Tudo sobre CÃIBRAS e a relação com Varizes
Varizes pode ser a causa das suas cãibras?
Filipe Damasceno // 21 de Abril de 2024
Olá! Tudo bem com você? Finalmente chegou o dia de nós falarmos delas, aquela terrível sensação de músculos se embolando, uma falha na matrix do corpo, as terríveis e incômodas CÃIBRAS.
Quem nunca teve pode se sentir privilegiado por que o negócio é enjoado. Você não sabe o que fazer, se fica parado, se levanta, se se estica, se esfrega. É terrível!!
E pra piorar, não é nada incomum de acontecer durante a noite, quando você está tendo belos sonhos e ela vem pra tirar seu sono e te deixar até com medo de dormir de novo, não é verdade?
Mas por que trazer isso aqui? Será que as cãibras tem alguma relação com as varizes? Ahhh, tem! Muito mais do que você imagina.
Então hoje vamos conversar sobre cãibras: o que é isso, o que causa, qual a relação com as varizes, tratamentos, como prevenir e muito mais. Vamos lá?!
O que são as terríveis cãibras?
Vamos começar por onde? Pelo início, óbvio. O que são as cãibras?
Só de curiosidade pode ser cãibra ou câimbra, dá igual. As duas formas estão corretas.
As cãibras são contrações musculares involuntárias e súbitas, ou seja, surgem de forma repentina. Geralmente essas contrações são tão intensas que quase sempre são dolorosas e muitas vezes incapacitantes, impossibilitando a pessoa se locomover ou fazer qualquer coisa.
São muito dolorosas, mas geralmente são benignas, quer dizer que são somente isso mesmo: contrações musculares violentas mas raramente representam alguma doença ou problema mais sério.
Elas podem durar desde poucos segundos até bons minutos e geralmente afetam os músculos das extremidades, ou seja, pernas, pés, mãos e braços.
Quais as causas das cãibras?
A cãibra, assim como o inchaço, que eu já expliquei nesse artigo, pode ter várias causas. É quase um trabalho de detetive o do médico de decifrar a provável causa e muitas vezes se revira o paciente de ponta cabeça e não se encontra alguma causa. A pessoa tem cãibra, por que sim!
Mas algumas das causas mais comuns são:
1. Desidratação: As contrações musculares acontecem a nível molecular. Eu não vou explicar nos detalhes pra você por que é um pouco complexo e não é nosso objetivo aqui. A troca de íons do interior pro exterior e vice-versa das estruturas celulares é que no final das contas vai fazer as fibras musculares se contraírem.
E a desidratação pode causar um desequilíbrio eletrolítico, ou seja, um desarranjo nesse balanço molecular que pode levar ao surgimento das cãibras.
Baixa ingesta de líquidos, suar muito, seja por exercícios físicos intensos, clima quente ou doenças, especialmente as que causam febre, pode levar à desidratação e aumentar o risco de cãibras.
2. Excesso de exercício: Essa aqui também é muito comum. O exercício intenso pode causar cãibras, tanto pela fadiga muscular intensa como pelo motivo anterior, a desidratação.
Por isso é importante se hidratar adequadamente antes, durante e depois do exercício para evitar câimbras. Além disso, o alongamento antes e depois do exercício pode ajudar a prevenir a fadiga muscular e reduzir o risco de câimbras.
Eu não sou educador físico e existem algumas divergências do melhor momento pro alongamento, se antes ou depois do exercício. Eu não vou entrar nessa polêmica por que não é minha área. Então pergunte pro seu professor aí da academia ou do local que você treina.
3. Deficiências nutricionais: Lembra que eu expliquei que a contração muscular se inicia a nível molecular? Logo, baixos níveis de magnésio, cálcio, potássio ou vitamina B6 podem contribuir para câimbras.
Todos eles são vitaminas ou minerais importante de alguma forma para a contração muscular.
E como regulamos isso? Através da dieta ou da suplementação dessas vitaminas e minerais. Uma dieta rica nesses nutrientes pode ajudar a prevenir as cãibras.
4. Certos medicamentos: Diuréticos, betabloqueadores e alguns antidepressivos podem causar cãibras como efeito colateral.
Diuréticos são medicamentos que aumentam a produção de urina, o que pode levar à desidratação e ao desequilíbrio eletrolítico.
Betabloqueadores são medicamentos usados para tratar pressão alta e doenças cardíacas. Eles podem levar à fadiga muscular e câimbras.
E alguns antidepressivos podem causar baixos níveis de magnésio, o que pode também aumentar o risco de cãibras.
5. Gravidez: Quase todo mundo já sabe, não precisa nem ser médico, as grávidas são sim mais propensas a ter cãibras, especialmente no último trimestre.
Isso ocorre devido a várias mudanças no corpo da mulher durante a gravidez, como aumento do volume de sangue, alterações hormonais e desidratação.
6. A idade: As pessoas mais velhas são mais propensas a ter cãibras. Isso ocorre devido à diminuição da massa muscular, à desidratação e à fragilidade óssea.
7. E por fim…
A relação entre Varizes cãibras
Agora sim, vamos entrar na nossa praia. As VARIZES também são responsáveis por uma grande parte dos casos de cãibras, especialmente aqueles não relacionados aos itens anteriores.
Apesar de deixar ela pro último pra gente aprofundar mais, ela á uma das causas mais importantes.
As varizes, como vocês já sabem, são veias dilatadas e tortuosas que podem dificultar o retorno do sangue ao coração. Elas podem levar a cãibras por vários motivos:
As varizes, pelo fluxo prejudicado das veias, vão deixar os músculos dos membros inferiores mais congestos, mais cheios de sangue, mesmo que de forma imperceptível e que não chegue a causar um inchaço. Mas pode ser suficiente para levar à fadiga muscular e ao desequilíbrio iônico, causando cãibras.
Também por dificultar o retorno do sangue ao coração, vão diminuir a quantidade de sangue circulante nos locais corretos, quase simulando uma espécie de desidratação, que como a gente já viu, pode causar cãibras.
As varizes avançadas também causam certo grau de inflamação nos músculos, o que aumenta bem o risco de cãibras.
Isso é muito comum de ser visto na prática. Muitas pacientes que relatam cãibras constantes e intensas já observam uma melhora importante ou até completa delas ao longo do tratamento.
Lembrando que outros problemas circulatórios como trombose venosa profunda e outras condições que afetam a circulação podem aumentar o risco de cãibras também.
Sintomas das cãibras
Todo mundo que já teve sabe que os sintomas são impossíveis de não reconhecer. As cãibras podem ser leves ou graves, e podem durar de poucos segundos a vários minutos. O que caracteriza elas são:
– Dor intensa e repentina em um músculo ou grupamento de músculos
– Sensação de aperto ou rigidez no músculo
– Inchaço no músculo
– Dificuldade em mover o músculo afetado
O que fazer NA HORA das cãibras
O tratamento para cãibras geralmente envolve medidas para aliviar a dor e o espasmo muscular. Algumas opções de tratamento incluem:
– Alongamento: Alongar o músculo afetado durante a cãimbra pode ajudar a aliviar a dor e fazer ceder a contração.
– Massagem: Massagear o músculo afetado pode ajudar a relaxar o músculo e aliviar a dor.
– Aplicação de calor ou frio: pois é, geralmente qualquer um, seja calor ou frio, pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação.
– Medicamentos raramente são necessários, a não ser em casos mais persistentes de cãibras seguidas e frequentes. Analgésicos e relaxantes musculares podem ser usados para aliviar a dor e o espasmo.
Prevenção das cãibras
Já a prevenção, assim como um bom tratamento de varizes, passa quase sempre pelo tratamento da causa, quando essa for identificada: seja corrigir a desidratação, repouso de uma longa sessão de exercícios, boa alimentação, suplementação de vitaminas e minerais. Sempre que identificada a causa, um bom ponto de partida é eliminar a mesma.
Nesse sentido existem várias medidas que você pode tomar para ajudar a prevenir câimbras:
– Hidratação adequada: Beba bastante líquido ao longo do dia, especialmente antes, durante e depois do exercício. A quantidade ideal de água varia de pessoa para pessoa, mas uma boa regra geral é aquela continha de multiplicar o peso em quilos por 35. Isso vai dar a quantidade indicada de ingesta diária em mililitros.
Lembrando que se houver febre, dias quentes, ou prática de exercícios, é prudente aumentar ainda mais a hidratação. Aquilo de beber dois litros de água por dia pra todo mundo já ficou no passado.
– Alongamento regular: Alongar os músculos regularmente, especialmente antes e depois do exercício, pode ajudar a prevenir a fadiga muscular e reduzir o risco de cãibras. É importante alongar suavemente e segurar cada alongamento por 30 segundos.
Também é legal aquecer antes do exercício. O aquecimento prepara os músculos para a atividade e prevene as câimbras.
– Dieta balanceada: Mantenha uma dieta balanceada rica em magnésio, cálcio, potássio e vitamina B6.
Alimentos ricos em magnésio incluem espinafre, amêndoas, abacate e banana.
Alimentos ricos em cálcio incluem laticínios, brócolis e couve.
Alimentos ricos em potássio incluem bananas, batatas e laranjas.
Alimentos ricos em vitamina B6 incluem atum, salmão, frango e lentilhas. Mas na dúvida, consulte um nutricionista.
– Evite excesso de cafeína e o álcool: A cafeína e o álcool podem ser desidratantes, o que pode aumentar o risco de câimbras. É melhor limitar a ingestão dessas substâncias, especialmente antes de dormir.
– Calçados confortáveis: Use calçados confortáveis que forneçam suporte adequado para os pés e tornozelos. Evite usar sapatos de salto alto por longos períodos para reduzir a fadiga muscular.
– Meias de compressão: Meias de compressão podem ajudar a melhorar a congestão causada pela varizes e reduzir o risco de cãibras, especialmente para pessoas que ficam em pé ou sentadas por longos períodos.
Além das meias de compressão, outras dicas pra ajudar no alívio dos sintomas das varizes são aqueles que eu estou sempre falando aqui:
– Elevação das pernas: elevar as pernas acima do coração por pelo menos 15-20 minutos, algumas vezes ao dia, se possível. Isso melhora o retorno venoso e pode ajudar a reduzir o acúmulo de fluidos nas pernas, que pode contribuir para as câimbras.
– Exercícios para panturrilha: exercícios específicos para fortalecer os músculos da panturrilha, como flexão plantar (levantar o calcanhar do chão). Músculos da panturrilha fortes ajudam a bombear o sangue de volta ao coração e podem reduzir o risco de câimbras.
– Evitar roupas apertadas, especialmente na cintura, virilha e coxas, pois podem restringir o fluxo sanguíneo e aumentar o risco de câimbras.
– Tratamento das varizes: Lembrando que as meias são um paliativo para aliviar sintomas e o inchaço causado pelas varizes, mas para eliminar de forma definitiva o problema o mais recomendado é realizar o tratamento efetivo das veias doentes que estão levando ao fluxo prejudicado que vai ser responsável pelas cãibras e outros problemas relacionados.
Concluindo, as cãibras são um problema comum, mas geralmente não são motivo de preocupação. Na maioria dos casos, elas podem ser aliviadas com alguns hábitos saudáveis como alongamento, boa hidratação e alimentação, exercícios físicos da maneira e na medida correta etc.
No entanto, se você tiver câimbras frequentes ou graves, é importante consultar um médico para descartar qualquer causa subjacente. Seguindo as dicas de prevenção mencionadas, você pode ajudar a reduzir o risco de câimbras e manter seus músculos saudáveis e flexíveis.
E lembre-se que se as varizes já estão aparecendo e estão te incomodando, existe uma boa chance delas serem as grandes responsáveis pelas cãibras que você tem sentido. Se elas já estão causando cãibras é um indicativo que já passou de um problema meramente estético há algum tempo.
Então o tratamento das varizes é parte fundamental da melhora tanto da sua autoestima quanto da recuperação da sua saúde circulatória.
Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Pernas INCHADAS no verãojan 22, 2023/
-
4 maneiras (loucas) de esconder as varizesdez 4, 2020/