Tudo sobre Varizes em HOMENS!
Será que "homem é tudo relaxado" mesmo?
Filipe Damasceno // 16 de Maio de 2023
Olá! Tudo bem com você? Todo mundo está careca de saber que as mulheres acabam sofrendo infinitamente mais com as varizes do que os homens!
Algumas das principais coisas que sempre se fala quando a gente está falando sobre varizes nos homens são:
As varizes nos homens pioram por que homem é desleixado
Homem é tudo medroso, por isso não trata (Hahahahaha!!)
Mas será que é por aí? Será que as varizes no sexo masculino são somente questão de desleixo, falta de cuidado, amor próprio, medo de médico ou qualquer coisa dessas?
Então hoje pela primeira vez eu não vou me dirigir exclusivamente para as mulheres (tá, pode ser pras mulheres também). Hoje vamos falar sobre as causas, sintomas, tratamentos e tudo mais que você deve saber sobre as varizes em homens. Vamos lá?!
Ahhhhh… As mulheres! Elas foram agraciadas com a beleza, graciosidade e também com… hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, que causam alterações na circulação que são conhecidos causadores de varizes.
Estes hormônios estão presentes também nos anticoncepcionais e nas terapias de reposição hormonal da menopausa. Se você quer entender melhor esse efeito dos hormônios como causador de vasos e varizes, confere esse artigo aqui onde eu explico essa história melhor.
Além disso, as mulheres são detentoras do dom da geração da vida mais conhecida como gravidez, que apesar de linda, não beneficia tanto as mulheres no quesito varizes. Tem artigo sobre isso aqui também.
Além disso, temos ainda o excesso de peso. E como as mulheres tendem a acumular gordurinha em excesso na região das coxas e quadril, elas sofrem muito mais os efeitos desse outro conhecido causador de varizes. Pelo menos em quantidade muito maior que homens, que tendem a acumular gordura mais na circunferência abdominal, conferindo a famosa barriginha nos gordinhos do sexo masculino.
Por todos esses infortúnios do acaso, todo mundo já está cansado de saber que as mulheres acabam sofrendo infinitamente mais com as varizes do que os homens!
A proporção é tão desfavorável pras mulheres que muitos acham que homens nem precisam se preocupar com isso. Mas isso não é bem verdade.
As varizes podem sim afetar (e muito) os homens também! Inclusive alguns estudos relativamente recentes descobriram que a diferença na presença de varizes entre homens e mulheres existe, mas não é tão alta assim como se imaginava.
Além disso, as varizes no homem podem ser igualmente desconfortáveis, causar complicações e comprometer demais a qualidade de vida.
Logo, hoje a gente vai descobrir que isso não tem nada a ver com desleixo, medo ou coisas do tipo (bom, em alguns casos sim, mas nem sempre).
Por que varizes acontecem em homens? (Quais são as principais causas das varizes em homens)
1º lugar (como sempre) Genética:: Como eu já expliquei nesse várias vezes aqui onde eu falo sobre os principais causadores de varizes, mais de 90% de todos os casos de varizes são causador pela GENÉTICA.
Pois é, a predisposição para varizes é frequentemente herança dos nossos pais e avós antes deles. É muito comum ouvir aqui no consultório que “minha mãe ou meu pai tinha varizes“. Essa tendência é tão importante que muitas vezes as pessoas relatam que apresentam varizes dos mesmos tipos e nos mesmos locais que seus pais.
Se pelo menos um de seus pais têm varizes, você tem maior probabilidade de desenvolvê-las também. Se forem os dois, infelizmente tende a ser pior ainda.
Nisso não tem muito o que se possa fazer, pois a medicina (ainda!) não descobriu como intervir no código genético.
Apesar de homens não sofrerem efeito dos hormônios femininos e menos ainda da gravidez por motivos óbvios, mas a genética sim, essa é implacável com todo mundo. E é a principal razão por também existirem varizes em homens.
Estilo de vida e hábitos:: outros causadores também importantes são hábitos de vida. A genética pode tanto intensificar ou diminuir a sua manifestação dependendo de alguns estímulos externos.
Por exemplo: cigarro, sedentarismo, excesso de peso, a falta de exercício e o hábito de ficar em pé ou sentado por longos períodos podem aumentar o risco de varizes.
Lesões:: traumas ou lesões nas pernas a que o homem está mais sujeito, por determinados tipos de trabalho ou maior exposição a riscos, podem danificar as veias e aumentar o risco de varizes.
Hormônios:: nos homens também existe uma questão hormonal envolvida e os hormônios também podem afetar o aparecimento de varizes, porém diferente das mulheres não estamos falando do estrogênio e da progesterona, que podem ser perversos no quesito varizes.
Hoje nós sabemos que a testosterona, conhecido popularmente como hormônio masculino, exerce fator protetor aos vasos. Portanto, níveis baixos de testosterona podem enfraquecer as paredes das veias e aumentar o risco de dilatação das mesmas, causando varizes.
Por que se criou essa idéia de que o homem é relaxado??
É claro que uma parte disso até pode ser um misto de um pouco de relaxamento, falta de tempo, uma certa miopia pra enxergar as varizes na própria perna e até uma pitada de medo do tratamento. Eu não estou aqui pra defender o sexo masculino!
Mas existem algumas causas científicas (por assim dizer), ou pelo menos plausíveis para os homens buscarem menos algum tratamento para suas varizes. Vamos entender algumas delas:
1. Os tipos de varizes em homens e mulheres são diferentes: as mulheres sofrem mais a ação dos chamados hormônios femininos, que são estrogênio e progesterona. Elas estão no homens também mas numa quantidade infinitamente menor.
Por conta dessa ação, as mulheres tendem a formais vasos menores como telangiectasias e reticulares (ou vasinhos e nutridoras pra ficar mais fácil de entender). Por serem mais superficiais, ou seja, mais coladinhas na pele, ficam mais visíveis e logo chamam atenção de uma forma nada agradável.
Por outro lado, as varizes nos homens tendem a ser a evolução das nutridoras, que vão se tornando cada vez mais dilatadas e tortuosas com o tempo, até se tornarem as chamadas varizes tronculares, chegando às vezes a fazer relevo na pele.
Ou seja, em muitos casos de varizes nos homens elas não chamam tanto a atenção ou são praticamente imperceptíveis até que estejam bastante doentes e dilatadas, ou (o que acontece em muitos casos), até que já causem complicações como a dermatite ocre ou a úlcera varicosa.
Muitos homens se dão conta do quadro já pelas complicações citadas, sem mesmo se atentar para a formação de varizes.
2. Além do tipo, a localização dos vasos tende a ser diferente: além de hormônios, como a mulher tem a questão da gravidez, que no homem (por motivos óbvios) não tem, e também pelo fato de as mulheres acumularem mais gordura na região da pelve, quadril e coxas (sabemos que tanto a gravidez como o sobrepeso são conhecidos causadores de varizes).
Por esses motivos as mulheres tendem a formar mais vasos e varizes nas regiões mais altas, como quadril, bumbum e coxas. Regiões essas que são facilmente visualizadas pela mulher quando ela está sentada ou ao cruzar as pernas (hora essa que pode ser um verdadeiro desespero pra algumas mulheres).
Já no homem as varizes tendem a se concentrar nas partes mais baixas das pernas, e naturalmente ficam menos visíveis. Além de que o homem possui a camuflagem natural dos pêlos. Que atrapalha a identificação e atrasa ainda mais que o homem busque ajuda.
3. Homens tendem a sentir menos sintomas: a gente até sabe que o homem tem maior “sensibilidade” pra dor. Não que a gente seja fraco, mas é que pra nós uma gripe, no sentido de dor e sofrimento causados, é o equivalente à dor do parto na mulher por exemplo (ironia, pessoal).
Um grande fator que sempre liga um alerta para as varizes são os sintomas. Aqueles sintomas que você que já acompanha aqui o blog conhece bem: sensação de peso, cansaço, inchaço, dor, coceira, queimação, caimbras e por aí vai.
Os sintomas e estão muito ligados ao nível de doença varicosa, ou seja, ao nível de dificuldade que o sangue tem de subir nas veias das pernas contra a gravidade e também a alguns hábitos de vida como sedentarismo, obesidade, certos tipos de trabalho e etc.
Por isso, uma das coisas que eu sempre costumo recomendar pras minhas paciente é justamente praticar atividade física.
Em teoria (isso tem mudado cada vez mais), como os homens no dia-a-dia são geralmente mais ativos que as mulheres, eles tendem a sentir menos sintomas e inchaço causados por varizes e isso também prolongaria o tempo que o homem leva para buscar ajuda.
Por essas e algumas outras coisas eu acredito que não está sendo feita justiça com o sexo masculino quando somos acusados de relaxados e tal (só às vezes).
Lembrando mais uma vez que eu não estou passando pano para os homens, só sugerindo que existe uma certa lógica para alguns atrasos no tratamento.
Com relação ao Tratamentos para varizes em homens, tem alguma diferença?
Em relação ao tratamento, não difere nada em relação a homens e mulheres. Talvez algumas adaptações vão ser necessárias. Por exemplo, os pêlos das pernas podem atrapalhar o uso do laser transdérmico em vasinhos e nutridoras nos homens pois você vai chamuscar muito o pêlo e perder muito da energia que tem que atravessar a pele pra chegar no vaso doente.
Sabemos que ter que parar a vida ou ficar semanas de repouso para realizar um tratamento não é uma situação agradável e às vezes, chega a ser inviável. Isso afasta muitos homens do tratamento.
Mas hoje em dia, mesmo em homens e mesmo em estágios avançados da doença varicosa, já é possível tratar praticamente todos os casos de varizes sem necessidade de cirurgia e sem repouso. Isso facilita muito as coisas.
Na hora de definir por um tratamento ou outro, nós consideramos mais os tipos e tamanhos dos vasos a serem tratados. Enquanto a terapia combinada do Laser transdérmico com a Escleroterapia ampliada funciona muito bem para vasinhos e nutridoras, varizes mais desenvolvidas podem precisar de um tratamento de espuma, o laser endovenoso ou até algum tratamento mais invasivo como a cirurgia.
Como os homens geralmente se apresentam no consultório já com um quadro mais avançado de varizes, os tratamentos tendem a ser um pouco diferentes por conta disso.
Mas uma unanimidade: todos os casos devem passar por mudanças no estilo de vida: a prática regular de exercícios físicos, a perda de peso, o uso de meias de compressão (alguns casos) e a redução do tempo em pé parado ou sentado por horas seguidas podem ajudar a aliviar os sintomas e prevenir o agravamento das varizes.
Medicamentos: podem ser prescritos para aliviar a dor e o inchaço causados pelas varizes, em casos de sintomas restritivos, que prejudicam a qualidade de vida da pessoa. No entanto, eles não vão tratar as varizes em si. Para isso você deve buscar um tratamento com um médico vascular.
Concluindo
Pessoal, a gente viu que apesar de não ser tão comum assim como nas mulheres, a diferença em números entre os sexos não é tão alta como já se acreditou no passado. Além disso, as varizes no homem também podem causar desconfortos, complicações e sofrimentos incalculáveis, e comprometer demais a qualidade de vida.
É importante que os homens estejam cientes dos sintomas das varizes e consultem um médico se notarem a presença de veias dilatadas ou outros sinais de insuficiência venosa. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a prevenir complicações e melhorar muito a qualidade de vida.
E se você é mulher e está até agora aqui, é com certeza por que alguem que você ama está sofrendo com isso nesse momento. Conversa com ele com carinho, encaminha esse artigo ou o vídeo dele. Você pode ser parte fundamental na virada de chave na vida dessa pessoa.
Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte comigo e com a minha equipe para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!!
Me segue também lá no instagram @drfilipevarizes que todo dia eu posto dicas e conteúdos pra te ajudar por lá. Clica AQUI.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
VARIZES INTERNAS. Existe isso?nov 6, 2022/
-
10 CURIOSIDADES sobre mimjan 27, 2022/
-
A Escleroterapia que você conhece MORREUago 21, 2022/