As possíveis Complicações das Varizes

O que de pior pode acontecer com varizes sem tratamento

Filipe Damasceno // 09 de Outubro de 2020

Olá! Tudo bem com você? O artigo de hoje não traz nada de bom, apesar de extremamente informativo.

O que eu quero dizer é que hoje eu vou apresentar tudo de ruim (não que tenha algo bom em ter varizes) que pode acontecer com quem tem varizes e não busca tratamento, deixando suas varizes evoluirem à propria sorte.

Vamos falar sobre as temidas complicações das varizes.

* Em respeito a você prometo que não vou estampar na sua tela fotos impactantes, mesmo que fosse interessante para você entender a gravidade de alguns casos. Não sou sensacionalista a esse ponto. Esse é um blog bonito e cheiroso. Se ficar curiosa, no Google é fácil achar essas imagens.

Que tipos de complicações de varizes existem?

A divisão que eu vou mostrar aqui não existe em nenhum livro. Pois ela é puramente didática e extraída da minha cabecinha.

Já falei que a idéia do blog e minhas postagens em redes sociais é levar informações às pessoas que sofrem desse mal, com uma linguagem simples e sem “mediquês”.

Assim bolei essa divisão para facilitar o entendimento de todas.

1. Complicações relacionadas à própria evolução das varizes

Você já sabe que as varizes são sim uma doença (você pode saber mais sobre isso nesse artigo AQUI).

E como tal, ela apresenta uma evolução de piora se não for tratada (tem artigo sobre isso também AQUI, o repertório tá ficando grande).

Nós pensamos nas varizes como aqueles vasinhos fininhos e indesejados, que ficam em evidência nas pernas e te atormentam quando você queria ir na praia ou na piscina.

Mas o que pouco se ouve falar é que essa é apenas a apresentação inicial das varizes, como elas se iniciam.

Algumas possíveis complicações das varizes são aquelas relacionadas à própria evolução da doença. Em estágios mais adiantados da doença venosa, são observados alterações como:

  • o edema ou inchaço: devido ao mau funcionamento das veias o sangue fica represado na parte mais inferior das pernas aumentando a pressão local e gerando inchaço, especialmente no final do dia.
    Este princípio da congestão venosa, a retenção de sangue devido a dificuldade de retorno ao coração, também é responsável por quase todas as demais alterações seguintes.
  •  
  • o eczema venoso: também conhecido como dermatite de estase, dermatite venosa, eczema varicoso ou eczema congestivo. É uma inflamação da pele das pernas, causada pela congestão venosa.
  •  
  • a hiperpigmentação e a dermatite ocre: também devido à congestão venosa, ocorre um extravasamento de sangue e acúmulo de um pigmento chamado hemossiderina na pele. Este pigmento contém ferro, e isso leva a uma coloração amarronzada, escurecida, que aparece principalmente na parte inferior da perna.
  •  
  • as úlceras de perna: o mais avançado, pior e mais temido estágio de evolução da doença venosa. A pressão causada pela congestão venosa é tão grande que leva à ruptura da pele, ocasionando feridas dolorosas e difíceis de cicatrizar. Podem ter uma grande extensão, acometendo grandes áreas da perna do paciente.

2. Complicações não relacionadas à evolução das varizes

Além dessas descritas acima, existem complicações que não estão relacionadas ao estágio da doença. Elas podem ocorrer independente da fase que se encontram as varizes.

Obviamente são muito mais comuns em estágios mais avançados. Os principais exemplos:

  • as hemorragias: geralmente são sangramentos importantes, que ocorrem quando a veia varicosa aumenta tanto de tamanho, que acaba agredindo a pele que a recobre e a perfura, provocando um sangramento profuso. É uma situação de risco elevado.
    Já escrevi um artigo com o que você precisa fazer caso isso ocorra. Clique aqui para ler.
  •  
  • infecções: a pele fragilizada pela congestão venosa, associada às alterações inflamatórias, são um prato cheio para a instalação e proliferação de microorganismos que podem levar a infecções bacterianas e fúngicas.
  •  
  • a tromboflebite: Quando ocorre uma coagulação de sangue dentro das veias superficiais ela é chamada tromboflebite superficial. Um trombo em uma veia superficial pode ter várias causas, entre elas, as varizes.
  • O paciente apresenta dor, vermelhidão, calor e inchaço no trajeto das varizes. A tromboflebite geralmente tem um tratamento simples, sem cirurgia.
  • O grande problema é que, embora raramente (temos aí a complicação da complicação), o coágulo pode progredir através das veias superficiais para as veias profundas, levando à complicação seguinte.
  •  
  • a trombose venosa profunda (ou TVP): uma complicação perigosa, que pode ter consequências trágicas. Como dito antes, pode ter várias causas, e uma delas é a presença de varizes.
  • Assim como a tromboflebite, o que acontece é a formação de coágulos no interior das veias profundas (aquelas mais internas) da perna. Ele obstrui a veia como uma rolha, impedindo a circulação. Como as veias profundas são as veias principais dos membros, irá levar a um acúmulo de sangue nas partes abaixo da trombose.
  • Isso leva a sintomas como inchaço, dor forte e enrijecimento da musculatura, especialmente da panturrilha.
  • Uma de suas principais e mais temidas complicações da TVP é a embolia pulmonar, que explicamos a seguir.
  •  
  • a embolia pulmonar: complicação grave, que pode levar à morte e deixar sequelas. Ocorre quando um pedaço do coágulo que se formou nas veias profundas se solta, passeia pela circulação e atinge os vasos sanguíneos dos pulmões. Dependendo do tamanho do coágulo e da área atingida, a pessoa pode não sobreviver. No caso de varizes, felizmente, essa é uma ocorrência rara.

* As tromboses venosas são um assunto importantíssimo e muito abrangente. Futuramente irei colocar aqui um artigo completo só sobre elas. Aguarde!

3. Complicações relacionadas aos sintomas de varizes

Dependendo do grau de restrições que causam, podemos considerar até mesmo os sintomas das varizes como complicações. Os sintomas das varizes podem interferir na capacidade funcional e de trabalho das pessoas.

Queixas de dores nas pernas, associada à sensação de peso, cansaço, queimação, coceira, formigamento, calor, câimbras são apenas alguns exemplos do que as varizes podem causar.

Se você pensar nas grandes angústias causadas por esses sintomas e no impacto na qualidade de vida destes pacientes, você entenderá por que é perfeitamente possível considerá-los como complicações.

4. Complicações relacionadas à questão psicológica das varizes

Já escrevi um artigo sobre os “aspectos psicológicos das varizes” (você pode conferir clicando aqui). Lá expliquei por que a questão é bem mais profunda do que vasinhos nas pernas.

Além do prejuízo estético, as varizes podem causar sofrimentos incalculáveis, na autoestima e qualidade de vida.

Pessoas que evitam situações que tenham que mostrar as pernas, como praia ou piscina. Ou que adoravam usar certas roupas, como saia ou vestidos, e há anos não o fazem. Ainda (aqui considero o mais grave de todos) pessoas que evitam se abrir a novos relacionamentos, ou que não aproveitam plenamente seus relacionamentos atuais, colocando em risco seus namoros, casamentos, etc. Esses são apenas alguns exemplos.


Não precisa se desesperar. Eu só quero fazer você conhecer tudo mesmo que pode acontecer, e entender a importância de procurar seu médico vascular e buscar tratamento das suas varizes o quanto antes.

Nem todos os quadros de varizes, nem mesmo aqueles sem tratamento, irão evoluir para os estágios avançados. Isso por que a progressão depende de uma série de fatores, incluindo tendências genéticas.

As varizes podem estar presentes sem que as complicações apareçam por muitos anos. Entretanto, o tratamento não deve ser atrasado, pois quando finalmente surgirem, o paciente pode estar em uma idade mais avançada, onde o tratamento pode não ser mais efetivo, ou as complicações serem mais graves.

Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.