É possível ter varizes em uma perna só?

Entenda porquê isso pode ser comum e raro ao mesmo tempo

Filipe Damasceno // 10 de Junho de 2020

Olá! Tudo bem com você? Uma grande dúvida das pessoas acometidas por varizes é o título desse artigo. É possível ter varizes em uma perna só? Vamos descobrir?!

Os fatores causadores de varizes escolhem lado?

Os principais fatores causadores de varizes normalmente têm ação sistêmica, ou seja, atuam em todo o organismo e, em pessoas mais suscetíveis, vão gerar as incômodas varizes, especialmente nos membros inferiores.

Os fatores causadores que estamos falando são os mesmos que já explicamos no artigo “os principais culpados pelas varizes”, que você pode conferir clicando aqui.

Resumindo, estamos falando de fatores genéticos, hormônios, gravidez, trabalhar em pé ou sentado várias horas por dia (geralmente mais de 6 horas).

Entende que nenhum desses fatores têm efeito sobre apenas uma das pernas e, portanto não poderiam causar varizes somente numa delas?

Qual a situação mais comum de varizes em apenas uma perna?

Respondendo a pergunta principal: sim, é possível ter varizes em uma perna só. Na verdade pode e não pode. Vou explicar melhor.

As varizes na imensa maioria dos casos irá aparecer nas duas pernas. Mas muito dificilmente surgirá nas duas por igual.

Nosso corpo não funciona de forma matemática. Portanto, é perfeitamente possível vermos varizes em diferentes estágios em cada perna. Por exemplo, telangiectasias (vasinhos) em uma e reticulares na outra. Ou vasinhos e reticulares em uma e varizes propriamente em outra. (Explico melhor os tipos de varizes nesse outro artigo. Se você não entendeu nenhuma dessas palavras confira aqui)

Portanto uma perna com e outra sem varizes pode significar apenas um estágio bem inicial de doença varicosa, que AINDA não chegou a acometer uma das pernas.

O que não é comum é uma perna totalmente sem varizes e outra com varizes em estágio avançado. Vamos entender então em quais situações isso pode acontecer.

Em qual caso podemos ter varizes desenvolvidas em apenas uma perna?

As situações em que podemos ter uma perna totalmente sem varizes e outra com varizes em estágio avançado são mais raras.

Aqui sim é preciso um causador que atue na circulação de apenas uma perna, levando a um prejuízo do retorno do sangue venoso em direção ao coração nessa perna.

Um acidente, trauma ou fratura em um membro pode alterar o trajeto ou a conformação de alguns vasos, levando a esse prejuízo da circulação venosa e acarretar varizes exclusivamente nesse membro.

Existe ainda uma rara condição anatômica que estreita a passagem do sangue por uma importante veia do membro inferior, levando a um conjunto de sinais e sintomas, dentre eles o surgimento de varizes nesse membro. É a síndrome de May-Thurner.

A síndrome de May-Thurner e sua relação com as varizes.

Também chamada de Síndrome de Cocket, a síndrome de May-Thurner é uma rara variação anatômica em que a veia ilíaca esquerda (uma importante veia na região da virilha) fica comprimida entre a artéria ilíaca e a coluna lombar. É uma condição que acontece exclusivamente do lado esquerdo.

Isso causa um estreitamento da passagem do sangue pela veia, que flui com mais dificuldade e lentidão. Essa condição pode levar ao surgimento de varizes pélvicas e do membro inferior esquerdo, além de inchaço e, em casos mais graves, até mesmo trombose venosa profunda.

Inclusive é uma causa a ser investigada sempre que há trombose repetidamente no membro inferior esquerdo ou quando há varizes muito discrepantes em relação ao lado direito.

Os pacientes afetados costumam ter entre 20 e 50 anos e acomete mais as mulheres [pra variar] (72% dos casos).

Além do exame médico, a síndrome pode ser confirmada através do ultrassom Ecodoppler ou exames mais avançados em alguns casos.

Essas são as condições que podem levar uma pessoa a ter varizes em apenas um dos membros. Não precisa ficar desespera se este for o seu caso. Na imensa maioria das vezes trata-se de um caso inicial e, sem tratamento, (infelizmente) em breve elas irão surgir na outra perna também. Se é que isto serve de alívio. 😅😭

Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.