Pés INCHARAM com Tratamento de Varizes.

Pode ser TROMBOSE?

Filipe Damasceno // 25 de Junho de 2023

Olá! Tudo bem com você? Eu não te conheço e não sei nada sobre você mas eu tenho quase certeza absoluta que você está com um ou com os 2 pés inchados nesse momento. Acertei?

Afinal por qual outro motivo você ia pesquisar esse título se esse não foi o seu caso? Ah, claro, você pode somente estar navegando e sua curiosidade fez você parar aqui. Pode ser também.

Essa é uma situação que, quando acontece gera uma carga de apreensão muito grande em quem realiza um tratamento de varizes.

Mas será que isso é comum? Será que deu ruim, será que aconteceu alguma complicação? Será que é uma trombose???

Vamos conversar um pouquinho hoje sobre isso e se você deve ou QUANDO deve ficar apreensiva em casos de inchaço após um tratamento de varizes. Vamos lá?!

Todo tratamento de Varizes vai causar inchaço?

Absolutamente não. Porém, existe alguma chance que sim. Afinal, os tratamentos de varizes não deixam de ser uma agressão aos vasos doentes.

Para qualquer tratamento levar ao fechamento de um vaso, ele deve causar um grau de irritação ou inflamação suficiente na parede desse vaso ao ponto de ele se contrair e fazer suas paredes colarem e permanecerem fechadas.

É isso que fazem os tratamentos como o laser ou aqueles em que são usados medicamentos, como a escleroterapia ampliada, a terapia combinada ou a espuma, que já tem vários artigos falando sobre cada um deles aqui no blog.
você pode conferir todos na aba MATERIAIS aqui do site.

E se a gente tem uma irritação ou até um certo grau de inflamação, eventualmente pode levar a algum iinchaço sim. Mas obviamente não todos e nem mesmo a maioria dos tratamento podem fazer isso.

 

Por que acontece inchaço em alguns tratamentos de varizes?

Geralmente em todos os tratamentos de varizes (pelo menos os tratamentos feitos corretamente ou como deve ser), normalmente nós começamos a tratar as veias doentes da maior para a menor OU das mais dilatadas e doentes para as menos dilatadas e doentes.

Isso porque, como eu estou sempre falando aqui, os tratamentos de varizes devem sempre envolver a causa, a raiz do problema. A gente sabe que aquela coisa de tratar só vasinhos em muitos casos é enxugar gelo.

E como as veias são um grande rede, em que vasos doentes alimentam outros vasos, como é o caso dos vasinhos e suas veias nutridoras, é natural que o tratamento se inicie justamente por esses vasos mais doentes.

E como tratamos os mais doentes e dilatados no início, esse vasos vão reagir mais e levar a mais irritação, o que pode então levar ao inchaço, que mais comumente acontece nos pés.

Por isso que esse inchaço é mais comum justamente no início do tratamento, nas primeiras visitas ao consultório. Mas nada impede que a gente observe o inchaço no decorrer do tratamento também.

Mas pro nosso alívio, conforme vão diminuindo a quantidade e também o calibre dos vasos doentes, a tendência é que o tratamento vá ficando cada vez mais tranquilo com o tempo e a gente observe menos chance de inchaço.

Além disso, vai ser preciso algum tempo pro organismo se adaptar a trabalhar com menos veias. Mesmo sendo as varizes veias doentes, com fluxo mais lento e prejudicado, o sangue também utiliza essas veias. Isso também gera o inchaço.

Isso sem falar que muita gente tem os pés muito carregados de vasos. Isso geralmente acontece pois esse é o lugar mais distante do coração e a partir de onde o sangue tem que percorrer maior distância, então onde a pressão de sangue nas veias costuma ser grande.

Logo, tratamentos de vasos diretamente nos pés também tem uma grande chance de levar a inchaço pela irritação local mesmo.

Por isso o tratamento de vasos nos pés não pode ser exagerado. Não pode ser feito em grande quantidade de uma vez só. O tratamento nessa área geralmente é feito com muita cautela e um pouquinho de cada vez, para tentar diminuir o risco de inchaço.

Tem um artigo bem completão que eu falo tudo sobre varizes nos pés e esses tratamento, que eu vou deixar aqui pra vocês.

 

Devo me preocupar? Pode ser um trombose?

Sempre que a gente pensa em inchaço, ainda mais após alguém mexer nas nossas veias, o maior desespero é que isso possa ter levado a uma trombose! Mas não, o inchaço NÃO É sinônimo de trombose.

O inchaço é apenas um dos sinais de trombose, mas ele tem várias outras causas e a trombose é apenas uma delas.

Em teoria (eu tenho que dizer a verdade) todo tratamento de varizes pode levar a uma trombose. Quem disser o contrário está mentindo!

Mas não precisa se desesperar, pois esse risco em geral é bastante baixo. Lógico que tudo depende do tipo de tratamento e de como é feito e de quem está fazendo esse tratamento.

Quando nos referimos a trombose estamos falando, de forma muito simplificada, de um entupimente de uma veia interna, mais profunda, que são as principais veias dos membros.

Como o tratamento de varizes envolve apenas as veias superficiais, aquelas mais próximas da pele, o mais comum de acontecer em caso de complicação não seria uma trombose e sim uma flebite, ou uma inflamação exagerada de uma dessas veias superficiais.

Também tem artigos sobre trombose e sobre flebite aqui no blog. Não deixa de conferir.

Quais as diferenças de inchaço “comum” para o inchaço da trombose?

A trombose, como eu disse é o entupimento de uma veia profunda, mais importante, que irá gerar grande inflamação e logo vai levar a um conjunto de sinais e sintomas muito evidentes.

Por exemplo, edema ou inchaço importante (geralmente de todo o membro ou de boa parte dele), calor, vermelhidão, dor forte, enrijecimento da musculatura (especialmente da panturrilha) e em alguns caso até mesmo febre.

Já o inchaço ocasionado por algum tratamento será quase sempre somente isso, o inchaço. Sem dor e sem nenhum outro sintoma.

O que fazer em caso de inchaço nos pés após um tratamento de varizes?

Se for esse último o seu caso (ou seja, somente inchaço, locallizado nos pés ou no máximo tornozelo e mais nada), você pode até ficar mais tranquila.

Mas nunca deixe de contactar o seu médico pra ele garantir isso pra você. Ele que sabe os detalhes de como foi feito seu tratamento e vai poder te tranquilizar e orientar o que você deve fazer pra ajudar.

Você não está incomodando, além de ser seu direito, o bom médico vai gostar de saber como está evoluindo o seu tratamento.

Em muitos tratamentos são utilizadas meias de compressão. A orientação costuma varias de algumas horas a dias de uso após o tratamento. Mas em caso de inchaço, nada impede que a meia continue sendo usada por mais tempo para ajudar até que o inchado desapareça.

É importante também hidratar-se bastante. Beba bastante líquido. Quando eu digo líquido entenda-se ÁGUA. Muitos casos de inchaço podem ser levados ou agravados pela pouca ingesta de água. Então capricha nessa parte aí.

Em raros casos, podem ser necessários medicamentos como antiinflamatórios pra ajudar a ceder o inchaço. Mas cada uma dessas orientações (meias, remédios etc) devem ser passadas pelo seu médico vascular.

E em caso de dúvida, se você não está lá bem certa se esse é um inchaço diferente, se é somente inchaço do tratamento ou se não conseguir contato com seu médico, procure atendimento médico de emergência.

Eu não preciso nem falar que quanto mais doentes forem os vasos, mais difícil é o tratamento e mais irritação vai levar pra conseguir fechar essas varizes. Muitas vezes vão exigir tratamento mais agressivos.

Então se você ainda tiver oportunidade, nunca deixe de realizar seu tratamento o quanto antes, tão logo seja possível pra você. Assim você vai estar prevenindo a chance desse inchaço acontecer e também uma série de complicações dos quadros mais graves de varizes e também dos tratamentos mais invasivos.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.