A mentalidade de quem NUNCA vai se livrar das Varizes

e alcançar outras coisas!

Filipe Damasceno // 22 de Junho de 2023

Olá! Tudo bem com você? Hoje eu vou fazer um conteúdo um pouco diferente do que você está acostumada aqui, que eu particularmente não gosto muito de fazer, mas que é também muito necessário.

Esse artigo vai ser quase como um conteúdo de auto-ajuda. Que eu, como eu disse, não sou muito fã.

Quando você começa a fazer conteúdo mais técnico, você percebe que muitos problemas não estão aí. Eles estão mais na mentalidade, no mindset (que é outra palavra que eu odeio mais que tudo).

Aí você percebe que precisa trabalhar a mentalidade das pessoas e pensa: “meu Deus, eu estou virando coach!!”

Então hoje vamos falar das atitudes que estão te impedindo de realizar seu sonho de se livrar das varizes (se esse é o seu sonho). Mas que vai te ajudar em vários outros aspectos da sua vida se você conseguir aplicar nessas outras áreas.

Então se prepara que eu vou falar algumas verdades. Se você não tá pronta pra ouvir já pode sair. Se resolveu ficar, vamos lá?!

Existem 3 tipos de pessoas na vida:

  1. Existem as pessoas que não tem dificuldade nenhuma em fazer o que quer que elas queiram. Essas são as decididas e que tem dinheiro. Essas são as que chegam no consultório e falam: “esse é o tratamento, eu quero! Quando começo?”. Elas não perguntam nem o preço.

    Confesso que esse é o mais raro. Até por que, no nosso querido Brasil, alguém com dinheiro sobrando é raro mesmo.

2. Em segundo lugar tem os tipos de pessoas decididas mas que não tem dinheiro sobrando. Essas são as que mais tem o meu respeito. Elas também fazem acontecer, talvez não tão rapidamente e nem de forma tão simples como a primeira, mas elas dão o jeito.

Elas tem dificuldade, mas se organizam. Elas falam: “eu tenho o sonho de fazer isso. Não será fácil, mas eu vou fazer. O que eu preciso pra fazer isso acontecer?”. Então elas se organizam, muitas vezes precisam de um tempo pra respirar, por que eu também não quero que ninguém comece um tratamento pra se enrolar. Por isso que eu não começo nenhum tratamento no mesmo dia da consulta.

Muita gente chega aqui e fala: “eu quero começar o tratamento HOJE!!”
Eu não começo!! Por que eu não quero que ninguém comece um tratamento comigo por impulso. Eu faço questão que você vá pra casa, reflita, fale com marido, com filho, com um milhão de pessoas, perquise mais sobre os tratamentos, pesquise nossos depoimentos no google e principalmente como vai fazer pra pagar. Até por que eu não quero tratar um problema seu e te arrumar outro ($$).

Dessa forma, no momento que você realmente começar, você vai estar em paz, e aí é só aguardar o resultado chegar. Faz sentido??

E se você nesse caminho decidir que não vai se tratar comigo, tudo bem. É aquela velha sabedoria da época do orkut: “Se você ama alguém, deixe ela livre. Se ele voltar, tinha que ser. Se não voltar, é por que nunca foi seu.”

Essa pessoa espera o tempo certo, mas ela está decidida em fazer o que for preciso. Ela divide o tratamento em X vezes e vai.

Esses dois aqui são os que tem alguma chance de fazer o tratamento.

3. E tem o terceiro tipo de pessoas que são os que eu chamo de CCR (chorões, coitadinhos e reclamadores). São os que gostam de se fazer de vítima.

Esses que falam: “ah, mas pra mim é muito difícil, eu tenho três bacuri, ah eu tenho medo, ah eu não consigo usar meia… e por aí vai.”

E acredite, muitas vezes não tem nenhuma relação com a quantidade de dinheiro. Até por que muita gente que trata comigo aqui NÃO TEM essa facilidade de tratar!

É claro que, eu sei, pra algumas pessoas não vai ser fácil mesmo. A gente vive no Brasil, um país pobre. Nem todo mundo consegue. Pra algumas pessoas é impossível mesmo.

Eu não estou aqui pra enganar ninguem, eu não vou falar que é só você mudar sua mentalidade (seu mindset né) e que você vai poder fazer o tratamento de alguns milhares de reais.

Exatamente por isso que eu não sou vendedor, eu não passo orçamento e falo: “Esse orçamento é só até semana que vem”. NÃO! Eu respeito muito o dinheiro das pessoas. E não quero que ninguém comece um tratamento por impulso e nem se enrole todo pra fazer.

Mas pra algumas pessoas, a graça é se fazer de coitado e colocar a culpa nos outros. A intenção nunca foi fazer o tratamento. Ela só quer chorar as mágoas.

Sempre que falamos de valores nas redes alguém sempre fala: “que absurdo, que consulta cara!”. Primeiro que, modéstia à parte, quem vai na minha consulta acha que valeu cada centavo. Até hoje ninguém reclamou que fosse realmente caro depois de ver como é feita e o que eu entrego em 1 hora de consulta.

Segundo, existem serviços para todos os tipos de pessoas e exigências. Para aqueles menos exigentes, que aceitam uma consulta de 10 minutos, tem a consulta do convênio. E para os demais, tem o SUS. Se funciona ou não, não tem nada a ver comigo, eu não sou político. Se não está satisfatório, você tem que reclamar com os político e não comigo, certo? Eu tenho controle apenas do que acontece no meu consultório.

E mais uma vez eu não estou falando de dinheiro. Toda hora aparece alguém reclamando comigo que eu não atendo de noite, ou não atendo final de semana, ou não atendo o seu convênio…

Esse tipo de pessoa, nunca vai tratar por que ela usa o problema de muleta. Se ela tirar o problema, do que ela vai poder reclamar?

Segundo lugar: tome Atitude!!

Uma segunda coisa é que não vai adiantar você estudar tudo que existe sobre varizes (e aqui eu to dando um tiro no meu próprio pé). Não adianta você ver todos os vídeos do youtube sobre varizes, ler 30 livros sobre varizes, você não vai virar médico fazendo isso e não vai descobrir o tratamento milagroso das varizes que ainda não existe.

Não é questão de mindset, você já mudou seu mindset, você já está aqui lendo sobre varizes, você já sabe que precisa tratar.

Em certos momentos da vida você precisa se jogar. E buscar quem pode me ajudar a alcançar esse sonho ou essa necessidade? É igual a pessoa que quer aprender a jogar tênis e lê a história ou a biografia de 50 grandes tenistas e acha que assim vai virar o próximo Guga. Teoria é teoria. Prática é pratica.

Então pra certas coisas na vida você vai precisar confiar em quem Deus capacitou pra ajudar as pessoas a realizar aquilo que você deseja.

Quem só estuda não sai do lugar. Quem alcança as coisas, quem chega no destino, são os fazedores!

Terceiro: Culpar os outros! Não focar no que você tem controle.

Essa é uma das coisas mais difíceis de serem feitas: parar de culpar os outros pelos nosso problemas. Vai ser um pouco dolorosa essa parte.

Tal coisa deu errado no seu dia ou na sua vida (pensando de forma mais ampla) e é muito confortável pensar “a culpa é do meu chefe, a culpa é do meu marido, é do trânsito, é do motorista do ônibus que era muito lerdo…”

Se você vive terceirizando as responsabilidades, não vai acontecer muita coisa diferente na sua vida.

Se ao longo da sua vida toda você sempre pensou que foi culpa do seu pai, da sua mãe, da falta de oportunidade, dos seus filhos, do seu marido, da educação que você recebeu etc, muito cuidado pois você tem uma grande chance de nunca realizar nada de importante na sua vida.

Você vai tanto viver da conquista dos outros ou lamentar a falha dos outros. Nada nunca será realmente sobre você.

Normalmente NÓS mesmos nos colocamos nas situações que a gente não gosta de estar, mas se você responsabiliza o mundo sempre, você nunca vai conseguir resolver nada.

Tem coisas que realmente não estão sobre o seu controle. Eu sei que tem gente que depende financeiramente de alguém pra concretizar algum sonho, como se livrar das suas varizes por exemplo.

Mas será que o seu sonho, também não pode ser o sonho dessa pessoa que é quem toma a decisão também? Será que a sua felicidade não é suficiente pra essa pessoa te ajudar, já que você se dedica tanto, se doa tanto à família, por exemplo?

Na minha casa as vitórias da minha esposa são minhas também e vice-versa. Mas cada um é cada um e eu não estou aqui pra julgar ninguém.

Mas fora esse caso, se pra tudo que acontece ao seu redor tem um culpado e esse culpado nunca é você, qual controle que você tem da sua vida??

É difícil, eu sei. Eu sofro com isso também. Um tratamento que não sai do jeito que eu quero, que não ficou bom como eu esperava. Eu poderia botar a culpa no remédio, no aparelho, na técnica de enfermagem que não preparou direito… mas ao assumir a responsabilidade da situação eu tenho mais chance de ir atrás de entregar o melhor resultado por que eu sei que isso depende de mim. Das outras coisas eu não tenho controle, então por que eu vou sofrer com isso?

O que eu faço aqui no meu consultório não é só tratar varizes. Isso é um pensamento muito raso do que nós fazemos aqui. Eu e minha equipe realizamos sonhos e renovamos vidas, isso que nós fazemos aqui.

Nós sabemos das tristezas e angústias que as varizes podem causar na vida das pessoas. Então eu espero de coração que você se permita receber ajuda nessa transformação. Escolha um bom médico vascular ou Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.

E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!

Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.