4 Razões pelas quais você PRECISA tratar suas varizes

Principais motivos para você deve parar de adiar seu tratamento

Filipe Damasceno // 01 de Outubro de 2020

Olá! Tudo bem com você? Sabia que a prevalência das varizes dos membros inferiores na população é extremamente alta, podendo chegar em torno de 40 a 70% da população segundo alguns estudos? 😱

Para tristeza das mulheres, é muito mais comum no sexo feminino, em proporção de duas a cinco mulheres para cada homem.

Além do conhecido aspecto indesejado e dos incômodos sintomas, as varizes causam um grande impacto na liberdade e autoestima de muitas mulheres, chegando algumas vezes a prejudicar seus relacionamentos e a forma como a mulher se enxerga e se mostra ao mundo.

Hoje vou falar sobre os 4 principais motivos na minha visão pelos quais você deveria parar de adiar seu tratamento de varizes. Vamos lá?!

1. Varizes são uma doença crônica

Você que já acompanha o blog sabe. Infelizmente as varizes são sim uma doença!

Quando pensamos nas varizes, lembramos daqueles vasinhos fininhos, que ficam em evidência nas pernas e te atormentam quando você queria ir na praia ou na piscina.

Mas o que pouco se ouve falar é que essa é apenas a apresentação inicial das varizes. A doença varicosa é crônica e progressiva.

Mesmo sem sintomas, os vasinhos já são um indício de problema. A doença varicosa apresenta vários estágios, ou seja, ela evolui para situações cada vez piores caso seja negligenciada.

Em estágios mais avançados, a pressão das veias e as alterações na pele são tão grandes que podem surgir as temidas úlceras varicosas, feridas dolorosas e difíceis de cicatrizar.

Temos um artigo falando sobre os estágios das varizes. Clique aqui para conferir.

2. Varizes podem levar a Complicações

Algumas possíveis complicações das varizes são aquelas relacionadas à própria evolução da doença, como o eczema venoso, a hiperpigmentação, a dermatite ocre e as úlceras de perna.

Além dessas, existem complicações não relacionadas ao estágio da doença. Por exemplo: a tromboflebite, as hemorragias, infecções, a trombose venosa profunda e a temida embolia pulmonar.

Ainda, dependendo do grau de restrições que causam, podemos considerar até mesmo os sintomas como complicações. Dor nas pernas, sensação de peso, cansaço, queimação, câimbras são apenas alguns pra exemplificar.

Não precisa se desesperar. Eu só quero fazer você conhecer tudo mesmo que pode acontecer, e entender a importância de procurar seu médico vascular e buscar tratamento das suas varizes no início.

3. Tratamentos atuais sem cirurgia e repouso

Antigamente era comum se tratar todo tipo de varizes, até mesmo as microvarizes e vasinhos com cirurgia. E aí entra todo o pacote dos horrores que vêm com a palavra cirurgia: centro cirúrgico, focos cirúrgicos, agulhas, instrumentos, monitores e bips, anestesia (seja raquianestesia ou geral), ficar sem roupa, frio, cateteres e tudo mais que nosso cérebro começa a maquinar quando ouvimos a palavra.

Calma… A boa notícia (pra variar) é que hoje em dia os métodos e materiais para tratamentos de varizes evoluíram tanto que a maioria dos casos não precisa mais de cirurgia. Podem ser tratadas com a aplicação de recursos e técnicas minimamente invasivos no próprio consultório com segurança.

A tecnologia possibilita tratamentos praticamente indolores e sem necessidade de internação, anestesia ou repouso.

Aliás, a indicação de cirurgia para tratamento de varizes atualmente tem se tornado cada vez mais rara.

4. Muito além do que só “vasinhos”

Já escrevi um artigo sobre os “aspectos psicológicos das varizes” (você pode conferir clicando aqui). Lá expliquei por que a questão é bem mais profunda do que somente vasinhos nas pernas. Varizes podem causar sofrimentos incalculáveis.

Pessoas que evitam situações que tenham que mostrar as pernas, como praia ou piscina. Ou que adoravam usar certas roupas, como saia ou vestidos, e há anos não o fazem. Ainda (aqui considero o mais grave de todos) pessoas que evitam se abrir a novos relacionamentos, ou que não aproveitam plenamente seus relacionamentos atuais, colocando em risco seus namoros, casamentos, etc. Esses são apenas alguns exemplos.

Além do prejuízo estético, na autoestima e qualidade de vida as varizes podem interferir na capacidade funcional das pessoas, devido seus incômodos sintomas.

Deixar de aproveitar os bons momentos e oportunidades da vida não deveria ser realidade para ninguém. O Criador nos fez para uma vida plena, irrestrita.


Agora você já conhece os motivos principais pelos quais eu considero que você deve buscar tratamento das suas varizes o quanto antes. Para quem se identifica com algum caso desses, a ajuda é possível e está próxima. Basta ter a atitude de se permitir. Busque ajuda. Consulte um cirurgião vascular.

Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.