As 4 LENDAS causadoras que o povo conta sobre Varizes

Você foi enganado! Saiba agora tudo que NÃO causa varizes e sempre achamos que causavam

Filipe Damasceno // 18 de Março de 2020

Os contadores de história de Varizes

Senta que lá vem história… Essas são daquelas que foram transmitidas quase por gerações.

Existem muitas lendas que o pessoal propaga sobre varizes. Já estragando a surpresa, a boa notícia é que todas as coisas que vamos falar aqui e que a sua avó ou vizinha falavam ser os grandes males causadores de varizes por todos os cantos do mundo não passam de pura LENDA!! 😱👏

E vamos tentar explicar de onde elas surgiram ou se têm algum fundamento. Vamos lá!?

1️⃣ Subir ou descer escadas causa varizes

Essa é daquelas que o tiro sai pela culatra. O que acontece na realidade é muito pelo contrário.

Vamos entender: as veias, que carregam o sangue de volta ao coração, estão entremeadas entre os músculos e em volta deles.

Ao caminhar contraímos vários músculos, que ajudam a comprimir as veias e “bombear” o sangue no sentido do coração.

Falando especificamente das pernas, os principais músculos no sentido de auxiliar o funcionamento das veias são os músculos das panturrilhas.

Ao caminharmos e, mais ainda, ao subir escadas, usamos intensamente esses músculos, que funcionam como verdadeiras bombas para impulsionar o sangue para cima.

Portanto, o exercício e a contração da musculatura da panturrilha estimula a circulação e consequentemente tende a melhorar as varizes.

2️⃣ Andar de salto alto causa varizes

Bem, aqui vale uma observação. Já explicamos a importância dos músculos no auxílio à circulação.

Quando andamos contraímos os músculos e impulsionamos o sangue. Saltos altos geralmente não são tãããão altos a ponto de prejudicar a circulação ao nível de causar varizes.

Porém, saltos muito altos que não permitem a contração adequadamente da panturrilha ao caminhar, prejudicam esse mecanismo, mas dificilmente também ao ponto de levar uma pessoa a ter varizes. Talvez daí tenha surgido essa lenda!

3️⃣ Exercícios físicos causam varizes

Como já falamos exaustivamente, os exercícios físicos na verdade estimulam a circulação e portanto são bons para as varizes.

O que acontece e que confunde muita gente é o seguinte: durante o exercício ou logo que ele termina, o sangue está circulando com muito mais intensidade para suprir as necessidades energéticas e de oxigênio dos músculos que estão sendo usados.

Este sangue precisa retornar pro coração de alguma forma. Esse caminho são as veias, inclusive as veias superficiais que estão logo abaixo da pele e que estão relacionadas às varizes.

Por isso temos a impressão que pioraram as varizes com o exercício, pois tem mais sangue passando por elas. Porém, isso é um efeito passageiro.

No médio e longo prazos, em geral, há melhora das varizes com os exercícios físicos.

Uma observação importante deve ser feita! Na musculação por exemplo, e em alguns outros esportes como levantamento de peso, que levam à grandes pressões abdominais, há um variado grau de prejuízo do retorno do sangue venoso ao coração.

Imagine o sangue tentando subir e a pressão abdominal empurrando ele de volta para baixo. Isso leva ao acúmulo de sangue.

Não é uma regra, mas alguns destes esportes quando feitos sem técnica e orientação, pode agravar um quadro de varizes inicial ou já instalado!

4️⃣ Depilação com cera quente causa varizes

Bom… essa aqui eu não tenho a menor idéia de onde surgiu 😅

Revendo os papiros, o que eu acredito que possa acontecer aqui é que em uma perna depilada fica mais fácil visualizar as varizes.

E no processo de avaliar se uma depilação foi mesmo bem feita, as pessoas se dêem conta de varizes que nem sabiam que tinham, levando-as a pensar que a depilação as tenham causado. (Haja imaginação).

Conclusão

Foram estas as 4 principais lendas sobre falsos causadores de varizes.

E aí? Ficou aliviada(o) com essas belezinhas de informações? Espero que eu tenha conseguido ajudar vocês a entender e tirar de vocês essas lendas do hall dos culpados pelas varizes .

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você.

Qualquer dúvida estou sempre à disposição de vocês. Um abraço!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.