10 dicas (+ dica bônus) para evitar ou melhorar suas varizes
que você pode começar a partir de agora
Filipe Damasceno // 10 de Abril de 2020
Olá! Tudo bem com você? No artigo de hoje vou te apresentar 10 super dicas que você pode fazer a partir de HOJE e que vão ajudar a evitar ou melhorar suas varizes.
Quem se beneficia com essas dicas?
Quem tem alguma propensão genética, com parentes que sofrem com varizes e já está preocupada com o futuro, também já pode começar a aplicar as dicas e garanto que irá atrasar seu aparecimento.
E você que já sofre com varizes com essas medidas pode pelo menos atrasar sua evolução, impedindo que elas piorem enquanto está guardando dinheiro para iniciar um tratamento, por exemplo, ou esperando o melhor momento, como uma pausa no trabalho.
Note que não usei a palavra evitar, mas sim atrasar pois, como falamos em outro artigo sobre o que dá varizes (você pode ver o artigo completo clicando aqui), os maiores causadores varizes são fatores que não podemos controlar.
Mas podemos sim, atrasar, e muito o surgimento ou a evolução das varizes. Algumas dicas são mais fáceis de aplicar, outras vão precisar de mais dedicação ou mudanças severas de hábitos. Confira as dicas então.
Evitar calças muito apertadas.
Roupas apertadas demais em certos pontos vão comprometer o retorno do sangue ao coração, gerando congestão venosa, que é o ponto chave no surgimento das varizes (falamos sobre isso no artigo sobre os sintomas que as varizes causam, que você pode conferir aqui).
Evitar altas temperaturas por muito tempo.
O calor causa um fenômeno nos vasos chamado vasodilatação, ou seja, as veias ficam mais abertas e dilatadas, recebendo mais sangue e por isso abrindo caminho para as varizes.
Tente reduzir banhos quentes, sauna, exposição prolongada ao sol e calor, etc.
Praticar atividades físicas.
Praticar exercícios regularmente é ótimo para ajudar o bom funcionamento da circulação e prevenir a dilatação das veias e varizes.
As mais indicadas nesse sentido são aquelas atividades desenvolvidas na água, como natação ou hidroginástica.
Muita gente acha que o exercício físico piora as varizes. Na maioria dos casos isso é apenas lenda. Falamos sobre isso no artigo sobre as 4 maiores lendas sobre varizes. Confira aqui.
Evitar carregar excesso de peso.
Aqui não estamos falando sobre exercícios ou musculação. À essa altura, já sabemos que eles são benéficos.
O que é prejudicial é carregar peso por carregar. Sacolas de compras ou bolsa feminina, por exemplo. Sabemos que as mulheres carregam de tudo na bolsa, mas é bom evitar exageros. Ao carregar muito peso aumentamos a pressão abdominal e prejudicamos a circulação.
Controlar o peso corporal.
O excesso de peso está entre os principais causadores de varizes, por conta de alterações hormonais que acompanham o sobrepeso.
Portanto, manter um peso saudável é uma das coisas que mais traz benefício e uma das poucas que está sobre nosso controle, mesmo sabendo que não é fácil.
Evitar anticoncepcionais orais por muito tempo.
Os anticoncepcionais orais são uma dose dos próprios hormônios que estão implicados na formação de varizes. Se você tem intenção de usar por tempo mais prolongado seria interessante algum outro tipo de método contraceptivo, claro que sempre conversando com seu ou sua ginecologista.
Vale principalmente para mulheres que têm tendência a ter varizes e jovens, que naturalmente usariam o anticoncepcional por mais tempo ao longo da vida.
Colocar as pernas elevadas no fim do dia.
Colocar as pernas pro alto por aproximadamente 15 minutos ao final de cada dia diminui o inchaço e facilita o retorno do sangue que fica acumulado nas pernas ao longo do dia. Fazer massagens ou drenagens linfáticas também ajudam.
Especialmente as mulheres com tendência a ter varizes e com trabalhos ou atividades diárias que exijam que você fica muitas horas por dia em pé ou sentada, como professoras, balconistas, funcionárias de escritório, etc. Seguindo nessa mesma ideia, vai a próxima dica.
Manter-se em movimento.
As pessoas que trabalham sentadas ou de pé por longos períodos devem fazer exercícios com os pés e panturilhas (“batata da perna”) para estimular a circulação pelo menos a cada duas horas, ou fazer uma pequena caminhada para ativar a circulação nos membros inferiores.
Alguns desses exercícios se chamam ginástica laboral, aquelas que podem ser feitas no trabalho, sem precisar de nenhum acessório e você pode buscar no Google alguns exemplos facilmente.
Seguir as orientações do seu/sua obstetra.
Realizando um bom pré-natal durante a gravidez e no período pós-parto, há muitas soluções para ajudar a evitar o aparecimento de varizes relacionadas à gestação.
Escrevi também um artigo sobre a relação entre gravidez e varizes e algumas dessas soluções que você pode conferir clicando aqui.
Evite fumar.
Ainda não foi inventado algum mal que o cigarro não faça. Se tem alguma parte do corpo que não sofre os prejuízos do tabagiamo é porque a ciência ainda não descobriu.
Na medicina vascular ele é conhecido como mutilador de pernas. Sinto muito mas tenho que ser verdadeiro aqui. As figuras da parte de trás do maço de cigarros são até fofinhas comparadas com a realidade.
Ele prejudica a circulação como um todo e causa danos à parede dos vasos sanguíneos, levando a gangrena, trombose e com sorte, somente irá piorar suas varizes (pronto, falei).
Dica bônus: Usar meias elásticas compressivas, principalmente durante a gestação.
Diferente das roupas apertadas elas exercem uma compressão homogênea, como um todo, nas áreas dos membros inferiores em que é aplicada, ocluindo as varizes e veias superficiais, obrigando o sangue a fluir por veias saudáveis, mais internas.
Na gravidez piora a retenção de líquido e os sintomas das varizes, por isso as meias elásticas são muito bem indicadas para a maioria das gestantes. Falamos com mais detalhes sobre varizes e gravidez neste artigo.
Mas atenção: meias comuns daquelas que são vendidas em revistas não são indicadas para quem já tem varizes desenvolvidas. Para isso, deve-se buscar sempre a recomendação de um médico especialilsta.
Os detalhes e a tecnologia envolvida no uso das meias elásticas seriam impossíveis de descrever aqui. Futuramente faremos um artigo sobre elas.
Então é isso. Essas foram as dicas que eu tinha para você. Algumas você já pode começar a implementar na sua rotina a partir de agora. Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode fazer contato comigo aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Escleroterapia com Ozônio funciona?ago 28, 2022/
-
Dá pra tratar Varizes acima do peso?set 18, 2022/