Quais são os SINTOMAS de Varizes
e porque você os sente?
Filipe Damasceno // 25 de Março de 2020
Olá, pessoal. Este artigo tem bastante relação com o nosso primeiro artigo do blog em que expliquei o que são varizes, em que detalhamos como elas surgem. Hoje vou explicar a razão que nos leva a sentir os sintomas tão incômodos do surgimento das varizes e detalhar os principais deles. Vamos lá?
Importante ressaltar que as varizes nem sempre apresentam sintomas. Para muitas pessoas são apenas uma preocupação estética. Mas para outros são um incômodo e um fator limitador importante ou ainda, podem representar um outro problema circulatório escondido.
Antes vamos entender o que são varizes
Também no primeiro artigo expliquei de uma forma bem simples como funciona a nossa circulação (caso tenha curiosidade pode encontrar ele clicando aqui). Para hoje, nos basta apenas relembrar a função das veias: levar todo o sangue do corpo de volta ao coração para ser novamente bombeado.
Em pessoas que apresentam certas tendências (também já falei sobre quais são elas neste outro artigo aqui), com o tempo, ao longo de muitos e muitos anos nesse árduo trabalho de levar sangue contra a gravidade de volta ao coração, as veias das pernas vão se “cansando”. Ou seja, as suas paredes vão se enfraquecendo e elas vão se dilatando, tornando as veias tortuosas e aumentadas de tamanho, dando aquele aspecto tão indesejado.
As varizes são exatamente essas veias dilatadas e com dificuldade de realizar sua nobre função de empurrar o sangue ao coração!
Como ocorre a perda da função das veias com varizes?
As veias possuem válvulas, que são pequenas estruturas na sua parte interna que asseguram que o sangue circule numa única direção, como demonstrado na figura.
Devido à dilatação, aumenta o espaço que permite passagem do sangue entre as válvulas, portanto elas já não conseguem impedir que o sangue reflua, ou seja, flua no sentido invertido, fazendo com que o sangue se acumule e exerça pressão nas veias e levando a cada vez mais dilatação e levando a um prejuízo da função primordial das veias que é justamente carregar o sangue em um único sentido, o do coração.
Para facilitar, imagine como um engarrafamento no trânsito. O sangue perto da área de incompetência não consegue subir e tudo o que vem abaixo dele fica engarrafado.
À essa condição de perda total ou parcial do funcionamento das veias chamamos Insuficiência Venosa. Normalmente é isso que está acontecendo quando fazemos um ecodoppler, um exame da circulação e lá aparece uma palavrinha intrigante: “refluxo”. Ela significa que há períodos em que o fluxo normal fica invertido. Futuramente falamos sobre este importante exame.
O fator primordial para os sintomas de varizes: a CONGESTÃO VENOSA
Esta incompetência das veias leva a um acúmulo de sangue com dificuldade de subir nas partes mais inferiores das pernas, principalmente tornozelos e panturrilhas.
É exatamente esta “congestão venosa” a responsável por todos os sintomas. Lembrando deste mecanismo você vai conseguir entender todos eles.
Apenas para ilustrar o que estamos falando: imagine que você está usando uma bota grande e pisa com vontade numa funda poça de água. A bota vai absorver boa parte daquela água e você vai passar o resto do dia andando com dificuldade pelo peso extra que está carregando nas pernas.
É mais ou menos isso que passa um paciente com varizes. Vamos aos sintomas e veja se você concorda.
Então quais são os sintomas de varizes?
Sem mais enrolação aqui estão os principais sintomas:
- * Sensação de peso: ora, não é exatamente isso que falamos que acontece na congestão venosa?
- * Cansaço: é o mínimo que se espera de alguém carregando peso a mais nas pernas
- * Queimação: acontece pelo esforço da musculatura de lidar com esse excesso
- * Dor: geralmente a dor das varizes não é propriamente uma dooor, é algo mais similar a um incômodo já que não há um fator gerados de dor. Mas sim, em casos avançados, mesmo sem complicações pode haver dor.
Normalmente não é uma dor forte. Em caso de dor intensa deve-se pensar em outras causas. (Futuramente iremos falar sobre as outras causas de dor na perna)
- * Inchaço (edema): depois de toda essa explicação, esse aqui ficou fácil de entender.
Pode haver ainda outros sintomas como formigamento, coceira ou outros que não exploramos aqui, mas seguem sempre a mesma lógica. Lembre sempre da congestão venosa e não tem erro.
Outra característica típica é a piora dos sintomas que acontece ao final do dia. Por isso dores que já começam no início do dia, ou já estão presentes ao acordar, dificilmente serão causadas por varizes.
Acabou por aí?
Ainda não. A insuficiência venosa é uma doença progressiva. Menos ruim é que a grande maioria da pessoas não chega aos estágios mais avançados.
Ainda seguindo a mesma lógica, também conseguiremos entender o que acontece ao longo do tempo. Com o passar dos anos, que podem variar de poucos a muitos, dependendo de cada pessoa, ocorrem certas adaptações da pele das áreas afetadas devido ao longo período de luta com a congestão venosa (de novo ela).
Podem ocorrer alteração da cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas, deixando-a escurecida. Causam também alteração na elasticidade da pele, que ficam com um aspecto ressecado e endurecido, como se fosse uma cicatriz.
Nos últimos estágios, quando já se esgotam as resistências da pele às agressões, podem levar ao surgimento de úlceras ou feridas difíceis de tratar.
Mas estas são complicações e não o normal de um quadro de varizes e iremos abordá-las com mais detalhes em outro momento.
Espero que tenham gostado e conseguido entender como surgem os sintomas de varizes.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Varizes e gravidezmar 22, 2020/
-
Tudo sobre Varizes em HOMENS!maio 16, 2023/
-
🎙️ Babi Xavier entrevista Dr. Filipe Damascenodez 23, 2023/
-
Dá pra tratar Varizes acima do peso?set 18, 2022/