Tudo sobre a Escleroterapia

Parte 1: O Tratamento para pequenos Vasinhos

Filipe Damasceno // 31 de Julho de 2020

Olá! Tudo bem com você? Nesse artigo vou apresentar pra vocês tudo sobre a ESCLEROTERAPIA, que é o tratamento de pequenos vasinhos, conhecido como “aplicação” de vasinhos. Além disso, vou tirar várias dúvidas muito comuns que os pacientes têm sobre essa técnica.

Também dessa vez terei que dividir o artigo em duas partes (acho que estou ficando bom em escrever😉), para não ficar longo demais e cansar vocês com uma chuva de informações.

Hoje vou falar tudo sobre os vasinhos e a técnica da escleroterapia e no próximo artigo vou comentar com vocês as principais dúvidas que minhas pacientes já tiveram.

Mesmo a escleroterapia mudou ao longo do tempo, então não vá achando que sabe tudo sobre ela. Nas próximas linhas você vai conhecer as principais novidades. Vamos lá!?

Olá! Tudo bem com você? Nesse artigo vou apresentar pra vocês tudo sobre a ESCLEROTERAPIA, que é o tratamento de pequenos vasinhos, conhecido como “aplicação” de vasinhos. Além disso, vou tirar várias dúvidas muito comuns que os pacientes têm sobre essa técnica.

Também dessa vez terei que dividir o artigo em duas partes (acho que estou ficando bom em escrever😉), para não ficar longo demais e cansar vocês com uma chuva de informações.

Hoje vou falar tudo sobre os vasinhos e a técnica da escleroterapia e no próximo artigo vou comentar com vocês as principais dúvidas que minhas pacientes já tiveram.

Mesmo a escleroterapia mudou ao longo do tempo, então não vá achando que sabe tudo sobre ela. Nas próximas linhas você vai conhecer as principais novidades. Vamos lá!?

O que são vasinhos?

Não tem como falar do tratamento sem explicar o tipo de vasos que a escleroterapia resolve. Então lá vai.

tipos de varizes - telengiectasiasOs vasinhos são como são conhecidos as telangiectasias (esse nome feio mesmo). São o tipo mais conhecido de varizes, pelo seu grande apelo estético.

São pequenas veias dentro das camadas da pele. Por serem muito superficiais ficam mais visíveis, dando aquele aspecto tão indesejado de “teias de aranha”. 😱

Não ultrapassam o diâmetro de 1 milímetro, sendo isso o que diferencia estes vasos dos outros.

Em outro artigo expliquei mais sobre os tipos de varizes. Clique aqui para conferir.

O que causa os vasinhos?

Os principais fatores culpados pelo surgimento dos vasinhos são:

tipos de varizes - reticulares

1️⃣ Genética: estima-se que aproximadamente 80% da culpa pelas varizes sejam herança dos seus antepassados. É muito comum pessoas que percebem as varizes às vezes até nos mesmos locais que em seus pais e avós.

2️⃣ Hormônios: essa é uma das razões pela qual as varizes são muuuito mais comuns em mulheres. Aqui também entra o anticoncepcional, embora numa escala infinitamente menor.

3️⃣ Gravidez: tanto pela loucura de hormônios que vira o organismo quanto pela dificuldade do sangue subir quando tem um útero enorme no caminho. Mais um ponto contra o sexo feminino 😭
Menos ruim é que o efeito normalmente é mais observado a partir do 2° filho em diante.

4️⃣ Trabalhar em pé ou sentado várias horas (geralmente mais de 6 horas): as veias lutando para empurrar sangue contra a gravidade muitas horas seguidas todos os dias com certeza é uma causa importante.

5️⃣ Aumento de peso: também pela desordem hormonal e inflamatória que o sobrepeso causa.

Quais os tratamentos disponíveis para eliminar os vasinhos?

Atualmente, tirando os tratamentos em fases experimentais, as opções mais consolidadas para tratamento dos vasinhos são:

➡️ Cirurgia: remoção cirúrgica dos vasos. Mais doloroso, exige anestesia, recuperação mais longa. Com as novas técnicas e tecnologias, está sendo aos poucos deixada de lado.

➡️ Laserterapia: indicado para vasinhos muito finos. Usa o efeito térmico (calor) para fechar os vasinhos. Geralmente há pouca dor e recuperação rápida.​

➡️ Escleroterapia: pouco invasivo, quase sempre indolor ou leve desconforto, não exige repouso ou afastamento das atividades diárias.

Para alguns casos, tem sido utilizado também uma mistura das técnicas como escleroterapia e laser.

O que é escleroterapia?

Esse nome feio é como é chamada a técnica mais conhecida para eliminar os vasinhos ou “aplicação de vasinhos“.

Se você já fez o procedimento há alguns anos, pode esquecer. A técnica e as substâncias usadas evoluíram muito com o tempo.

Hoje em dia as soluções são mais estáveis e dificultam o surgimento de reações e manchas. Algumas formulações já vêm com um anestésico junto, o que evita a dor e ardência durante injeção do medicamento. E constantemente são criadas novas técnicas para melhorar a experiência das pacientes.

O tratamento consiste na injeção de líquidos chamados esclerosantes, que geram uma reação controlada no interior da veia e leva ao seu fechamento. É realizado com agulhas super finas, geralmente indolores ou com pouca sensibilidade.

Para extrair o melhor resultado do tratamento, a paciente também deve se dedicar (nem tudo está nas mãos do cirurgião), realizando determinada quantidade de sessões e obedecendo as recomendações médicas, evitando exposição ao sol e atividade física intensa nos primeiros dias.

Nesta técnica aqui não há necessidade de interrupção das atividades ou repouso antes ou após o procedimento.

Particularmente é um tratamento que eu adoro fazer, pois depende muito da habilidade do cirurgião, e temos conseguidos ótimos resultados e pacientes satisfeitas.

Como é realizada a escleroterapia?

dr. Filipe Damasceno - vascular especializado tratamento de varizes em Niterói atuando em escleroterapia

O procedimento somente deve ser realizado por médico Angiologista ou Cirurgião Vascular. Não vamos nos esquecer que estão sendo injetados medicamentos diretamente na circulação. Isso pode ter seus riscos, mesmo que mínimos.

Portanto, o profissional deve estar habilitado e a clínica ter estrutura para lidar com reações adversas.

É realizado com o paciente deitado e em ambiente confortável, especialmente em relação à temperatura ambiente. Utiliza-se sempre material esterilizado e descartável.

Normalmente na fase de avaliação é indicada a quantidade de sessões que estima-se ser suficiente para eliminar a maioria absoluta dos vasos, podendo variar um pouco para mais ou para menos dependendo da resposta ao medicamento.

O número de punções por sessões varia de acordo com o calibre e a quantidade de veias a serem tratadas.

Algumas novidades da escleroterapia:

Como foi dito acima, todo tratamento continua em constante evolução conforme evoluem as tecnologias e medicamentos e conforme cirurgiões ao redor do mundo aprimoram e difundem a técnica. Portanto esqueça o tratamento que você achou que conhecia caso tenha feito o procedimento há anos ou até meses atrás.

Hoje em dia as soluções são mais estáveis e dificultam o surgimento de reações e manchas. Algumas formulações já vêm com um anestésico junto, o que evita a dor e ardência durante injeção do medicamento. E os esclerosantes trouxeram grande melhoria aos resultados (antigamente só se utilizada glicose concentrada, que tinha efeito menos duradouro).

Atualmente, o tratamento pode e deve ser aplicado não somente nos vasinhos menores mas também nas suas nutridoras para ter um efeito prolongado. Essa técnica é conhecida como ESCLEROTERAPIA AMPLIADA, que é a técnica usada aqui na clínica.

Espero que tenha conseguido te ajudar a entender mais sobre essa opção de tratamento. No próximo artigo vou trazer a resposta para as principais dúvidas que minhas pacientes já tiveram. Não vá perder!

Tem mais interesse nesse tratamento? Eu preparei um E-book especial com tudo sobre o tratamento combinado do Laser + Escleroterapia para varizes. Você pode baixar gratuitamente clicando AQUI.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

CADASTRE SEU EMAIL

Deseja Receber Dicas e Cuidados sobre Varizes?

Invalid email address
Seu email está 100% seguro e você pode se descadastrar a qualquer momento.

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.