o contrário. Muita gente apresenta essa dificuldade por conta disso. É exatamente o que acontece com o ato de caminhar.

Ao caminhar, contraímos vários músculos, que ajudam a comprimir as veias e “bombear” o sangue no sentido do coração. Portanto, o exercício e a contração da musculatura das pernas estimula a circulação e tende a melhorar as varizes.

Portanto, mesmo sendo uma atividade praticada em pé, ela é extremamente benéfica.

7. Dificuldade de praticar exercícios físicos

Como já falei em outros artigos exaustivamente, os exercícios físicos estimulam a circulação e portanto são bons para as varizes.

O que acontece e que confunde muita gente é o seguinte: durante o exercício ou logo que ele termina, o sangue está circulando com muito mais intensidade para suprir as necessidades energéticas e de oxigênio dos músculos que estão sendo usados.

Este sangue precisa retornar pro coração de alguma forma. Esse caminho são as veias, inclusive as veias superficiais que estão logo abaixo da pele e que estão relacionadas às varizes.

Por isso temos a impressão que pioraram as varizes com o exercício, pois tem mais sangue passando por elas. Porém, isso é um efeito passageiro.

No médio e longo prazos, em geral, há melhora das varizes e seus sintomas com os exercícios físicos.

Uma observação importante deve ser feita! Na musculação por exemplo, e em alguns outros esportes como levantamento de peso, que levam à grandes pressões abdominais, há um variado grau de prejuízo do retorno do sangue venoso ao coração.

Imagine o sangue tentando subir e a pressão abdominal empurrando ele de volta para baixo. Isso leva ao acúmulo de sangue.

Não é uma regra, mas alguns destes esportes quando feitos sem técnica e orientação, poderiam agravar um quadro de varizes! Por isso, procure praticá-los sempre com supervisão, controlando a respiração e obedecendo as técnicas.

8. Dificuldade de usar salto alto

Aqui é a mesma história. E mais uma lenda que atrapalha e causa grandes dificuldades. Muitas mulheres adorariam usar salto alto e evitam por isso.

Já expliquei a importância dos músculos no auxílio à circulação. Quando andamos contraímos os músculos e impulsionamos o sangue. Saltos muito altos que não permitem a contração adequadamente da panturrilha ao caminhar, prejudicam esse mecanismo, mas dificilmente ao ponto de levar uma pessoa a ter varizes.

Os saltos teriam que ser realmente altos demais a ponto de prejudicar a circulação. Mas é uma lenda tão enraizada na população que ainda é uma grande dificuldade para algumas pacientes usar salto.


Você já se pegou em alguma situação, seja um passeio, confraternização ou reunião que tenha deixado de participar por conta dos vasinhos e varizes?

As varizes e vasinhos mandam no seu jeito de se vestir e nas roupas que você compra?

Contantemente falo isso por aqui… Deixar de aproveitar os bons momentos e oportunidades da vida não deve ser realidade para ninguém. O Criador nos fez para uma vida plena, irrestrita.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e seus sintomas e viva plenamente com suas belas pernas.

Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.