Tratamento de Varizes em Pele Negra
Manchas, Particularidades dos tratamentos e o que mais você precisa saber
Filipe Damasceno // 15 de Setembro de 2021
Olá. Tudo bem com você? Muitas mulheres com pele morena ou negra acabam adiando o sonho de um tratamento de varizes pelo receio de marcas permanentes e manchas na pele.
Eu venho hoje pra desmistificar muitas lendas que são faladas sobre o tratamento de varizes e vasinhos nas pessoas de pele negra.
Vamos também falar sobre os tratamentos possíveis, algumas particularidades desses tratamentos na pele negra e o que nós fazemos pra reduzir os riscos de efeitos indesejados nesses casos. Vamos lá?
Por que existe o risco de mancha na pele negra?
A pele negra é rica no pigmento melanina, que dá a cor à pele. Alguns tratamentos tem uma afinidade maior, nem que parcial, pela melanina.
O que isso quer dizer? Que alguns tratamentos, mesmo que esse não seja o objetivo, acabam agindo na melanina também. A melanina então sofre alteração em sua estrutura. Isso é o que causa o risco de manchas escuras após algum tratamento. Como a pele morena e negra tem mais melanina, maior o risco.
Isso acontece não somente com tratamentos de varizes, mas com qualquer estímulo ou agressão na pele, como cortes e até picadas de insetos.
Em alguns tratamentos como a escleroterapia, acontece ainda depósito de hemossiderina, uma substância derivada de um dos componentes do sangue. O sangue que fica “parado” pelo tratamento pode liberar esse pigmento e causar manchas também.
Quem tem pele negra pode fazer qualquer tratamento?
Em teoria, não há contraindicação à qualquer tratamento apenas pelo fato de ter pele negra.
Vou deixar aqui abaixo links pra você conhecer cada um dos tratamentos que realizamos aqui na clínica:
– Tratamento combinado: Laser + Escleroterapia
– Tratamento com Espuma (escleroterapia com espuma)
Todos os tratamentos tem um percentual de risco de causar manchas, independente da cor da pele. Porém, em um deles esse risco é mais expressivo. Estamos falando do tratamento de ESPUMA.
A realização do tratamento de espuma pode ser feita em praticamente qualquer pessoa. A contraindicação mais importante de qualquer tratamento é a alergia ao produto que vai ser usado.
Existem cuidados e técnicas para evitar ou pelo menos reduzir ao mínimo o risco de manchas após um tratamento.
No entanto, é importante saber que o risco de manchas nesse tratamento gira em torno de 10 a 30% dos casos, independente do tom de pele. Esses índices podem ser desestimulantes para quem busca tratamento apenas pela questão estética.
Uma excelente opção de tratamento nesses casos é o Laser transdérmico, mesmo que não seja adequado para tratar qualquer tipo de vaso.
O Laser transdérmico ideal para o tratamento de varizes é o ND:Yag 1064. Você não precisa saber esses detalhes complicados. Basta entender que ele é otimizado para tratar varizes e vasinhos. É um pouco diferente do laser usado pra outros tratamentos como depilação e tratamentos dermatológicos.
Já o Laser transdérmico para varizes tem afinidade pela hemoglobina que é parte de um dos componentes do sangue e não pelo pigmento melanina.
Logo, age mais no sangue do que na pele. Por isso é o laser ideal para tratar vasinhos e varizes das pernas. Também é ideal para aplicação na pele negra.
O que pode ser feito para reduzir efeitos indesejados em tratamentos em pele negra
Existem algumas coisas que o médico vascular pode fazer no sentido de diminuir o risco de manchas.
Mas nem tudo está nas mãos do seu médico. Você também pode se ajudar com alguns cuidados simples.
É importante usar filtro solar na região das pernas ou a que será tratada por pelo menos 15 dias antes do procedimento. Isso para que não haja a ativação da melanina, tudo que a gente não quer.
Após o procedimento, também é importante evitar exposição ao sol, usar filtro solar e hidratar bem a pele.
Em casos com grande chance de formação de manchas, o uso de meias de compressão também reduz consideravelmente o risco. Quanto mais tempo forem usadas, melhores os resultados. Então, se seu médico achar que é melhor você usar… paciência.
Tem um artigo que vai te ajudar a se adaptar ao uso das meias de compressão. Clica AQUI pra conferir.
Com relação ao procedimento em si, nenhum tratamento segue uma receita de bolo. Somente o médico vascular tem treinamento para adequar o tratamento ao paciente, considerando o tipo de veias, o tipo de pele etc.
Em peles mais morenas ou negras ele irá usar concentrações menores do medicamento, além de conhecer a quantidade certa do medicamento, a pressão na injeção e outros fatores para extrair o melhor resultado do tratamento.
No caso do Laser, também é possível ajustar os parâmetros e a potência para que ele possa ser usado com segurança e causar menos agressão em pessoas de pele negra.
Tratei e fiquei com manchas na pele. Ainda é possível fazer alguma coisa?
Tudo estava indo bem após seu tratamento mas… alguns dias depois você percebeu que ficou aquela listra escura no trajeto do vaso. Agora o jeito vai ser conviver com aquela marca? Acabou? Já era? Game over?
Claro que não! Nem tudo está perdido. Algumas coisinhas que ainda podem ser feitas:
Em casos que o seu médico identificar que ficou algum sangue “parado” no vaso tratado ele pode optar por realiza drenagem do vaso.
A drenagem é a retirada do sangue que fica “parado” no vaso tratado sob anestesia local. Drenagens precoces devem ser realizadas nos dias seguintes ao tratamento quando for necessário, para evitar o acúmulo de pigmentos e risco de mancha.
A boa notícia (pra variar) é que essas manchas tendem a sumir com o passar do tempo, sem necessidade de cremes ou medicamentos.
Geralmente 80% das manchas somem totalmente dentro de 6 meses a 2 anos.
Existem ainda alguns cremes clareadores que podem ser utilizados para acelerar esse tempo. Afinal, ninguém quer esperar tanto tempo pra mancha sair sozinha. Claro que esses cremes devem ser usados com orientação médica pois geralmente contém ácidos.
Casos mais resistentes podem ser tratados também com laser ou luz pulsada específicos para manchas. O acompanhamento com dermatologista pode ser necessário nesses casos.
Viu? Não se desespere! Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e seus sintomas e viva plenamente com belas pernas.
Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
ANTES e DEPOIS #03nov 10, 2024/
-
Esqueça tratar varizes por SESSÕESjan 15, 2023/