Veias ou Varizes nas COXAS
Um dos piores locais e, infelizmente, um dos mais comuns
Filipe Damasceno // 04 de Junho de 2022
Olá! Tudo bem com você? Claro que não existem varizes agradáveis em lugar nenhum, não é verdade?
Mas um local em especial é um grande tormento pra muitas mulheres e, infelizmente, um dos mais comuns: são as varizes nas COXAS. Em especial na faixa lateral das coxas, chegando muitas vezes a subir até o nível do bumbum.
Você vai entender por que elas aparecem e por que essas veias tem detalhes que tornam elas especiais. Além disso, claro, vamos falar sobre os tratamentos possíveis pra esses casos. Vamos lá?
Aqui no blog a gente já falou sobre detalhes e particularidades de varizes em alguns locais específicos.
Já tem artigos sobre varizes no rosto e nariz, varizes nos pés, na canela, atrás do joelho e até mesmo no bumbum e vagina.
Hoje é dia de falar das varizes nas coxas, mais especificamente na faixa lateral das coxas, que chegam muitas vezes a subir até o nível do bumbum.
Essas veias tem a particularidade de serem bastante sintomáticas, causando sintomas:
1. locais como dor, queimação, coceira etc,
2. pela congestão venosa (acúmulo de sangue com dificuldade de subir pelas veias doentes nas pernas) como sensação de peso, cansaço, inchaço etc. Clique aqui para entender mais por que surgem esses sintomas e quais são os principais deles.
Veias nessa região são sempre varizes ou podem ser veias normais?
Lembra que eu já fiz um artigo falando o que são essas veias aparentes que você enxerga nos braços ou nas pernas?
Se você quiser conferir o artigo “Varizes ou apenas Veias aparentes?“, clique aqui.
Lá eu expliquei que em atletas e praticantes de musculação, estas veias mais aparentes também podem estar nos membros inferiores e serem absolutamente normais. A não ser em casos de sintomas ou exame de doppler alterado.
Falei também que se você não for um atleta de alto desempenho, pode tirar o cavalinho da chuva que suas veias visíveis nas pernas não são normais.
Diferente de alguns casos que eu já expliquei aqui como veias nos pés ou na canela, que em casos específicos podem ser normais, infelizmente essas varizes nas coxas não são normais.
Nenhuma veia no restante das pernas deve ser visível. Logo, toda e qualquer veia visível nas coxas são sim varizes.😢
Claro que uma avaliação com seu médico vascular é sempre necessária para indicar se as veias que você está vendo em qualquer região das pernas são normais ou se já estão doentes e precisam de tratamento.
O que causa as varizes nas coxas
As varizes nessa região pode surgir pelo simples fato de serem a continuação das pernas, e também sofrerem com a sobrecarga da gravidade sobre a circulação das veias.
Essas varizes do bumbum e coxas, por serem áreas onde algumas mulheres acumulam tecido gorduroso com certa facilidade, também tem maior relação com obesidade e hormônios femininos.
Elas podem ainda ser causadas por um quadro bem mais complexo e pouco diagnosticado: as varizes pélvicas. Não vou me alongar muito sobre esse assunto. Já tem artigo sobre esse tema que você pode conferir aqui.
Essa região lateral das coxas ainda tem mais um detalhe interessante. Nessa área está localizada a chamada REDE VENOSA DE ALBANESE. O que é isso?
É uma rede venosa abaixo da pele que tem sua formação ainda na nossa vida embrionária, quando estamos em formação na barriga das nossas mamães.
Eu não vou explorar muito isso por que é extremamente complexo e o mais importante pra nós é saber que existe essa rede de vasos que é culpada pela maior quantidade de varizes nessa região.
Qual é o tratamento para varizes nas coxas?
Os tratamentos das varizes vão variar muito pouco tendo como base a região das pernas afetada. Claro que todo tratamento tem detalhes e cuidados que só o seu médico vascular conhece, mas de modo geral um outro fator além da localização é mais importante para definir o melhor tratamento.
O principal fator decisivo para a decisão entre um ou outro tratamento continua obedecendo especialmente o tipo e tamanho das varizes que serão tratadas. Varizes mais grossas e dilatadas geralmente tem tratamento diferente de vasinhos e veias nutridoras.
O tratamento passa pela identificação e tratamento primeiro da causa, como uma safena doente ou veias nutridoras, por exemplo.
O tratamento quase sempre é possível com técnicas modernas e não invasivas, sem necessidade de cirurgia ou repouso, como o uso do laser transdérmico e a escleroterapia, ou a espuma densa, por exemplo.
Não vou me aprofundar muito nos tratamentos em si. Eu escrevi materiais bem completos onde falo mais sobre cada um deles e vou deixar pra você conferir aqui abaixo. Neles você vai entender para quais tipos de vasos cada um é mais indicado.
– Ebook A combinação do LASER e ESCLEROTERAPIA para tratamento de Varizes
– Ebook Tudo sobre o tratamento de ESPUMA que dispensa cirurgia
Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e viva plenamente.
E lembra: ESSA VIDA SEM VARIZES EXISTE!
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
O [bom] Tratamento de Varizes É CARO??maio 7, 2024/
-
Você agendaria um médico que achou na internet?maio 29, 2022/
-
Escleroterapia com Ozônio funciona?ago 28, 2022/