Cuidados após Escleroterapia e Espuma

Como otimizar resultados do seu tratamento de varizes

Filipe Damasceno // 02 de Setembro de 2020

Olá! Tudo bem com você? Primeiramente parabéns por tomar a atitude e dar seguimento no seu tratamento para eliminar as varizes da sua vida e recuperar a confiança e autoestima.

Nesse momento você já deve estar colhendo os frutos e percebendo os resultados. Já pensou em reviver aquele vestido ou aquela saia que estavam aposentados?

Ah, você está só pesquisando o que acontece após finalmente decidir começar um tratamento? Tudo bem também. Você vai encontrar o que procura nesse artigo.

Hoje vou falar sobre os cuidados (e o que NÃO fazer) após o tratamento de varizes, seja escleroterapia líquida ou com espuma.

O que você deve fazer para otimizar o resultado, evitar complicações e exibir belas pernas o mais breve possível? Vamos lá?!

Seu médico vascular é o seu guardião, ouça suas orientações.

Primeiro de tudo, ouça com grande atenção todas as orientações do seu médico vascular. Tire todas as suas dúvidas, sobre o procedimento em si, o que se espera do tratamento, possíveis incômodos, o que fazer após e o tempo de acompanhamento.

Provavelmente ele já te passou todas as informações. Estou somente colocando elas aqui para documentar caso você tenha esquecido alguma.

É obvio que ele quer que você extraia o melhor desse tratamento. Nada paga ver uma paciente realizada e satisfeita com o resultado final da nossa arte. Vocês dois saem ganhando.

O que fazer no dia do procedimento para varizes?

Seu médico deve ter lhe orientado não tomar sol forte nos dias anteriores à aplicação, pois a pele bronzeada pode se irritar mais e aumentar a chance de marcas difíceis de sair.

No dia do procedimento em si, não há muita coisa com que se preocupar. Apenas comparecer o mais relaxada possível e evitar atividade física intensa como musculação ou esporte.

Quando posso retomar minhas atividades?

Essa é a melhor parte dos tratamentos menos invasivos e não-cirúrgicos. Não é necessario nenhum repouso. Você pode retomar sua rotina normal no momento que sair do consultório.

O que pode atrapalhar algumas coisas são as ataduras ou meias de compressão que são colocadas dependendo do procedimento.

Da mesma forma, é legal evitar exercício físico vigoroso também no dia seguinte.

Quais cuidados é preciso tomar após a escleroterapia?

De modo geral, após as sessões de escleroterapia é realizada compressão das pernas com ataduras, faixas elásticas ou meias de compressão.

O objetivo disso é manter os vasinhos fechados e em contato com os medicamentos por mais tempo, melhorando assim os resultados.

É interessante manter a compressão por mais ou menos 12 horas ou até o dia seguinte, dependendo da hora que é realizada a escleroterapia.

Deve ser evitada exposição solar nos dias que seguem as aplicações, especialmente enquanto ainda houver roxinhos ou em pacientes que costumam ter manchas na pele com facilidade quando se expõem ao sol. E usar filtro solar enquanto houver qualquer sinal ou marquinha temporária.

Podem ser usados hidratantes ou cremes para varizes específicos para aliviar a irritação da pele. Existem também pomadas para acelerar a eliminação dos roxinhos. O que é ideal para cada caso deve ser avaliado individualmente.

Caso alguma região fique mais “irritada”, quente, dolorida e endurecida, é possivel aplicar compressa gelada para aliviar. A aplicação pode ser realizada por uns 30 minutos e com intervalos de 4 a 6 horas até melhora dos sintomas. Não esqueça de proteger a pele com um pano e não colocar o gelo em contato direto com a pele, que já está irritada.

Já escrevi um artigo bem completo com tudo que você precisa saber e todas as dúvidas das minhas pacientes sobre a Escleroterapia. Clique aqui para conferir.

Além disso, fiz um ebook lindo e completo sobre o mesmo assunto. Você pode fazer o download gratuito clicando aqui!

Quais cuidados devem ser tomados após a aplicação da espuma?

Também no caso da espuma, após a aplicação é preciso seguir as orientações de compressão, seja com meias ou ataduras. No caso da espuma elas devem ser mantidas por mais tempo, algo em torno de 24h ou retirá-las no dia seguinte.

Além disso, deve ser evitada exposição solar nos dias que seguem as aplicações, enquanto ainda houver roxinhos ou marcas, especialmente em pacientes que costumam ter manchas na pele com facilidade quando se expõem ao sol. Aqui também vale a regra do filtro solar enquanto houver qualquer marquinha temporária.

Em alguns casos, podem surgir nódulos endurecidos nos locais de aplicação da espuma. Existem cremes que podem ser usados e além disso, aplicar compressas mornas 4 a 6 vezes por dia, ajudam no processo de absorção.

Também logo após a aplicação de espuma e feita a compressão, seu médico deve te orientar a caminhar. Isso mesmo! Você deve caminhar por algo em torno de 30 minutos para estimular a circulação e evitar complicações.

Veja que interessante: aqui não só não é preciso repouso, como o repouso é proibido. Você pode (e deve) fazer suas atividades normalmente! Qual outro tratamento para qualquer coisa pede isso de você?! 😁

Tem tembém um artigo completão sobre tudo sobre o tratamento de varizes com espuma. Clicando aqui você confere.

Precisarei de meias de compressão?

No caso da escleroterapia, se você já está acostumada a usar meias de compressão e as tiver disponíveis, pode continuar usando nos dias seguintes. Se não tiver, esse tratamento não exige compressão nos próximos dias então não é necessário comprar.

Já no caso da espuma, diferente da escleroterapia, as meias de compressão são uma importante aliada no tratamento com espuma.

Imediatamente após a aplicação da espuma nos vasos doentes, é feita a compressão com com meias compressivas. Elas devem ser usadas diariamente até o retorno ao consultório.

Dependendo do tipo de meia escolhida, como algumas específicas para o tratamento de espuma, é possível até mesmo tomar banho com elas e ficar sem retirá-las por alguns dias.

As meias de compressão “normais” podem ser colocadas pela manhã após o banho e retiradas à noite para dormir.

As meias são importantes para manter as veias fechadas e em contato com o medicamento da espuma por tempo prolongado. Dessa forma, melhora os resultados e diminui a necessidade de reaplições e drenagens.

Aqui também tem mais conteúdo… tem um artigo em duas partes bem completo com tudo sobre Meias de Compressão, com todas as dúvidas e dicas sobre elas. Clique aqui para conferir.

Além disso, fiz um ebook sobre o mesmo assunto. Você pode fazer o download gratuito clicando aqui!

Fazendo tudo direitinho e respeitando as orientações, em breve você vai estar curtindo todos os benefícios do seu tratamento.😉


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.