A BASE do Tratamento de Varizes de Resultado!!
Como ter resultado melhor que que 90% dos tratamentos de Varizes
Filipe Damasceno // 03 de Dezembro de 2023
Olá! Tudo bem com você? E se eu te falar que existe uma coisa, um detalhe, um ponto-chave que se for observado no tratamento de varizes não tem erro, o seu tratamento de varizes já vai ter um resultado mais eficaz do que 90% dos tratamentos que normalmente são realizados por aí?? 🤯😱
Não é propaganda enganosa! Existe mesmo e é dessa forma que eu faço com minhas pacientes aqui no consultório e eu acredito que esse cuidado sozinho é responsável por pelo menos 50% do sucesso dos meus tratamentos aqui.
E o contrário também é válido. Não dar atenção a esse detalhe é responsável por grande parte dos tratamentos que não tem o resultado esperado ou de vasos que voltam pouco tempo após feito um tratamento.
Meu Deeeeeeus, Filipe!!! Que coisa milagrosa é essa?? Eu preciso saber! Conte por favor!!
Conto, jovem!! É exatamente sobre isso que vamos conversar nesse artigo. Vamos lá?!
Muita gente acredita que o segredo do bom tratamento está na técnica utilizada. “Ahhh, o laser é melhor, a espuma é mais eficaz”. Mas estou aqui hoje pra dizer que não!! O mais importante independe da técnica usada.
Claro que cada técnica tem indicações muito precisas para certos tipos de vasos e eu não vou entrar em detalhes sobre cada uma delas. Já tem MATERIAIS GRATUITOS na ABA materiais do site especificamente sobre cada um dos tratamentos que eu realizo na minha clínica. É só ir lá e baixar agora!
Mas independente da técnica, qualquer tratamento que observar essa regrinha, não tem erro. Tem uma grande chance de ter uma boa taxa de suceso.
Mas chega!! Chega de mistério, sem enrolação que ponto miraculoso do tratamento é esse??
A grande questão é que não deveria ter nada de misterioso. Essa é a base de todo e qualquer tratamento de qualquer condição de saúde.
Qual é a BASE do tratamento de varizes de sucesso?
Você que me acompanha por aqui e em outros lugares provavelmente já entendeu que aqueles vasinhos mais fininhos ficam mais aparentes porque eles estão mais superficiais e mais colados na pele. Porém de nada adianta a gente ir naqueles vasinhos e fazer um laser ou fazer uma aplicação.
Eu já falei com bem mais detalhes sobre isso nesse outro artigo aqui onde eu explico um dos maiores erros que você pode cometer ao realizar um trtamento de varizes.
Ao tratar somente vasinhos, a gente vai estar praticamente “enxugando gelo” (e rasgando o seu dinheiro!). Então a base do tratamento está sempre em entender o que está causando aquilo, definir quais vasos estão alimentando aquela região de vasinhos.
Normalmente são vasos mais internos, uma doença mais profunda ou veias nutridoras que quase sempre estão ali em volta e que acabam alimentando uma região de vasinhos mais evidentes.
Assim, o bom tratamento está justamente em descobrir quais vasos estão alimentando aquela região e tratar a causa, a raiz do problema! Ou seja, a gente diz que o tratamento vai sempre de dentro para fora!!
Passa pela avaliação das suas safenas, se elas tiverem com doença e com indicação de tratamento começar por aí.
Lembrando que não são todas as safenas doentes que precisam de tratamento. Em alguns casos, dependendo de alguns critérios, a gente pode preservar essa safena e continuar acompanhando. Papai do céu não botou nada à toa na gente e hoje em dia a gente não sai tratando safenas a torto e a direito como era feito antigamente, justamente porque a gente conhece a função das safenas e para quais outras coisas ela ainda pode te servir no futuro. Explico mais sobre esses critérios para tratamento (ou não) de safenas nesse outro artigo aqui.
Então o tratamento parte sempre dos vasos maiores para os menores ou dos mais doentes para os menos doentes, seja uma safena doente ou essas veias nutridoras.
A circulação, inclusive as varizes, é uma grande rede como os afluentes de um rio em que alguns vasos são alimentados por vasos maiores. Se você quisesse fazer a água parar de chegar em cada riozinho, o que seria mais fácil? Interromper o fluxo de cada um dos milhares de pequenos córregos ou fazer uma barragem e secar o riozão que levaria aguá pra cada um dos rios menores. Claro que é fechar o maior!
Ao tratar as nutridoras a gente vai estar tanto tratando vasos que já tem um nível moderado de doença e que já tem um fluxo mais lento, mais prejudicado e que em muitos casos já é responsável pelos sintomas que você vem sentindo e por levar um ciclo de cada vez mais varizes. Logo, você já estará otimizando a sua saúde circulatória.
Além disso, ao tratar a causa a gente vai estar eliminando a nutrição ou tirando a alimentação que vai para aquelas regiões dos vasinhos. Então boa parte desses vasinhos já vão responder. Aqueles que não responderem, agora sim num segundo momento, você pode tratar deles diretamente, mas com eficácia muito maior porque agora é como se esses vasinhos estivessem sufocados sem o sangue chegando para eles. Assim melhorando a parte estética também!
Com essa você com certeza vai entender melhor
Se você tem um vazamento num cano na sua casa, a parede vai ficar com aquela manchona horrível.
E você concorda comigo que não adianta nada você simplesmente pintar a parede manchada sem resolver o vazamento? Em pouco tempo a mancha vai tornar a aparecer.
Todo mundo concorda que fazer isso é errado, mas infelizmente é exatamente isso que você está fazendo quando procura tratamento apenas para os vasinhos. Você está apenas pintando a parede!
E como eu disse antes, isso independe da técnica realizada. Você está errando tanto ao fazer aquela aplicação de vasinhos que só serve pra torrar seu dinheiro ou ao fazer uma sessão de laser, um tratamento super moderno, nesses mesmos vasinhos.
Se você pintar a parede sem tratar o vazamento, a parede em algum tempo vai manchar de novo.
Tratar as veias doentes que estão causando o problema sim é resolver o vazamento.
E quais são todos os benefícios de se tratar a causa do problema?
Mais uma vez, ao tratar as nutridoras ou as veias que estão causando a maior parte dos problemas, a gente já vai estar melhorando a sua saúde circulatória, por tudo que a gente já falou antes, e melhorando a parte estética (que é muito importante também!).
Ou seja, o bom tratamento não consegue fazer essa divisão entre estética e saúde (ou doença) circulatória. Ao tratar a causa obrigatoriamente a gente vai estar lidando com esses dois grupos.
E além disso, a gente sabe hoje que a tendência é que essas nutridoras vão se dilatando com o passar do tempo se não receberem nenhum tipo de tratamento, até se tornarem aquelas veias bem mais dilatadas e saltadas da pele.
Elas podem assim com o tempo demandar um tratamento mais agressivo ou mais invasivo, tudo que a gente não quer. Então ao tratar a causa também estaremos cortando esse ciclo da evolução da doença para níveis cada vez mais avançados e perigosos.
Então é dessa forma, que apesar de parecer simples pela forma como eu falei, nem sempre é simples. Pelo contrário, é conseguido com experiência, estudo e planejamento do tratamento. Mas que é o caminho pra você ter um tratamento bem sucedido e com resultados ótimos e duradouros.
Mas a boa notícia é que hoje em dia conseguimos tratar quase totalidade dessas nutridoras com técnicas modernas, sem cirurgia e sem repouso, com total segurança no próprio consultório.
Se permita receber ajuda nessa transformação. Procure algum bom médico vascular que trabalhe dessa forma e se eu for esse médico de confiança pra você, conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Os 4 principais culpados pelas VARIZESmar 21, 2020/