ANTES e DEPOIS #04
Resultados reais de pacientes reais
Filipe Damasceno // 11 de Novembro de 2024
Olá! Tudo bem com você? Hoje vou compatilhar com você um caso real de uma paciente tratada aqui na clínica.
E vou dar detalhes do tipo de tratamento, para quais vasos ele foi indicado, como foi realizado, quantidade de sessões, em quanto tempo ele foi feito etc. Vamos lá?!
Esse aqui é pra satisfazer os corações de quem achou que eu só ia contar vitória.
Esse é o caso de uma paciente jovem, ativa, bonita, independente e que eu quase estraguei tudo! Não eu propriamente né, mas a sucessão dos fatos. Mas não interessa, a paciente procurou a mim pra realizar o tratamento dela. Vou te contar como foi.
Era uma paciente que tinha também sintomas mas o que incomodava mesmo era algumas nutridoras bem verdes e bem visíveis, em particular essa rede de nutridoras aqui na parte de trás das pernas, atrás do joelho que é uma região super clássica do surgimento de varizes que eu explico por quê nesse artigo aqui.
Mas basicamente é uma região que tem muita frouxidão de tecidos por que tudo precisa passar pras partes mais baixas das pernas (veias, artérias, nervos, músculos, tendões…) e ainda por cima precisa dobrar. Então é uma região que acomete boa parte das pessoas com varizes e tem grande chance de ser o seu caso também por isso.
O tratamento proposto foi também a terapia combinada do Laser transdérmico com a Escleroterapia Ampliada e muito bem.
Após a primeira visita de tratamento na clínica, aconteceu isso!!!
Uma hipercromia BIZARRA (mancha né, pra todo mundo entender). Que é o medo de toda paciente com certos tons de pele ou com certos tratamentos.
E daqui a gente pode tirar certas lições:
– Primeiro de humildade né! Não que eu não seja humilde, mas é bom lembrar que todo mundo está sujeito a falhas, complicações e derrotas, por melhor que seja a intenção, o conhecimento e a preparação da pessoa.
– Segundo: o maior preditor do risco de manchas é o nível de doença, o tamanho ou o grau de dilatação dos vasos que vão ser tratados. Muita gente acredita que certo tratamento é o que mancha, como o de espuma por exemplo, mas isso não é bem verdade. O tratamento de espuma tem mais risco de manchar pois é o que trata as varizes mais doentes e dilatadas. Então independente do método usado, varizes mais grossas tem maior risco. Nesse caso, por exemplo, o tratamento não foi o de espuma.
Também o tom de pele influencia. Pessoas com pele mais escura, morenas e negras por terem mais melanina também tem maior probabilidade de manchar. Mas nós estamos aonde? No Brasilzão né? Onde todo mundo é junto e misturado então ninguém é totalmente branco ou totalmente negro. Como você viu essa paciente tem a pele bem branquinha e também aconteceu com ela.
Só uma curiosidade: Se você quer saber se você tem maior ou menor risco de manchar com algum tratamento, considere o tamanho das varizes , lógico, por isso nunca é recomendado demorar demais pra realizar um tratamento. Mas também olhe para as linhas da palma da sua mão, se elas forem mais pro lado do rosa, menor o risco. Se elas forem mais escuras, mais marrons, maior o risco.
E agora que aconteceu essa tragédia? Já era? Acabou? Graças a Deus não!
Felizmente o próprio organismo tem seus mecanismos para eliminar ou diminuir consideravelmente a mancha, mas isso pode demorar um belo tempo. A maioria das manchas irá ceder totalmente ou quase totalmente no período de um ano. Mas alguns estudos mostram que até 2 anos após o estímulo o organismo ainda está lutando para eliminar a possível mancha.
Então nós podemos tentar ajudar com cremes clareadores, que são cremes contendo ácidos que podem ser comprados ou feitos em farmácias de manipulação usados de forma tópica sobre as manchas com objetivo de ajudar o organismo e acelerar esse processo.
Foi o que nós fizemos com essa paciente e graças a Deus ela foi muito compreensiva e confiou no meu trabalho e nós demos continuidade ao tratamento ao mesmo tempo em que fomos tratando a hipercromia.
Esse foi o resultado 1 ano após nós termos dado início ao tratamento dela, graças a Deus eliminando praticamante 100% das manchas e dos vasos.
Se eu fiquei com medo? Fiquei. MUITO!! Hoje eu posso falar, mas eu confiava de coração que iria melhorar e com muita serenidade fui fazendo com que ela também confiasse nisso, explicando cada passo e, no final, com a graça de Deus, assim foi.
E você que está aí pensando se inicia ou não seu tratamento, não vai ficar também desesperada pois o risco disso acontecer é muito pequeno e existem técnicas e cuidados que a gente adota pra minimizar isso ao máximo.
Então se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Os TIPOS de Varizesmar 29, 2020/