Principais medos que impedem as pessoas de tratar suas Varizes
E por que a maioria deles não tem sentido
Filipe Damasceno // 20 de Maio de 2020
Olá! Tudo bem com você? Sabia que muitas pessoas continuam deixando de aproveitar o melhor da vida por medos ou vergonha de mostrar as pernas ou de buscar tratamento para suas varizes? Não faz muito sentido, certo? Você é uma dessas pessoas?
O pior de tudo é que muitos dos medos que as pessoas têm com relação ao tratamento de varizes são baseados em tratamentos, procedimentos e materiais antigos e que nem são mais usados na maioria dos casos.
Então hoje vamos conversar sobre esses medos e por que a maioria deles não tem fundamento. Vamos lá?!
Medos de cirurgia, centro cirúrgico, anestesia no tratamento das varizes
Antigamente era comum se tratar todo tipo de varizes, até mesmo as microvarizes e vasinhos com indicação de cirurgia. E aí entra todo o pacote dos horrores que vêm com a palavra cirurgia: centro cirúrgico, focos cirúrgicos, agulhas, instrumentos, monitores e bips, anestesia (seja raquianestesia ou geral), ficar sem roupa, frio, cateteres e tudo mais que nosso cérebro começa a maquinar quando ouvimos a palavra.
Calma… Hoje em dia os métodos e materiais para tratamentos de varizes evoluíram tanto que a maioria dos casos não precisa mais de cirurgia. Podem ser tratadas com a aplicação de recursos e técnicas minimamente invasivos no próprio consultório com muita segurança.
Aliás, na verdade a indicação de cirurgia para tratamento de varizes atualmente tem se tornado uma coisa cada vez mais rara.
Medos de cicatriz, agulha, dor
Como dito acima, o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes atualmente é na maioria das vezes realizado com recursos e técnicas minimamente invasivas, sem necessidade de cirurgia.
Estas técnicas utilizam punção das veias com agulhas muito mais finas do que as utilizadas no passado. Logo, não há cortes e, se não há cortes, não há cicatriz. Esse é um benefício muito importante, concorda?
Certos tipos de pele podem apresentar manchas ou pequenas marcas com certos tratamentos. Geralmente desaparecem em algumas semanas até no máximo 1 ano, podendo este tempo ser encurtado com cremes clareadores ou laser.
Por serem minimamente invasivos, os procedimentos são praticamente indolores, ou até totalmente indolores! No máximo são usados anestésicos locais para regiões ou situações muito particulares.
Além disso, as fórmulas de algumas medicações utilizadas no tratamento já contém uma parte de anestésico. Isso contribui para que o paciente não sinta dor ou ardor durante aplicação delas.
Há casos muito exclusivos em que a questão é um pouco mais delicada do que a dor. Determinados pacientes sofrem de verdadeira fobia por agulhas, independente de quão indolor seja o método.
Você acreditaria que mesmo esses pacientes conseguem na imensa maioria dos casos se beneficiar dos tratamentos de varizes atuais? Melhor ainda, sem anestesia ou qualquer remédio calmante. Existem algumas técnicas que podem ser usadas para tranquilizar uma pessoa durante o procedimento necessário.
Medo de “parar”
Este não é propriamente um “medo” no rigor da palavra. Mas muitas pessoas simplesmente não podem parar, seja de trabalhar, de exercer suas atividades, etc.
Em tempos corridos como o que vivemos, especialmente agora com a pandemia, algumas pessoas têm literalmente medo de não poderem tocar seus empreendimentos, seus pequenos negócios, de ficar para trás no emprego.
Alguns sequer cogitam a possibilidade de parar em seus trabalhos por insegurança. Outros não suportam a idéia de ter que ficar de repouso.
Mais uma vez, também esse medo é infundado. As tecnicas de tratamento atuais não demandam, a não ser em casos de excessão, a necessidade de repouso. O paciente realiza o tratamento em determinado dia e já sai dali caminhando, e pode escolher se dali vai para o trabalho ou outro lugar, praticamente sem restrição.
Interessante como a medicina vascular evoluiu, não é verdade?
Me conta se você lembrou (ou sofre) de algum outro tipo de medo que impede você de ir atrás de uma vida plena e sem restrições.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode fazer contato comigo aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Profissões que mais sofrem com varizesjul 17, 2020/