Esse Tratamento de Varizes vai Manchar COM CERTEZA!!
Será que é assim mesmo?!
Filipe Damasceno // 01 de Fevereiro de 2025
Olá! Tudo bem com você? Um dia desses eu recebi uma dúvida que (eu procurei o print pra dividir com vocês e não encontrei mas) foi mais ou menos assim:
“Doutor, fui em um médico e ele falou que não valia a pena tratar as varizes com espuma pois devido meu tom de pele iria manchar com certeza. É isso mesmo?”
Aí eu pensei: ora, está aí um bom tema pra gente conversar. Já que recentemente eu fiz um artigo com tudo sobre essas manchas associadas a cerrtos tratamentos de varizes, essa dúvida vai complementar bem aquele artigo.
Então é isso que a gente vai fazer hoje. Será que é assim? Que triste né?? Certos tratamentos sempre vão manchar então? Vamos descobrir!
Para começar a conversa, eu não vou entrar em detalhes do que é essa mancha, por que acontece, como evitar e o que fazer caso aconteça manchas ocasionadas por certos tratamentos de varizes. Como eu disse, eu já fiz um artigo bem completão explicando isso e eu vou deixar ele AQUI pra você conferir também.
É o tratamento de espuma que tem risco de causar manchas?
Não! É errado dizer que só o tratamento de espuma pode manchar. Na verdade, não é o tratamento de espuma que causa a mancha, e sim a irritação causada pelo tratamento.
Por quê? O principal fator determinante para ocorrer uma mancha é o nível de doença, ou seja, o grau de dilatação das varizes a serem tratadas.
E por ser a espuma um medicamento mais “forte“, eu geralmente reservo o tratamento de espuma para vasos mais doentes e mais dilatados. Por isso naturalmente a chance de ocasionar manchas com ele vai ser maior também.
Alguns médicos acabam tratando de tudo, inclusive aqueles microvasinhos com a espuma. Eu chamo isso de “matar formiga com tiro de canhão”. Acaba sendo agressão demais para vasinhos muito finos e, dessa forma, a gente também acaba correndo riscos desnecessários.
Se a gente tem para esses microvasos e nutridoras outros tratamentos igualmente eficazes, com menos agressão e menos riscos, inclusive o de ocasionar manchas, eu sempre vou preferir. Por isso para esses normalmente eu prefiro a Terapia Combinada (Laser + Escleroterapia ampliada). Eu vou deixar um artigo explicando mais dele AQUI também.
Então, a primeira (não vou chamar de mentira que é feio), mas primeira inverdade, primeiro MITO desvendado:
Não é necessariamente pelo tratamento de espuma que pode manchar. Na verdade, todo tratamento, inclusive a cirurgia, também pode.
Exatamente por isso que não é recomendado atrasar ou adiar demais o seu tratamento para não chegar a níveis de doença avançado que vai também ter mais riscos.
Então é a pele escura que vai causar a mancha?
O risco de ocasionar manchas na pele com alguns tratamentos que irritam mais como o tratamento de espuma, por exemplo, realmente não é desprezível.
Alguns estudo mostraram que esse risco após o tratamento de varizes com espuma pode variar de cerca de 10 até 30%.
Mas você concorda comigo que 10 a 30% está bem longe de 100%??
Ah, mas a pele escura não tem mais risco? Tem! Mas a pele morena e negra está dentro também desses 10 a 30%. Talvez mais perto do 30? Talvez! Mas mesmo assim, do menos 30 pro 100% tem uma distância bem grande.
Um ponto importante aqui: As manchas ocasionadas por tratamento de varizes devem ser encaradas como uma COMPLICAÇÃO, e não como regra!!
Eu já tratei pacientes negras que tiveram zero manchas e já tratei pacientes com a pele branquinha que tiveram uma mancha de respeito. Inclusive eu conto essa história e o desfecho dela AQUI.
Então não! Não existe isso de com certeza vai manchar!!
O que pode é o seu médico preferir não correr o risco. Ou talvez ele tenha melhores resultados com outro tratamento, não sei. O motivo eu não sei.
Realmente o tratamento de espuma, como eu disse, é mais “forte” e por isso usado para vasos mais doentes, casos em que a paciente não possa ou não deseje passar por uma cirurgia. (E na minha humilde opinião, com resultados melhores quando bem feito).
Mas, quando feito com cautela, é extremamente seguro e é possível minimizar esses riscos ao mínimo possível. Então não se deixe desanimar pois não tem isso de que vai manchar com certeza.
Existem coisas que tanto o médico como você paciente podem fazer para minimizar esse risco, então vocês devem trabalhar em sintonia pois eu acredito que seja desejo dos dois que o tratamento tenha um belo resultado.
E mesmo quando a mancha acontece a esmagadora maioria (cerca de 80%) irá ceder totalmente ou quase totalmente no período de um ano. E alguns estudos mostram que até 2 anos depois o organismo ainda está lutando para clarear mais.
O que pode causar problemas e complicações sérias com certeza é não se cuidar e deixar as varizes evoluírem à própria sorte. Então se é importante pra você, não deixe que uma mera estatística tire de você o sonho de cuidar da beleza e a saúde das suas pernas e da sua autoestima.
Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Varizes das MÃOS e BRAÇOS!! Existe isso?jan 14, 2024/
-
-
-
ANTES e DEPOIS #02nov 3, 2024/
-